segunda-feira, 22 de abril de 2013
Atividades sobre pronomes (exercícios) 6º ano
Leia o poema a seguir, de Carlos Queiroz Telles, e responda às questões de 1 a 3.
Recado
Vocês podem me falar.
Vocês podem me explicar.
Vocês podem me ensinar.
Vocês podem me pedir.
Vocês podem me exigir.
Vocês podem me ordenar.
Vocês podem me forçar.
Vocês podem me obrigar
a fazer o que eu não quero.
Só não venham, por favor,
me dizer o que eu quero!
(Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990. p. 37.)
1. Todo o poema é construído a partir de uma relação de oposição entre os interlocutores, identificados por pronomes.
a) Que pronome identifica o locutário?
b) Que pronomes identificam o locutor?
c) Classifique-os.
2. O poema se intitula “Recado”.
a) Quem você acha que pode ser o locutor desse “recado”? Por quê?
b) E quem poderia ser o locutário?
3. Observe, a seguir, os dois grupos de palavras que finalizam os versos do poema na primeira estrofe. Se necessário, consulte o dicionário para perceber a diferença de sentido entre elas.
Grupo 1 Grupo 2
falar exigir
explicar ordenar
ensinar forçar
pedir obrigar
Essas palavras representam os esforços feitos pelos outros para que o locutor faça aquilo que não quer.
a) Leia na vertical as palavras dos dois grupos. Em seguida, compare a primeira palavra de cada grupo com a última palavra. Nota-se que, de uma palavra para outra, vai ocorrendo uma mudança. Esse tipo de alteração corresponde a qual das ideias abaixo? oposição gradação exclusão
b) Compare as palavras do primeiro grupo com as palavras do segundo grupo. Em qual deles se nota maior imposição de ideias?
# RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário