Leia o poema a seguir, de Carlos Queiroz Telles, e responda às questões de 1 a 3.
Recado
Vocês podem me falar.
Vocês podem me ensinar.
Vocês podem me pedir.
Vocês podem me exigir.
Vocês podem me ordenar.
Vocês podem me forçar.
Vocês podem me obrigar
a fazer o que eu não quero.
Só não venham, por favor,
me dizer o que eu quero!
(Sonhos, grilos e paixões. São Paulo: Moderna, 1990. p. 37.)
1. Todo o poema é construído a partir de uma relação de oposição entre os interlocutores, identificados por pronomes.
a) Que pronome identifica o locutário?
b) Que pronomes identificam o locutor?
c) Classifique-os.
2. O poema se intitula “Recado”.
a) Quem você acha que pode ser o locutor desse “recado”? Por quê?
b) E quem poderia ser o locutário?
3. Observe, a seguir, os dois grupos de palavras que finalizam os versos do poema na primeira estrofe. Se necessário, consulte o dicionário para perceber a diferença de sentido entre elas.
Grupo 1 Grupo 2
falar exigir
explicar ordenar
ensinar forçar
pedir obrigar
Essas palavras representam os esforços feitos pelos outros para que o locutor faça aquilo que não quer.
a) Leia na vertical as palavras dos dois grupos. Em seguida, compare a primeira palavra de cada grupo com a última palavra. Nota-se que, de uma palavra para outra, vai ocorrendo uma mudança. Esse tipo de alteração corresponde a qual das ideias abaixo? oposição gradação exclusão
b) Compare as palavras do primeiro grupo com as palavras do segundo grupo. Em qual deles se nota maior imposição de ideias?
# RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário