quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Atividade com o texto "Bilhete do Futuro", de Affonso Romano de Sant´Anna



Leia o texto "Bilhete ao futuro", de Affonso Romano de Sant´Anna:

Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (...)

# Exercícios:
1) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:
a)   defende um tema.
b)   tenta ludibriar o leitor.
c)   faz o registro do dia-a-dia.
d)   conta uma história antiga.
e)   exalta as belezas do país amado.

2) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a)   à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b)   à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c)   ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d)   à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.

3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a)   incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b)   incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c)   incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d)   incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e)   incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.

4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.

5) A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a)   “O futuro e o presente só interessam ao passado.”
b)   “O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c)   “O presente é hoje e não é necessário preocupação com o futuro.”
d)   “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e)   “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”

6) As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a)   belezas e possibilidades
b)   esperanças e perplexidades
c)   angústias e esperanças
d)   realizações e lembranças
e)   frustrações e melancolias

7) O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:
a)   Ilustríssimo Senhor
b)   Vossa Magnificência
c)   Excelentíssimo Senhor
d)   Vossa Senhoria
e)   Vossa Excelência

8) As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a)  explicação
b)  contrariedade
c)  adversidade
d)  enumeração
e)  oposição

9) Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim conhecido por:
a)   apresentar obesidade descontrolada
b)   possuir seríssimos  problemas de saúde
c)   ser extremamente romântico
d)   isolar-se socialmente
e)   ser dependente de medicamentos

10) O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a)  mensagem
b)  hipocondria
c)   esperança
d)  intenção
e)  ideia

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: http://escritaemacao.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito: Atividade a partir do texto "Escola é lugar de celular?"

# Respostas:
1. A presença do celular no recreio e na sala de aula perturba tanto a aquisição dessas habilidades sociais, executivas e interpessoais, quanto o aprendizado das matérias formais.

2.  Que a escola é o espaço público primordial do estudante, onde ele adquire habilidades importantíssimas, como autoconhecimento, empatia, capacidade de comunicação, colaboração, solução de problemas, foco e persistência, leitura e interpretação de textos longos, além de contato com artes, esportes e muito mais.

3. A exceção seria o uso da tecnologia como uma ferramenta de ensino, inclusive para debater com os alunos justamente sobre as vantagens e os riscos do uso da internet móvel e das redes.

4. Fake news, golpes, privacidade, intolerância e preconceito, doutrinação e outros perigos. Histórias de bullying, tristeza exacerbada, automutilação e depressão.

5. Autoridades de educação, gestores, especialistas, escolas, famílias.

6. Precisamos com urgência de políticas públicas, campanhas informativas e educação de crianças, adolescentes e adultos. 

domingo, 10 de novembro de 2013

Atividade de análise da música "Inútil", Ultraje à Rigor


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Inútil", da banda Ultraje à Rigor

Leia a música "Inútil", da banda Ultraje à Rigor:

"Inútil"
A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente...

"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!

A gente faz carro
E não sabe guiar
A gente faz trilho
E não tem trem prá botar
A gente faz filho
E não consegue criar
A gente pede grana
E não consegue pagar...

"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!

A gente faz música
E não consegue gravar
A gente escreve livro
E não consegue publicar
A gente escreve peça
E não consegue encenar
A gente joga bola
E não consegue ganhar...

"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
Inú! inú! inú...

# Exercícios:
1. A letra da música está correta, gramaticalmente falando? Explique.

2. Quais seriam as razões para a letra possuir tais "alterações" em relação ao emprego da língua?

3. Quais problemas enfrentados no Brasil são denunciados na letra? Explique.

4. Reflita sobre os versos: "A gente não sabemos / Escolher presidente / A gente não sabemos / Tomar conta da gente". Qual a relação desses versos com a Ditadura Militar?

5. Na sua opinião, o conteúdo da letra dessa música pode ser, de alguma forma, comparado com o momento atual da política brasileira? Explique sua resposta.

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Atividade de análise da música "Família", dos Titãs


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Família", da banda Titãs

Leia a música "Família", da banda Titãs:

Família


Família! Família!
Papai, mamãe, titia Família!
Família! Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família!Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah!

Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...

Família êh! Família ah! Família!

# Exercícios:
1. Circule de vermelho, na música, as palavras que rimam com família: titia, dia, mania.

2. Circule de azul, na música, as palavras terminadas com ão: não, pão, tostão, plantão, televisão, ladrão, portão.

3. Circule de amarelo a palavra família e conte quantas vezes ela é repetida, na música: 33 vezes.

4. Responda:
a)      Quantas palavras terminadas com ão você encontrou? Sete palavras.
b)      Qual dessas palavras possui mais sílabas e quantas sílabas ela possui? Televisão, possui  4 sílabas.

5. No verso “O choro do nenêm é estridente”, o autor quis dizer que:
(    ) O nenêm chora pouco.
(    ) O choro incomoda a mamãe.
(    ) O choro é alto e fino.
(    ) O choro é porque ele está doente.

6. A  expressão “Precisa descolar um ganha pão”, é uma linguagem utilizada em:
(    ) Livros escolares.
(    ) Conversas com amigos.
(    ) Receitas de remédio.
(    ) Contos de fadas.

7. O tema da música é:
(    ) A família almoça junto todo dia
(    ) O dia a dia de uma família.
(    ) A mãe morre de medo de barata.
(    ) O pai morre de medo de ladrão.      

8. Fazem parte da música, exceto:
(    ) vovó, vovô              
(    ) papai, mamãe
(    ) titia, sobrinha        
(    ) netinho, priminha

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Atividade de análise da música "Balada do louco", dos Mutantes (Rita Lee)


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Balada do louco", da banda Mutantes

Leia a música "Balada do Louco", da banda Mutantes

Balada do louco

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
REFRÃO
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

# Exercícios:
1. Por que o eu-lírico afirma que é feliz?

2. O eu-lírico se considera “louco”? Justifique sua resposta com passagens do texto.

3. O texto foi construído a partir de idéias contrárias. Esse recurso possibilitou ao autor colocar em destaque duas perspectivas: louco versus normal. Identifique essas idéias presentes no texto.

4. Comente esta passagem do texto:
“Dizem que sou louco
Por pensar assim”

5. Na sua opinião, o que é pensar como louco?

6. Uma pessoa pode considerar-se louca e feliz ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.

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