terça-feira, 13 de setembro de 2022

Atividade sobre "estrangeirismo" a partir de uma crônica esportiva de Sandro Moreyra


Leia a crônica esportiva do jornalista Sandro Moreyra:

Histórias 

De passagem pelo Rio em viagem de treinamento, um grupo de marinheiros ingleses resolveu ir ao Maracană na tarde em que se jogava o sempre agitado clássico Vasco e Flamengo. Com seus uniformes brancos aboletaram-se nas arquibancadas, maravilhados com o espetáculo do estádio repleto, barulhento e embandeirado.

Eram doze e se colocaram do lado esquerdo das tribunas, onde se aloja a torcida rubro-negra. Essa, desconfiada, sem saber a procedência daquela marujada, não parecia muito satisfeita.

"Marinheiro deve ser Vasco" - disse um. - "Vasco foi Almirante e eles são ligados a coisas do mar".

Mas inicia-se o jogo e logo os ingleses interessados começam a torcer: "Foul" berravam em coro, depois de uma entrada violenta em Bebeto. E pouco depois outro grito unânime: "Hands! hands!" Gritaram também "corner" e "off-side".

De repente, Nunes entra pela área vascaína e leva um rapa, caindo. A galera rubro-negra levanta-se, num impulso só, a reclamar pênalti e junto com ela os doze ingleses, mãos em concha na boca, gritando ao mesmo tempo: "penalty, penalty!"

Foi quando um humilde torcedor, bandeira na mão, fitinha na testa, vira-se para o parceiro ao lado e diz surpreso: "Ué, eles falam a nossa língua!" (Fonte: Jornal do Brasil)

# Questões:
1. No texto, a torcida do Flamengo se mostrou desconfiada com a presença de 12 marinheiros ingleses na arquibancada do Maracanã. Que justificativa foi usada para sustentar essa desconfiança?

2. Sobre as palavras gritadas pelos marinheiros ingleses:
a) Transcreva-as.

b) Qual o significado em português de cada uma delas?

3. Qual foi a grande surpresa após o jogador Nunes ser derrubado dentro da área pela defesa do Vasco?

4. Sobre a fala do humilde torcedor no último parágrafo:
a) Qual foi a conclusão dele?

b) A conclusão dele corresponde à realidade? Explique sua resposta.

5. Identifique no texto as seguintes orações adverbiais:
a) adição

b) oposição

c) tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário