Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
# Questões:
1. Sobre o início da conversa ao telefone pelos interlocutores:
a) Qual variedade linguística foi adotada a princípio?
b) Por que foi usada tal variedade?
2. A descoberta de uma informação mudou de repente o nível de linguagem adotado? Que informação foi essa?
3. Sobre a variedade que se passou a usar após a informação revelada:
a) Qual foi essa variedade?
b) Transcreva todos os exemplos dessa variedade?
c) Levante hipóteses: por que se passou a adotar tal variedade?
4. Qual a conclusão que se pode ter sobre como podemos usar as variedades padrão e não padrão da língua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário