segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Atividade sobre marcas de impessoalidade em textos dissertativos


Você já ouviu falar em impessoalização da linguagem?

Um texto para ser considerado impessoal deve ser escrito na terceira pessoa. Evitando assim, termos em primeira pessoa.

"Eu acho que a violência não leva a nada." (pessoal)
"Pode-se dizer que a violência não leva a nada." (impessoal)

Questão:
1. Elabore frases usando apenas os marcadores de impessoalidade:
a) É preciso... / Na minha opinião, é preciso...

b) É essencial... / Eu acho essencial

c) Eu concluo que... / Concluímos que...

d) Acredita-se que... / Eu acredito...

e) Afirmo que... / Pode-se afirmar que...

f) Digo que... / É possível dizer que...

2. Elabore uma redação dissertativa sobre "a importância da conclusão do Ensino Médio para os jovens estudantes". Para isso, empregue uma linguagem impessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário