sábado, 1 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividades sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano


 # Respostas:
1.
a)   Que ela era “a maioral”, uma deusa, isto é, que era uma mulher superior.

b)   Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente que ele não a merecia.

c)   A maldade dessa gente.

2. 
a)   No grupo I: Foi: a morena, sujeito simples; Resolveu: ela, sujeito simples.
b)   No grupo II: Quis: eu, sujeito simples.
c)   No grupo III: Falaram, disseram, endureceram, fizeram: sujeito indeterminado.

3. 
b)   Como o sujeito é indeterminado pelo emprego da 3ª pessoa do plural, cria-se uma noção vaga a respeito de quem teria influenciado a morena com ideias negativas sobre o eu lírico.
c)   A indeterminação do sujeito, nesse texto, generaliza a referência àqueles que fizeram comentários negativos sobre o eu lírico; ou seja, podem ser muitos, pode ser uma única pessoa, ele não sabe.

4. 
a) Refere-se às pessoas que fizeram intrigas contra o eu lírico.

b)  Particulariza e generaliza ao mesmo tempo, pois na visão do eu lírico tanto ele quanto os demais homens têm dificuldades para encontrar a mulher ideal.

5.       A fofoca, o diz-que-diz dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário