quarta-feira, 3 de junho de 2020
Atividade de português sobre termos acessórios
1. Nas orações abaixo, alguns termos estão destacados. Marque (1) para adjunto adnominal, (2) para adjunto adverbial e (3) para aposto.
a) Pelé, o rei do futebol, é muito querido no mundo inteiro.
b) Falou calmamente com o filho.
c) A casa antiga foi alugada.
d) A mãe esperava o filho ansiosamente.
e) A garota da escola é bonita.
f) A escola, lugar fundamental na sociedade, tem que ser valorizada.
2. Vimos que o adjunto adverbial tem a função de indicar situações, modo e outras noções. Preencha as lacunas com palavras que indiquem as circunstâncias. Faça como no modelo abaixo.
Modelo: Andei tranquilamente pelo bairro.
Consegui fazer todo o trabalho perfeitamente.
a) Tratamos o menino adequadamente/carinhosamente/amorosamente.
b) A professora falou energicamente/ carinhosamente com todos os alunos.
c) O rapaz agiu delicadamente/atenciosamente com a namorada.
d) A criança falou demoradamente/amigavelmente.
e) O adolescente dançou animadamente.
3. Vimos que o adjunto adnominal tem a função de acrescentar informações sobre os nomes aos quais se refere. Preencha as lacunas com palavras que indiquem ideias acessórias. Faça como no modelo:
Modelo: A casa nova é muito bonita.
O espetáculo de dança foi cancelado.
a) O professor aposentado/de biologia/de química foi homenageado.
b) A criança levada/doente não foi embora.
c) Outros vizinhos indignados/revoltados participaram da reunião/do debate.
d) Pegaram as coisas erradas.
Leia agora outro trecho da peça “Confissões de Diego”, de Betho Ragusa para responder às questões 4 e 5.
― Sabe, não sei vocês, mas eu amo viver. “Que coisa mais banal” pensam alguns. Outros resolvem aproveitar a vida usando drogas, fumando, bebendo, sendo que eu em perfeita sanidade posso aproveitar a vida muito bem. Sou feliz no meu jeito careta de ser, certas coisas que a vida oferece são essenciais, para a busca da felicidade, não que eu saiba onde a felicidade esteja, mas aproveitando a vida com responsabilidade te deixa bem próximo a ela. Nada acontece duas vezes da mesma maneira, então se apreciarem com verdade, olharão pra trás e se sentirão realizados. É como quando a minha mãe faz geladinho e coloca no freezer, quando eu abro aquele cheiro me lembra infância, que me lembra brincadeira, muito longe da época que está chegando agora, a responsabilidade chegando, a espinha que se nega a sumir do rosto. Mas agora já era...
4. No trecho, “Sou feliz no meu jeito careta de ser”, a palavra destacada na fala da personagem não prejudicaria o sentido se fosse retirada, mas sua presença acrescenta uma característica. Reescreva a fala, substituído essa característica por outra.
5. Nas peças teatrais, as rubricas têm o papel de dar aos atores indicações sobre suas posturas, suas falas e, ainda, de indicar ao público como as coisas acontecerão na cena. Considerando a situação exposta na peça, reescreva o trecho final do fragmento “Mas agora já era”, acrescentando uma rubrica adequada.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário