Leia o texto abaixo.
Botânica
BOTÂNICA – s. f. (do gr. botanikê, de botáné, planta.) Estudo
científico dos vegetais. Adj. Relativo às plantas, ao reino vegetal, à
botânica. Histórico. A etnobotânica encerra a origem da botânica, que foi
praticada por todos os povos e consiste em conhecer e denominar plantas
inteiras, partes de plantas (folhas, frutos, grãos) ou os produtos vegetais
suscetíveis de serem usados como remédios, venenos, alimentos, bebidas e em
magia. O grego Teofrastos, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro a propor
uma classificação “desinteressada” das plantas, opondo monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Foi somente no séc. XIV que o afluxo de plantas novas, chegadas das Américas,
estimulou o esforço de classificação botânica (Césalpin, Bauhin). No séc. XVIII,
Lineu definiu numerosas espécies, porém classificou-as mal, enquanto os Jussieu
delimitaram as grandes famílias. Enfim, no séc. XIX, P. de Candolle definiu as
classes e as ramificações. A anatomia e fisiologia vegetais são as mais
recentes: no séc. XVIII, Grew descreveu a reprodução por estames e pistilos. Haller
estabeleceu a circulação da seiva em 1727; Ingen-Hoousz definiu a liberação de
oxigênio por parte das plantas iluminadas em 1779; Thuert descreveu a fecundação
das algas em 1854; Navachine determinou a dupla fecundação das angiospermas em
1898. No séc. XX, chegamos a bom conhecimento da fotossíntese (ciclo de Calvin),
das auxinas ou substâncias de crescimento (Went), da simbiose (Noel Bernard) e
das leis da florescência (fotoperiodicidade). A botânica atingiu o estágio de experiência
em grande escala com os fitótrons (Pasadena, nos EUA; Gif-sur-Yvette, na
França).
Grande enciclopédia
Larousse. São Paulo: Nova Cultural, 1998, vol.4, p. 341.
1. Esse texto é um exemplo de
A) um relatório.
B) um verbete.
C) uma biografia.
D) uma notícia.
4. No trecho “… classificou-as mal, enquanto...” ( . 10), a palavra destacada refere-se a
2. De acordo com esse texto, a fotoperiodicidade relaciona-se, diretamente, com
A) conhecimento da fotossíntese.
B) estágio de experiência.
C) leis da florescência.
D) substâncias de crescimento.
3. Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?
A) Dar uma notícia.
B) Expor um saber.
C) Localizar um endereço.
D) Relatar uma experiência.
4. No trecho “… classificou-as mal, enquanto...” ( . 10), a palavra destacada refere-se a
A) bebidas.
B) plantas.
C) espécies.
D) famílias.
5. No trecho “… ou os produtos
vegetais suscetíveis de serem usados como remédios,...” ( . 5), a
palavra
destacada significa
A) conhecidos.
B) impedidos.
C) possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário