Primeiro dia de aula foi mais para conhecer as turmas e falar um pouco sobre a metodologia do professor durante o ano letivo.
Foi realizada uma dinâmica de apresentação dos alunos em que eles tiveram que fazer 5 desenhos que ilustrassem atividades que gostam de fazer no dia a dia deles. Aproveitei para falar sobre os gêneros discursivos, isto é, as diferentes formas sociais de nos comunicarmos com o outro por meio de textos, para que pudessem acrescentá-los aos desenhos.
Ao final da aula, foram apresentados os desenhos (foto) dos estudantes, os quais desenharam os seguintes gêneros textuais que fazem parte do cotidiano deles: música, textos literários, e-mail, torpedo, poesia, filme, novela, reportagens de revistas e jornais, etc.
# Aula inaugural
O que são gêneros textuais?
São as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos que nos deparamos no dia a dia, seja escrita ou falada.
Alguns exemplos:
carta, bilhete, mensagem virtual, piada, receita, bula de remédio, relato de viagem, diário, música, poesia, conto, fábula, lenda, teatro, filme, novela, história em quadrinhos, tirinha, notícia, reportagem, entrevista, propaganda.
# Para conhecermos um pouco sobre você, elabore 10 desenhos que ilustram o seu dia a dia: 5 gêneros textuais e 5 outras atividades (dormir, comer, praticar esporte, atividade cultural, etc).
Exemplo:
A - Artigo de opinião, abaixo-assinado, atestado
B - Boletim, bula, bilhete
C - Cartum, conto, charge, currículo, carta
D - Diário, diploma,
E - e-mail, entrevista
F - Fábula, filme, folheto
G - Gráfico, Guia
H - História em quadrinhos
I - Infográfico, Instrução
J - Justificativa
K -
L - lendas, lista de compras
M - Música, memorando
N - Novela, notícia
O - Ofício, Outdoors
P - poesia, piada, propaganda
Q - Quadrinhos
R - romance, reportagem, relatório
S - sms, série
T - teatro
U -
V - verbete de dicionário
X -
Y -
W - whatsapp*
Z - zap*
Bem interessante, para "reaquecer".
ResponderExcluirVou fazer com meus alunos📚📝
Ótima sugestão! Vou fazer com meus alunos. Será bom para " reaquecer"📚📝
ResponderExcluir