quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aula sobre coerência



Leia o texto a seguir e responda às questões propostas:

“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA, 2003).

Exercícios:
Exercícios:
1. O  texto acima é coerente, ou seja, tem sentido?

2. O autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita? Justifique sua resposta com elementos do texto.

3. O texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) três pronomes que retomam um termo anterior.

b) uma conjunção que indica adição.

c) uma conjunção que indica oposição.

4. Quais são os problemas que você encontrou no texto? Enumere sete desses problemas.

5. O texto em estudo foi produzido numa situação escolar. Levando em conta os tipos de incoerência do texto, responda: A que causas podemos atribuir algumas dessas incoerências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário