segunda-feira, 25 de março de 2013

Aula sobre gênero textual Relatório - atividades



Leia o texto a seguir, um relatório escrito por uma estudante do ensino fundamental sobre uma atividade na aula de física:

Relatório

   Para encerrar o curso de Física que contou com aulas práticas e teóricas sobre Cinemática, analisei o movimento efetuado por um tatuzinho de jardim em um tubo de 35 cm, seguindo um roteiro previamente estabelecido.
   Antes de iniciar a análise, levantei a seguinte hipótese: o tatuzinho deverá percorrer rapidamente o tubo e sair do outro lado, efetuando um movimento uniforme.
   Em seguida, reuni o material necessário: um tatu de jardim, um tubo transparente de 35 cm, um cronômetro e fita adesiva.
   Fixei, com fita adesiva, o tubo transparente em uma mesa, em linha reta. É importante lembrar que o uso do tubo facilita a observação do movimento. O tubo foi dividido de 5 em 5 cm.
   Coloquei o tatuzinho no início do tubo, acionei o cronômetro e anotei o tempo em que ele passou por cada um dos espaços marcados, conforme mostra a tabela a seguir.



   Analisando o gráfico obtido, observei que o movimento do tatuzinho no tubo não confirmou a hipótese levantada inicialmente, pois o tatuzinho não manteve uma velocidade constante durante seu movimento no tubo.
(Juliana S. Z. - 8º ano do Ensino Fundamental)

Exercícios:
1. Para realizar a atividade, a aluna se serviu de alguns conhecimentos científicos relacionados a uma área específica da ciência.
a) Qual é essa área?
b) Que abreviaturas, palavras ou expressões do texto confirmam sua resposta anterior?

2. O relatório da estudante pode ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em que parágrafo do texto se localiza:
a) a introdução
b) a conclusão

3. O que a aluna descreveu no 3º, 4º e 5º parágrafos?

4. Para descrever o movimento do tatuzinho no tubo, a aluna utilizou um gráfico.
a) O que o gráfico contém?
b) Para que ele serve?

5. No último parágrafo do texto, a aluna expõe a conclusão a que chegou depois de realizado o experimento. A conclusão confirma a hipótese inicial?

6. Observe a linguagem empregada no texto.
a) De que variedade linguística a aluna faz uso? Culta e formal; culta e informal ou popular e coloquial?
b) Um texto de caráter científico, que busca precisão de informações, costuma ser impessoal. No caso do texto em estudo, a linguagem empregada é pessoal ou impessoal? Justifique sua resposta.

# RESPOSTA (GABARITO).

Um comentário:

  1. prof. boa tarde

    Adorei suas sugestões, são bastante interessantes e criativas, adoraria trabalhar dessa maneira com meus alunos,mas sou caloura na profissão e gostaria muito de obter os gabaritos para ter maior segurança ao ministrar as aulas, pois ainda sinto um pouco de dificuldade, o que é normal em toda profissão não é mesmo? Gostaria muito de receber os gabaritos das questões. Obrigada. Lara din

    ResponderExcluir