quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Atividade sobre sentido denotativo e sentido conotativo


Observe o texto abaixo:

O Cavalo no Poço
Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O fazendeiro foi rapidamente ao local do acidente e avaliou a situação, certificando-se de que o animal não se machucara. Porém, pela dificuldade e o alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.
Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo. E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.
Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando que o cavalo fosse subindo. Logo, os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguiu sair.
Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao dono da fazenda.
Moral da História: Se você estiver “lá embaixo”, sentindo-se pouco valorizado e os outros jogarem sobre você a terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio, lembre-se desse cavalo. Não aceite a terra que cai sobre você. Sacuda-a e suba sobre ela. Quanto mais terra, mais você vai subindo, subindo, subindo e aprendendo a sair do poço.

Disponível em: <http://mileumlivros.wordpress.com/2010/07/27/cultura/>. Acesso em: 04 set. 2013.

# Exercícios: 
1) Conforme você pode perceber, algumas palavras são repetidas no decorrer do texto, mas usadas com sentidos diferentes. Retire do texto uma frase em que sejam usadas as palavras abaixo em sentido denotativo e outra em que essas mesmas palavras sejam usadas em sentido conotativo:
a) Poço:
Sentido denotativo –
Sentido conotativo –

b) Terra:
Sentido denotativo –
Sentido conotativo –

2) Explique o significado das palavras sublinhadas nas frases abaixo, que foram retiradas do texto lido:
a) “Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda”.

b) “À medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando que o cavalo fosse subindo”.

3) Segundo o texto, o fazendeiro não tinha uma situação econômica muito boa e estava com dificuldades.
a) Por que o fazendeiro decidiu não salvar um de seus cavalos?

b) Qual a solução encontrada por ele para resolver o problema do cavalo que caíra no poço?

c) Como o cavalo se comportou diante de tal solução?

d) Qual é a principal lição que devemos tirar dessa breve história?

# RESPOSTAS (GABARITO)