quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Atividade: Entrevista com Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'



Leia uma entrevista feita com uma aluna de 13 anos, observe o tipo de pergunta, o tipo de resposta, em seguida responda as questões.

Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'

RIO — “Olha, a Isadora escreve bem, é articulada na internet, mas é muito, muito tímida para dar entrevistas”, adverte a mãe da jovem Isadora Faber, de 13 anos, antes de passar o computador conectado ao Skype para a filha. A produtora Mel Faber não tentava apenas protegê-la do assédio da imprensa. Depois que a jovem, inspirada numa blogueira escocesa de 9 anos, criou uma página no Facebook em agosto para denunciar as condições precárias da escola pública que frequenta, em Florianópolis, forçando a prefeitura a providenciar melhorias, a mãe também a prepara para
enfrentar as consequências do seu ato. O que significa, no mínimo, encarar muitas entrevistas.

Em pouco mais de dois meses, a página de Isadora já recebeu 322 mil curtidas. Sua iniciativa repercutiu em todo o país, levando outros estudantes a criarem páginas semelhantes. Até o jornal francês “Le Monde” elogiou a disposição da pequena Lisa Simpson catarinense. Mas este foi o lado bom da história. Isadora enfrentou críticas de muitos colegas de classe, pais e professores, que não aprovaram tanta exposição.Acusada de calúnia por uma professora, teve de prestar depoimento numa delegacia, acompanhada de seu pai. Tímida, sim, mas nada acuada, Isadora diz que ainda há
muito o que fazer.

O Globo: Depois de fazer a página no Facebook sozinha, conseguir que os reparos fossem feitos (maçanetas foram colocadas no banheiro, fiações recuperadas, bebedouros trocados e professores contratados), você ainda foi parar numa delegacia para se defender. Isso te desanima a continuar?
Tem muita gente que me apoia, diz que o que estou fazendo está certo, então vou seguir fazendo. O que mais quero é que outros alunos de escolas públicas também façam o mesmo para arrumarem suas escolas. Só porque é escola pública tem que ser ruim?

Como é na sala de aula? Seus colegas ficam com medo de você escrever tudo o que acontece na página?
Na minha sala, pelo menos, meus colegas me apoiam. É mais chato no recreio. Eu percebo que os alunos mais velhos ficam comentando...

O que ainda falta resolver na sua escola?
Eu acho que ainda dá para melhorar muito. Essa situação dos professores que faltam, principalmente.

Pensa em mudar de escola?
Não, quero continuar aqui.

A página “Diário de classe” mudou sua rotina como estudante?
Não. Sigo indo normal. Gosto mais das aulas de História, Geografia e Educação Física, menos das de Matemática. Continua tudo normal.

O que você faz nas horas vagas?
Eu tô sempre com alguns amigos, a gente sai pra passear com meu cachorrinho... Só tenho que separar um tempinho no dia para dar uma olhada na página (Isadora tenta responder a cada uma das centenas de mensagens que recebe por dia).

O que você vai ser quando crescer?
Eu gosto de denunciar os problemas, para tentar arrumar as coisas. Eu quero muito ser jornalista.
(...)

Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/isadora-faber-so-porque-escola-publica-tem-queser-ruim-6327388#ixzz2ix9nG4Pz

# Exercícios: 
1. Sobre os interlocutores da entrevista:
a) Quem é o entrevistado?
b) Quem é o entrevistador?

2. Sobre o título da entrevista, com que intenção a jornalista teria escolhido esse
título?

3. Entre o título e o início da entrevista há um texto. Qual o objetivo desse texto?

4. Sobre as perguntas feitas para a entrevista:
a) Demonstram ter sido previamente elaboradas para Isadora Faber?
b) Para que tipos de assuntos se direcionam?
c) São assuntos polêmicos? Justifique.

5. Sobre as perguntas do jornalista, foram fechadas ou abertas?

6. Qual a variedade linguística empregada na entrevista?