quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atividades sobre Pronomes (II)


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia esta tira, de Bill Watterson:

a) Quantas vezes são empregados pronomes possessivos no texto?
 b) No primeiro quadrinho, Calvin diz sua casa, e Susie, a amiga dele, diz minha casa. Nesse quadrinho, eles estão falando de casas diferentes?
 c) Por que, então, eles não empregam o mesmo pronome?
d) Destaque da tira um pronome de tratamento.
 e) Por que, no último quadrinho, é empregado o pronome demonstrativo isso, e não isto ou aquilo?

2. Leia esta piadinha:
Na rua:
— Senhor, seu filho me atirou uma pedra.
— Acertou na senhora?
— Não!
— Então não foi meu filho.

a) No texto são empregados dois pronomes de tratamento. Quais são eles?
 b) O que o uso desses pronomes revela quanto à maneira como as pessoas se tratam?

3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases:
a) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujos.
 b) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro.
 c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado.
 d) Muito prazer em conhecer você!
 e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
 f ) Joana não cumprimentou as colegas.
 g ) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.

4. Empregue adequadamente pronomes demonstrativos nas frases:
a) Por favor, pegue para mim ___ carteira que está aqui na minha bolsa.
b) Cuidado, ___ caneta está caindo do seu bolso.
 c) Está vendo ___ rapaz lá no alto da escada? É meu vizinho.
d) Má escovação causa inflamação na gengiva e ___ todos deviam saber.
 e) Será que ninguém ___ casa me entende?
 f ) ___ meu relógio vive parando.

# RESPOSTAS (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário