domingo, 10 de novembro de 2013

Atividade sobre a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré

Leia a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré:

Pra não dizer que não falei das flores

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2 x)

Pelos campos há fome
Em grandes plantações 
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão.. .

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição..

# Exercícios:
1. No texto predomina a linguagem figurada. Observe estes versos:
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão / E acreditam nas flores /Vencendo o canhão...

A metáfora, de maneira geral, é a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos. Transcreva do texto outros versos em que foram empregadas expressões no sentido metafórico.

2. Localize, nos primeiros versos, o protesto contra a desigualdade social e a desunião entre os homens.

3. Observe o refrão da música:
Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer...

a.Nesses versos há uma crítica a que tipo de pessoas?
b. A repetição desses versos reforça que ideia?

3. Pode-se dizer que a sociedade está resumida nos versos:
Nas escolas, nas ruas/ Campos, construções

Metonímia é uma figura de linguagem que consiste em usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua. Explique o emprego dessa figura nos versos acima.

4. Localize no texto os verso em que Vandré mostra que os problemas são muitos, mas o povo ainda caminha sem segurança.

5. Interprete os versos:
Ainda fazem da flor/ Seu mais forte refrão/E acreditam nas flores/Vencendo o canhão...

6. Localize no texto, versos que mostram que os soldados não sabem por que estão lutando.

7. Como você interpreta os versos seguintes:
Nos quartéis lhes ensinam/Uma antiga lição:/De morrer pela pátria/E viver sem razão

8. Observe estes versos:
Nas escolas, nas ruas/Campos, construções/Somos todos soldados/Armados ou não

Somos todos soldados para enfrentar que “guerra”? Explique.

9. Nos versos: A certeza na frente / A história na mão, Vandré:
( ) acredita que o povo tomará consciência de sua força e lutará para construir uma sociedade nova.
( ) acredita que o povo está consciente de sua participação na construção da História da pátria.

10. Aprendendo e ensinando / Uma nova lição...
Qual seria a nova lição?

11. Essa canção, foi composta no período da ditadura militar no Brasil em que a censura cerceou o direito à liberdade de expressão. Entretanto, usando das figuras de linguagem, isto é, dos recursos retóricos, Vandré consegue atingir o povo com a sua intenção, qual seja: despertar no povo a consciê nc ia de que é preciso lutar para construir um novo Brasil, justo e democrático. Comente.

  # Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...