sábado, 19 de outubro de 2013

Aula sobre o gênero textual "Regra de Jogo" - Adedanha



Leia o texto abaixo explicando a regra do jogo “Adedanha” ou “Stop!”:

“STOP!” ou “ADEDANHA”

Stop! ou "adedanha" é um jogo muito comum entre as pessoas, no qual desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc.

A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores e, depois, os participantes têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.

O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.

As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta, Legume e Verdura (FLV); Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); e ainda algumas como “Gosto de...” (um verbo); “Eu sou...” (um adjetivo); 

# Exercícios:
1. A que tipo de teto pode ser classificado a regra do jogo “Adedanha”? Narrativo, descritivo, disserativo ou instrucional?

2. Quais as características de uma regra de jogo?

3. Qual a finalidade de uma regra de jogo?

4. O texto acima esclarece bem a regra do jogo “Adedanha”? Justifique sua resposta.

5. Reúna-se com seus colegas e elabore um texto enumerando a regras de um outro jogo popular – “Jogo da forca”. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: