domingo, 28 de agosto de 2016

Atividade sobre o gênero textual tira em quadrinhos (tirinhas)



Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai, para responder as questões que seguem.
1. Cada quadrinho é um pedaço da história que continua no outro quadrinho. O conjunto de quadrinhos forma a tira em quadrinhos. Esse conjunto apresenta uma unidade de significado, é um todo organizado de sentido.
a) A tira em quadrinhos é um texto? Por quê?
b) Quantos personagens aparecem?
c) Há balões indicando a fala de algum personagem?
d) Há outras formas de linguagem verbal no texto? Quais?
e) Compare os 3 quadrinhos da tira. Qual é a diferença percebida na mudança do corpo do personagem em cada quadrinho?
f) Qual é a graça (surpresa) reservada no último quadrinho da tira?
g) Qual é o suporte textual indicado na fonte da tira?
h) A linguagem das palavras chama-se linguagem verbal. A linguagem do desenho é uma linguagem visual. Defina tira em quadrinhos, mostrando as linguagens de que ela é feita.

(Fonte: "Português: Linguagens". CEREJA e MAGALHÃES)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Atividade com propaganda do refrigerante Coca-Cola / Especial Natal (anúncio publicitário)


Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda especial de Natal abaixo, do refrigerante Coca-Cola, e responda:
# Exercícios:
1. O que a propaganda divulga?

2. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?

3. O que o texto verbal diz ao leitor?

4. O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?

5. A qual leitor se dirige o anúncio?

6. Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?

7. Por que o anúncio pode convencer o leitor?

8. Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de junho de 2016

Atividade sobre linguagem formal e informal com tirinha da Anésia


Leia o texto abaixo, da personagem Anésia:

1. Qual é o gênero textual desse texto?

2. Sobre o nível de linguagem utilizado pelo garoto vendedor:
a) Qual foi a linguagem utilizada?
b) Justifique sua resposta com palavras empregadas por ele.

3. Por que a Anésia desistiu de comprar o que o garoto vendia?

4. De acordo com a língua padrão, como o garoto deveria oferecer seu produto?

5. Na sua opinião, a propaganda é a alma do negócio?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de março de 2016

Atividade de charge (cartum) sobre o tema "combate à dengue"


Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pela charge?

2. Qual é o objetivo desta charge?

3. A “charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando a charge em questão, você considera eficiente o modo como o chargista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue?

5. Qual o nível de linguagem utilizado nesta charge?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "combate à dengue" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão
b) Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs). Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sugestão de Aula Inaugural de Língua Portuguesa - Gêneros Textuais



Primeiro dia de aula foi mais para conhecer as turmas e falar um pouco sobre a metodologia do professor durante o ano letivo.

Foi realizada uma dinâmica de apresentação dos alunos em que eles tiveram que fazer 5 desenhos que ilustrassem atividades que gostam de fazer no dia a dia deles. Aproveitei para falar sobre os gêneros discursivos, isto é, as diferentes formas sociais de nos comunicarmos com o outro por meio de textos, para que pudessem acrescentá-los aos desenhos.

Ao final da aula, foram apresentados os desenhos (foto) dos estudantes, os quais desenharam os seguintes gêneros textuais que fazem parte do cotidiano deles: música, textos literários, e-mail, torpedo, poesia, filme, novela, reportagens de revistas e jornais, etc. 

# Aula inaugural

O que são gêneros textuais?

São as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos que nos deparamos no dia a dia, seja escrita ou falada.

Alguns exemplos: 
carta, bilhete, mensagem virtual, piada, receita, bula de remédio, relato de viagem, diário, música, poesia, conto, fábula, lenda, teatro, filme, novela, história em quadrinhos, tirinha, notícia, reportagem, entrevista, propaganda.

# Para conhecermos um pouco sobre você, elabore 10 desenhos que ilustram o seu dia a dia: 5 gêneros textuais e 5 outras atividades (dormir, comer, praticar esporte, atividade cultural, etc). 

# Agora que você sabe reconhecer os gêneros textuais, monte um abecedário a partir da primeira letra dos gêneros.
Exemplo:
A - Artigo de opinião, abaixo-assinado, atestado
B - Boletim, bula, bilhete
C - Cartum, conto, charge, currículo, carta
D - Diário, diploma, 
E - e-mail, entrevista
F - Fábula, filme, folheto
G - Gráfico, Guia
H - História em quadrinhos
I - Infográfico, Instrução
J - Justificativa
K -
L - lendas, lista de compras
M - Música, memorando
N - Novela, notícia
O - Ofício, Outdoors
P - poesia, piada, propaganda
Q - Quadrinhos
R - romance, reportagem, relatório
S - sms, série
T - teatro
U - 
V - verbete de dicionário
X - 
Y -
W - whatsapp*

Z - zap*