quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atividades sobre Pronomes Oblíquos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia esta tira: Todos os pronomes pessoais dessa tira foram eliminados. Descubra que pronomes pessoais devem estar no lugar dos quadradinhos e escreva-os em seu caderno, na ordem em que aparecem.

2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias são necessárias.
 b) Filhos, por que ter filhos?

3. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
 b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Ceará.
 d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

4. Transforme as duas frases de cada item a seguir em uma, fazendo como no modelo:
Meu pai me deu dinheiro. O dinheiro é para comprar um uniforme novo. 
Meu pai me deu dinheiro para eu comprar um uniforme novo. 

 Empregue sempre a preposição para e o pronome reto eu, evitando repetições de palavras.
a) Quero papel e vareta. Vou fazer uma pipa com o papel e com a vareta.
 b) Pedi uma bicicleta no Natal. Eu vou passear com a bicicleta pelo bairro.
 c) Minha mãe me chamou. Ela quer que eu vá almoçar.
 d) Meus amigos vieram me convidar. Eles querem que eu jogue bola com eles.
 e) Empreste-me seu caderno. Eu vou copiar a matéria de seu caderno. P.S. tente roubar Um apagador de lousa para Book 1.indb 30 05/06/12 08:3431

5. Nas frases a seguir, empregue adequadamente pronomes de tratamento, observando as pessoas a quem eles se referem:
a) ___ solicitou esclarecimentos a respeito destes gastos? (ao rei)
 b) Pediram a ___ uma posição da Igreja sobre o desarmamento nuclear. (ao papa)
 c) Esperamos de ___ esclarecimentos sobre essa cobrança indevida o mais rápido possível. (à direção de uma empresa comercial)
 d) ___ participará da próxima campanha para tentar a reeleição? (ao secretário do deputado)
 e) ___ não acha melhor participar da reunião dos cinco maiores países do mundo em outro momento? (ao príncipe) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre "Pronomes" - Pronomes Oblíquos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia, abaixo, a tira de Glauco. No último quadrinho, a personagem diz: “Me subiram o preço do tomate”.

a) Retire o pronome oblíquo me dessa frase. Faz alguma falta?
b) Por que você acha que o pronome foi empregado?

2. Descubra a que palavras das frases a seguir os pronomes destacados se referem:
a) “As águas perigosas dos rios Flathead e Kootenai, em Montana, nunca foram tão concorridas. Desde o lançamento do filme O rio selvagem, estrelado pela atriz Meryl Streep, elas entraram na lista dos roteiros de aventura mais procurados.” (Os caminhos da Terra)
 b) “Nos Estados Unidos, onde jogar RPG é uma mania nacional, o Hero Quest é considerado uma inicia- ção. Mas prepare-se para ter dificuldades e ficar fascinado por elas. Com o Hero Quest, que a Estrela está lançando no Brasil, você vive 14 aventuras, além daquelas que você mesmo cria e representa dentro do jogo através de personagens. Uma aventura nunca será igual à outra.” (anúncio da Estrela)
 c) “Pior do que não saber as horas por não ter relógio é ter um relógio quebrado que não as marca.” (Jô Soares)

3. Nos textos a, b e c da questão anterior, os pronomes destacados são pronomes substantivos ou adjetivos?

4. A fim de evitar a repetição das palavras destacadas, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases:
a) Uma pessoa bateu à porta ontem à noite, mas a pessoa foi embora sem que eu a visse.
 b) As verbas públicas serão repassadas aos prefeitos somente se os prefeitos fizerem bom uso das verbas públicas.

5. Leia esta piadinha:
E Cabral descobriu o Brasil. Na madrugada seguinte o grumete foi acordá-lo: 
— Dom Cabral, Dom Cabral, Frei Henrique de Coimbra mandou chamar o senhor para assistir à Primeira Missa! 
E Cabral respondeu: 
— Estou muito cansado. Diga a ele que eu vou na das dez. 
(Ziraldo. Mais anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988. p. 13.) Book 1.indb 29 05/06/12 08:3430 
a) A quem se refere o pronome lo?
 b) E a quem se refere o pronome a ele?
 c) O marinheiro emprega o pronome de tratamento senhor para se dirigir a Cabral. O que isso demonstra em relação ao cargo que Cabral ocupava na comitiva que descobriu o Brasil?
d) Desafio: tente descobrir que palavra da anedota substitui a palavra missa. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Atividades sobre "Numeral" (6º ano) II



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "numeral".

1. Leia este quadrinho, de Dik Browne:

a) Às vezes a palavra um é numeral e outras vezes é artigo indefinido. Nos dois empregos acima, você acha que um é artigo ou numeral? Por quê?
 b) Identifique no quadrinho um numeral multiplicativo.
c) Identifique uma palavra que, mesmo sendo substantivo, passa uma noção numérica.

2. Leia a tira abaixo, de Fernando Gonsales. Em certos contextos, a palavra um é numeral; em outros, artigo indefinido.

 a) Na tira acima, nas expressões “uma semente” e “uma espiga”, uma é numeral ou é artigo?
 b) Por que a tira é engraçada?

# RESPOSTAS (GABARITO)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre "Numeral" I


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "numeral".

1. Leia o texto deste anúncio:

a) Reconheça numerais existentes no texto.
b) Reconheça artigos existentes no texto.
 c) Qual o sentido da expressão de uma só vez?
 d) Que novos sentidos a frase ganharia se a palavra fosse colocada nestas posições?
 • “Não precisa ler as três de uma vez.”
 • “Não precisa ler as três de uma vez.”

2. Em jornais, é comum vermos algarismos matemáticos empregados em lugar de numerais. Identifique, nas seguintes manchetes de jornal, os algarismos. Em seguida, escreva-os por extenso, transformando-os em numerais, e classifique-os.
 a) “Governo corta 122 mil fantasmas” (Jornal de Brasília)
 b) “Governo Participativo ganha R$ 207 milhões” (Jornal de Brasília)
c) “TAM lucra US$ 250 milhões no primeiro semestre” (Estado de Minas)
d) “Ibama flagra venda ilegal de 2 t de pirarucu” (O Popular)

 2. Classifique os numerais presentes nestas frases:
a) “Shows em dose dupla hoje no projeto Sexta Sintonia” (Estado de Minas)
 b) “Elizabeth Taylor confirma fim do casamento com o sétimo marido” (idem)

3. Escreva por extenso os numerais indicados por algarismos. Consulte a tabela de numerais, se necessário.
a) Já foram contratados 600 homens para iniciar as obras.
 b) Em 60 minutos estaremos aí.
 c) Hoje é 1º de maio, é Dia do Trabalho.
 d) Havia 16 ou 17 pessoas na fila.
 e) No século XIX, os costumes e a moda eram muito diferentes.
 f ) Abram o livro no 12º capítulo.
 g) Fui o 253º na lista dos colocados no concurso.
 h) Em 1969 o homem pisou o solo lunar.
 i ) Estou na 87ª posição da competição.
 j ) Quanto será 1/3 de 50?
 k) Na corrida de São Silvestre, o ex-campeão pegou apenas o 448º lugar.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Atividades sobre "Artigo" (6º ano) II


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "artigo".

1. Leia esta tira:

No 3º quadrinho, Miguelito opõe as expressões o amigo e um amigo.
a) Explique por que o garoto está triste, com base na diferença de sentido que os artigos o e um provocam.
b) O que Miguelito quer dizer quando afirma que Mafalda “é igual às outras”?

2. Leia esta quadrinha:
Mandei fazer um barquinho 
Da casca do camarão 
O barquinho saiu pequeno 
Só coube meu coração.
(Salatiel Silva, org. Ciranda de cantigas —Quadras. São Paulo: Ciranda Cultural.) 

a) Reconheça e classifique os artigos empregados na quadrinha
b) Que diferença de sentido existe entre um barquinho e o barquinho?

c) Identifique na quadrinha duas contrações do artigo e indique a palavra com a qual o artigo se contraiu.
d) De que tamanho é o coração do eu lírico da quadrinha? Por quê?

3. Identifique nas frases a seguir as palavras substantivadas pelo emprego de artigo.
a) A tartaruga tem um andar lento e cadenciado.
b) A noiva demorou para dizer o sim.
c) O azul dos teus olhos me chama para um mergulho.

Fonte: Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...