terça-feira, 31 de agosto de 2021

Análise da música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da letra "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha

Leia a letra "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha:

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?
(...)

1. A que gênero textual pertence o texto acima?
a) canção
b) conto
c) carta
d) fábula

2. Por que o eu lírico diz que é “Avião sem asa, fogueira sem brasa”?
a) pois ele brigou com uma amiga
b) porque ele não tem a pessoa amada
c) pois ele está confuso sobre os sentimentos dele
d) porque ele não precisa mais da pessoa amada
3. O que é expresso na letra "Fico assim sem você"?
a) a mágoa causada por alguém que agiu de forma errada 
b) o sentimento de incompletude causado pela ausência da pessoa amada
c) a tristeza motivada por uma presença que não satisfaz o eu lírico
d) a esperança pela plenitude de um sentimento que há de voltar
4. O texto faz uso de diversas metáforas (sentido figurado) para dizer o quanto aquela pessoa é indispensável na vida dela. Em qual dos versos NÃO foi empregada uma metáfora?
a) Avião sem asa
b) Fogueira sem brasa
c) Sou eu assim, sem você
d) Futebol sem bola
5. Qual é o sentido do verso "Mas o relógio tá de mal comigo"?
a) que as horas passam muito rápido
b) que o tempo mais parece uma eternidade
c) que o relógio está com defeito
d) que as horas parecem normais para o eu lírico

Nenhum comentário:

Postar um comentário