domingo, 13 de outubro de 2013

Atividade sobre adjetivo e locução adjetiva com poesia de Cecília Meireles



RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Cecília Meireles)

Leia o poema de Cecília Meireles e responda às questões a seguir:

1) O eu lírico descreve detalhadamente como ele é. Retire do poema as características a ele dirigidas.

2) Em qual pessoa do discurso o poema foi escrito?

3) Em sua opinião, o que o eu lírico quis dizer quando menciona no poema: "Em que espelho ficou perdida a minha face?"

4) Um conjunto de versos chama-se estrofe. Uma linha em branco separa uma estrofe da outra. Seguindo esse raciocínio:
a. Quantas estrofes há no poema de Cecília Meireles?
b. E quantos versos há nesse poema?

5) Esse poema se estrutura numa comparação entre como a pessoa era no passado e como ela é no presente. Para isso, o eu poético utiliza-se de alguns termos para caracterizar as partes do corpo desse eu que está sendo desenhado ao leitor. Essas palavras são nomeadas por ___________________ e servem para expressar características, qualidades (ou defeitos) e estados dos seres.

6) Reproduza em caderno um esquema, preenchendo-o com adjetivos e locuções adjetivas que delimitam o sentido dos substantivos destacados do texto.

CONCEITUANDO...
Adjetivo – é a palavra que expressa características, qualidades (ou defeitos) e estados dos seres.
Locução adjetiva – é toda expressão constituída, em geral, por preposição (de, com, sem etc) + substantivo, que serve para caracterizar o substantivo.

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário