domingo, 13 de outubro de 2013

Análise da música "Só Você", de Fábio Jr e Vinícius Cantuária


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Só Você", de Vinicius Cantuária

Leia a música "Só Você", conhecida na voz de Fábio Jr e composta por Vinicius Cantuária:

Demorei muito pra te encontrar 

Agora quero só você
Teu jeito todo especial de ser 
Fico louco com você...

Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer
Só sinto com você 
Meu pensamento voa de encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei 
E tantas vezes que eu só fiquei 
chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo lá na emoção
Mexer teu coração...
Salta comigo alto e todo mundo vê
Que eu quero só você... 

Eu quero, só você... só você... 

Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer
Só sinto com você...
Meu pensamento voa de encontro ao teu
Será que é sonho meu?

Tava cansado de me preocupar
Tantas vezes eu dancei...
E tantas vezes que eu só fiquei...
Chorei, chorei...

Agora eu quero ir fundo lá na emoção
mexer teu coração...

Salta comigo alto
Todo mundo vê
Que eu quero só você...

Analisando a letra da canção
1. Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?
b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro?
Cite versos.
d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?
f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?

2. Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?
b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.

3. Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.

a) Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
b) O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.
c) Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário