domingo, 21 de abril de 2013

Comunicação e linguagem (símbolos)



Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 5.
1. O texto está organizado  em sete cenas. Nas primeiras cenas, um homem  chega de trem a uma cidade. Observe como ele está  vestido e o que carrega.  Responda:
a) Ele mora nessa cidade?  Quem é ele?
b) A que região do mundo  ele provavelmente chegou? Como sabemos  disso?

2. Na 2ª cena, um velhinho  faz um gesto ao turista e, ao  mesmo tempo, lhe diz alguma coisa na língua daquele país. Observe as cenas  seguintes e responda: Como  o estrangeiro entendeu as  palavras das pessoas com  quem teve contato? Por  quê? Justifique sua resposta.

3. Observe a última cena.  Nela, o recepcionista fala a  mesma coisa que as outras  pessoas falaram. Porém ele  está numa situação diferente  das outras. O que você acha  que ele está dizendo? Por quê?

4. Observe a expressão do rosto do estrangeiro.
a) O que ela expressa? Expressa surpresa, espanto, desapontamento.
b) Por que ele reage desse modo? Porque percebe que foi enganado, que fez papel de bobo, etc.

5. Como se constrói o humor do cartum? O humor do cartum está no fato de as pessoas terem brincado com o estrangeiro, pelo fato de ele não dominar  o código verbal utilizado no lugar.

6. Cada povo e cada cultura possuem seus próprios símbolos. Símbolo é um sinal que representa  ou substitui alguma coisa: um país, um clube de futebol, uma entidade religiosa, um povo, etc.  Não, ele é uma pessoa  de fora. Talvez esteja ali  a turismo ou a negócios. Ele chegou a um país árabe. Sabemos  disso pelo modo como homens e  mulheres se vestem, pelos utensílios à  venda na loja e pelos edifícios do lugar. Ele provavelmente está xingando, pois ocorreu algum acidente com o quadro da parede. Ele deve ter entendido como um cumprimento, pois todos se  mostram educados e amigáveis.
Assim como as palavras, os símbolos também dependem de uma convenção, isto é, eles necessitam ser codificados para que todos o reconheçam.
a) Que símbolo representa o cristianismo? A cruz.
b) Cite um símbolo que representa o Brasil.

7. Observe a figura ao lado. Troque ideias com os colegas e com o professor: O que ela representa? A paz.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário