quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atividade sobre Texto Crítico (2)


Observe um estilo textual - a arte é apresentada através da pintura, uma forma de despertar a emoção do público. Observe atentamente os gestos, as cores, os contrastes entre claro e escuro, as expressões nos rostos. Esse quadro parece pertencer tanto ao passado como ao presente, pois representa uma situação recorrente na história da humanidade. Leia a resenha abaixo e comente os detalhes ressaltados nas questões propostas.
Fonte: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6e/Francisco_de_Goya_y_Lucientes_023.jpg/774px-Francisco_de_Goya_y_Lucientes_023.jpg>. Acesso em: 25 fev. 2010.


RESENHA:

Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808

Este espantoso quadro de Goya é uma das imagens mais memoráveis da desumanidade do homem para com o homem. Os exércitos de Napoleão ocuparam a Espanha, mas no dia 2 de maio de 1808 os cidadãos de Madri levantaram-se contra os franceses. No dia seguinte, o exército francês revidou com uma terrível vingança, executando centenas de rebeldes e muitas outras pessoas que eram apenas observadores inocentes. Goya só conseguiu registrar esses fatos alguns anos depois, quando o rei Fernando VII foi reconduzido ao trono espanhol. O quadro transcende seu contexto histórico específico e demonstra duas características principais da arte de Goya: suas imagens marcantes e diretas, e sua moralidade que questiona, mas, em última análise, é distanciada.
Fonte: Cumming (1996).

Exercícios:
1. Por que esse quadro transcende seu tempo?
2. Dentre as imagens marcantes, escreva comentários sobre as imagens que selecionamos abaixo. O que elas representam no seu entendimento?
3. A posição da vítima que imita a crucifixão de Cristo.
4. O brilho da camisa branca desse homem que se encontra no centro do quadro.
5. O uniforme e os chapéus dos soldados.
6. Através dessa pintura, Goya mostra a dor nos olhos dos personagens vitimados pela guerra. Como você relacionaria o tema desse quadro de 1808 com o nosso tempo atual?

Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_06.html Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário