quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aula: Análise da música "Rap da Felicidade'



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Rap da Felicidade", da dupla de funk Cidinho e Doca

Rap da Felicidade – Cidinho e Doca

Eu só quero é ser feliz
Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é
E poder me orgulhar
E ter a consciência Que o pobre tem o seu lugar
(...)
Minha cara autoridade,
eu já não sei o que fazer
Com tanta violência
eu tenho medo de viver

Pois moro na favela
e sou muito desrespeitado
A tristeza e a alegria
aqui caminham lado a lado

Eu faço uma oração
para uma santa protetora
Mas sou interrompido
a tiros de metralhadora

Enquanto os ricos moram
numa casa grande e bela
O pobre é humilhado,
esculachado na favela

Já não agüento mais
essa onda de violência
Só peço, autoridade,
um pouco mais de competência. (...)

Exercícios de interpretação da música:
1. Que mensagem essa música se propõe a transmitir?

2. Quais os sentimentos que o eu-lírico revela ao cantar os versos da música?

3. Pode-se afirmar que a música é uma crítica aos governantes do nosso país? Explique.

4. Identifique nesse trecho da música:
a) quantidade de estrofes;
b) quantidade de versos em cada estrofe;
c) a localização das rimas (em quais versos de cada estrofe?).

5. Ao ritmo de trovas poéticas, como no “Rap da Felicidade”, escreva um rap (poema) com as seguintes exigências:
a) 3 estrofes;
b) 4 versos em cada estrofe;
c) rimas no 2º verso com o 4º verso de cada estrofe. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Ótimo ver a cultura popular carioca presente nas salas de aula, sem discriminação. Prova o quanto o aproveitamento do conhecimento de mundo é importante no aprendizado!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso achar essa atividade! Vou usar, com os devidos créditos!

    ResponderExcluir