terça-feira, 15 de março de 2011

Aula 08: Gênero discursivo "Carta Formal"



Definição: carta formal é um meio de comunicação direto entre pessoas, cuja linguagem é formal.

Características:
a) emprega-se a variedade padrão da língua;
b) é breve e precisa;
c) possui três componentes obrigatórios (cabeçalho, corpo e fecho).

Veja, a seguir, um modelo de carta formal:

Thiago Rodrigues
R. Professor Pedro Vaz, 8, Centro
27310-210 – Barra Mansa-RJ

________________________________________________________ Ex.mo Senhor,
_____________________________________________________ Alberto dos Santos
___________________________________________________ R. Rotary Club, nº 54
_____________________________________________ 27323-290 – Barra Mansa-RJ

Barra Mansa, 15 de Março de 2011

Assunto: Solicitação de vaga para intercâmbio cultural nos Estados Unidos

Ex.mo Senhor:

Venho apresentar a V. Ex.a a minha candidatura a uma vaga de intercâmbio cultural nos Estados Unidos da América. Solicito essa oportunidade, porque tenho um grande sonho em conhecer os costumes, as tradições e o idioma dos americanos. Pretendo me hospedar em casa de uma família por alguns meses para que eu possa me inscrever em um curso para aperfeiçoamento da língua inglesa.

Com os meus melhores cumprimentos,
Atentamente,

x x x

Proposta de produção de uma carta formal:
Elabore uma carta de intenção de intercâmbio cultural para um país que você gostaria de conhecer, segundo todas as orientações abordadas na aula.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário