domingo, 10 de novembro de 2013

Atividade de análise da música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro



Leia a música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro: 

Samba do Approach

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash... (Refrão)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche... (refrão)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen... (refrão)

# Exercícios:
1) O que você percebe de diferente na letra dessa música?

2) Em quais línguas algumas palavras foram escritas?

3) Qual a intenção do compositor ao usar outros idiomas?

4) Marque no texto todas as palavras estrangeiras.

5) Você conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?

6) Qual o nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?

7) O que estrangeirismo?

8) Como surgiu?

9) Por que ocorre?

# Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
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Atividade sobre a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré

Leia a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré:

Pra não dizer que não falei das flores

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2 x)

Pelos campos há fome
Em grandes plantações 
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão.. .

Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...

Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição..

# Exercícios:
1. No texto predomina a linguagem figurada. Observe estes versos:
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão / E acreditam nas flores /Vencendo o canhão...

A metáfora, de maneira geral, é a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos. Transcreva do texto outros versos em que foram empregadas expressões no sentido metafórico.

2. Localize, nos primeiros versos, o protesto contra a desigualdade social e a desunião entre os homens.

3. Observe o refrão da música:
Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer...

a.Nesses versos há uma crítica a que tipo de pessoas?
b. A repetição desses versos reforça que ideia?

3. Pode-se dizer que a sociedade está resumida nos versos:
Nas escolas, nas ruas/ Campos, construções

Metonímia é uma figura de linguagem que consiste em usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua. Explique o emprego dessa figura nos versos acima.

4. Localize no texto os verso em que Vandré mostra que os problemas são muitos, mas o povo ainda caminha sem segurança.

5. Interprete os versos:
Ainda fazem da flor/ Seu mais forte refrão/E acreditam nas flores/Vencendo o canhão...

6. Localize no texto, versos que mostram que os soldados não sabem por que estão lutando.

7. Como você interpreta os versos seguintes:
Nos quartéis lhes ensinam/Uma antiga lição:/De morrer pela pátria/E viver sem razão

8. Observe estes versos:
Nas escolas, nas ruas/Campos, construções/Somos todos soldados/Armados ou não

Somos todos soldados para enfrentar que “guerra”? Explique.

9. Nos versos: A certeza na frente / A história na mão, Vandré:
( ) acredita que o povo tomará consciência de sua força e lutará para construir uma sociedade nova.
( ) acredita que o povo está consciente de sua participação na construção da História da pátria.

10. Aprendendo e ensinando / Uma nova lição...
Qual seria a nova lição?

11. Essa canção, foi composta no período da ditadura militar no Brasil em que a censura cerceou o direito à liberdade de expressão. Entretanto, usando das figuras de linguagem, isto é, dos recursos retóricos, Vandré consegue atingir o povo com a sua intenção, qual seja: despertar no povo a consciê nc ia de que é preciso lutar para construir um novo Brasil, justo e democrático. Comente.

  # Leia também:
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Atividades sobre Linguagem, Contexto e Intencionalidade (III)


Leia o anúncio ao lado e responda às questões de 1 e 4.

1. Como é comum na maior parte dos anúncios publicitários, o anúncio lido explora mais de uma linguagem. Quais são elas?

2. No centro do anúncio, uma espécie de aviso, formado por uma seta e a expressão “Este lado para cima”.
a) Onde normalmente vemos esse tipo de aviso?
b) No anúncio, que sentido ganha a expressão afixada na árvore?

3. Na parte inferior do aviso, existe a indicação de que duas entidades ecológicas não governamentais são responsáveis pelo anúncio: S.O.S. Mata Atlântica e Florestas do Futuro.
Observe o logotipo de cada uma delas, ou seja, o símbolo que as identifica:

Note que, nos dois logotipos, está representada a bandeira do Brasil.
a) O que representa a cor verde de nossa bandeira?
b) Levante hipóteses: Por que nos dois logotipos o verde das bandeiras está desaparecendo?

4. O texto lido foi considerado um dos melhores anúncios de 2004 e circulou em diferentes veículos de comunicação.
a) A que público você acha que ele se dirigia?
b) Considerando a finalidade do anúncio, você o acha criativo? Por quê? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre linguagem, contexto e intencionalidade (II)


Leia a tira a seguir e responda às questões 1 a 4.

1. No quadrinho, a personagem uma carta.
a) De acordo com o contexto, ela é locutor ou locutário? Justifique sua resposta.
b) A que se refere a palavra isso, empregada na carta?

2. Considere agora a tira como um todo.
a) Quem são os locutários do cartunista?
b) Que tipo de linguagem o artista utilizou para criar a tira? Por quê?

3. Qual é a intenção expressa de forma implícita na carta escrita pela avó para a neta?

4. Identifique e explique o humor da tira acima. 

# RESPOSTAS (GABARITO)

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Atividade sobre linguagem, contexto e intencionalidade


 Leia esta anedota e responda às questões de 1 a 5.

1. Observe a imagem que acompanha o texto. Perceba como são a mesa, as cadeiras, as roupas dos  fregueses e a do garçom, a decoração, etc. Pode-se dizer que o restaurante é fino, ou trata-se de um  restaurante popular?

2. O freguês reclama ao garçom, dizendo que uma mosca em seu prato. Mas sua verdadeira intenção  não é informar esse fato. Qual é, então, a intencionalidade de sua fala?

3. Não percebendo essa intencionalidade, o garçom não pôde compreender plenamente o sentido da  frase do cliente. Pela resposta que ao freguês, ele achou que este estivesse preocupado com outro  problema. Qual seria essa preocupação?

4. O garçom, em sua fala, usa expressões como “não esquenta”, “vai se danar”. Você acha que, nesse  tipo de restaurante, os garçons costumam usar essa linguagem?

5. A piada é engraçada porque quebra, seguidamente, a expectativa criada pelo contexto. Que fatos  mostram essa quebra de expectativa?

Fonte: Português: Linguagens


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