quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Atividade sobre verbos a partir de uma tirinha do Calvin


Leia a tira a seguir.
FONTE: Calvin & Hobbes, Bill Watterson © 1987. Watterson/ Dist. by Universal Uclick

1. Observe as personagens.
a. Quais sentimentos as expressões faciais de Calvin revelam?
b. Quais sentimentos as expressões faciais da mãe de Calvin revelam?

2. Em sua fala, Calvin enumera acontecimentos em um passado recente, em um passado anterior a esse passado recente, no presente e na formulação de afirmações assertivas ou hipóteses futuras.
Relacione, em seu caderno, cada um desses tempos às formas verbais. 
a. presente
b. passado recente
c. passado anterior ao passado recente
d. afirmações assertivas ou hipóteses futuras

Releia o seguinte trecho e responda às questões de 3 a 5.

"Dizem que os poluentes que nós lançamos no ar estão prendendo o calor solar"

3. A forma verbal lançamos é igual no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo. Levante hipóteses: Qual é o tempo verbal e o sentido que adquire essa forma no enunciado lido? Justifique sua resposta com base na construção dos sentidos do texto.

4. Discuta com os colegas e o professor: Como ficariam as falas das personagens e quais mudanças de sentido ocorreriam no contexto da tirinha se fizéssemos as seguintes substituições nos tempos verbais?
a. Troca da forma dizem por uma locução verbal formada pelo presente do verbo estar + gerúndio do verbo dizer;

b. troca da forma dizem pelo pretérito perfeito do indicativo;

c. troca da forma lançamos por uma locução verbal formada pelo presente do verbo ter + particípio do verbo lançar;

d. troca da forma lançamos pelo futuro do pretérito do indicativo;

e. troca da forma estão prendendo pelo presente do indicativo simples.

5. Releia todas as substituições feitas por você na questão 4 e conclua: Qual delas apresenta uma mudança de sentido que não apenas ameniza ou reforça o sentido original, mas de fato altera o que foi dito na tira?

6. A mãe de Calvin parece não concordar com as reivindicações dele.
a. Qual quadrinho permite chegar a essa conclusão?

b. Qual argumento a mãe de Calvin utiliza para sugerir que ele não tem razão de reclamar?

c. E qual argumento Calvin, por sua vez, utiliza para se justificar?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Atividade sobre verbos a partir de uma notícia



1. Leia a seguir um trecho de uma notícia.

Bebês trocados em maternidade agora vivem grudados, diz mãe
A doméstica Rita da Silva, 38, teve seu bebê trocado na Santa Casa de Votorantim (a 105 km de SP) em 2004. [...] Por decisão judicial, ela ficou com os dois.
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1628809-bebes-trocados-em-maternidade-agora-vivem-grudados-diz-mae.shtml. Acesso em: 10/1/2016.)

a. Reescreva o trecho como se a notícia falasse de Rita e seu marido. Comece por "A doméstica Rita da Silva, 38, e seu marido...".
b. Reescreva o trecho como se a própria Rita estivesse contando o fato. Comece por "Eu, Rita da Silva, ....".
c. Reescreva o trecho como se Rita e seu marido estivessem contando o fato. Comece por "Nós...".

2. Agora leia um trecho de outra notícia:

    Um garoto australiano virou hit entre fãs de críquete após ser flagrado pelas câmeras comendo uma melancia inteira - incluindo a casca - durante um jogo em Melbourne, na Austrália.
    Mitchell Schibeci, apelidado de "garoto melancia", afirmou que planejou a prática estranha para conseguir ter seu rosto estampado no telão da partida.
(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160104_garoto_melancia_ab. Acesso em: 10/1/2016.)

a. Reescreva o trecho como se o próprio garoto estivesse contando o fato. Comece por "Eu...".
b. Reescreva o trecho como alguém que presenciou o fato e soubesse que não apenas um, mas dois garotos realizaram o feito. Comece por "Dois garotos...".

3. Observe as formas verbais em cada um dos itens das questões anteriores e discuta com os colegas e o professor: 
a. O que aconteceu com grande parte delas?
b. Por que isso aconteceu?

4. Leia a seguir trechos de duas canções.

Cada cigarro leva 1 ano de sofrimento.
Ela manda um maço, e de novo ta pronta pro arrebento.
Ri com os "traveco" no breu, com o vulgo que a rua deu.
Entra no carro se lembrando das amigas que morreu.
("Rua Augusta". Casp/Emicida. © Laboratório Fantasma © Warner Chappel Edições Musicais)

Eu não quis
Te fazer infeliz
Não quis
Por tanto não querer
Talvez fiz.
("Partir, andar". Hebert Vianna. © Edições Musicais Tapajós).

Nos dois trechos há formas verbais que estão em desacordo com a norma-padrão.
a. Identifique quais são elas e que formas verbais as substituiriam segundo as regras de conjugação verbal. Justifique sua resposta.

b. As regras pelas quais essas formas verbais estão em desacordo com a norma-padrão são diferentes. Justifique essa afirmativa e indique quais são essas regras.

c. Tendo em vista os contextos em que essas formas ocorrem, deduza: Por que os autores optaram por elas? Justifique sua resposta com elementos do texto.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Atividade sobre verbos a partir de uma campanha do Greenpeace


Leia a campanha publicitária do Greenpeace a seguir.
FONTE: (Disponível em: http://aletp.com/2011/08/greenpeace-deixem-as-baleias-namorarem/. Acesso em: 15/12/2015.) CRÉDITOS: Greenpeace/AlmapBBDO

1. Observe a parte não verbal do anúncio.
a. Quais características do desenho permitem identificar qual é a baleia macho e qual é a baleia fêmea?
b. Qual é a diferença, quanto ao tamanho, entre a baleia macho e a baleia fêmea?
c. No logo da campanha, o esguicho que sai das baleias tem um formato específico. Qual é esse formato e qual é a relação dele com o anúncio?

2. Releia as falas das baleias:

"Você acha que eu gorda?"
"Pra mim você sempre gorda, meu amor."

a. O anúncio brinca com um estereótipo de beleza muito difundido atualmente. Qual é esse estereótipo e como o anúncio o aborda?
b. As formas em destaque são típicas da fala e pertencem a um mesmo verbo. Qual é esse verbo e como elas seriam representadas em uma escrita formal?
c. Deduza: Por que o anúncio optou por escrevê-las dessa forma?
d. Complete, em seu caderno, a frase a seguir com o mesmo verbo, imaginando que ela foi dita pela baleia macho.
Na verdade, nós dois _____ gordos.

3. Releia os enunciados a seguir.

"Não deixe ninguém estragar."
"Diga não à exploração de petróleo em Abrolhos."
"Deixe as baleias namorarem."

a. Quem é o anunciante?
b. Quem é o público-alvo?
c. Identifique qual termo de cada enunciado permite afirmar que o anunciante se dirige diretamente a seu público-alvo. Justifique sua resposta.
d. Reescreva os enunciados, supondo que o anunciante se inclui neles, isto é, fala na 1ª pessoa do plural.
e. Discuta com os colegas e o professor: Que mudança ocorreu nos verbos na sua resposta do item d e por que ela foi necessária?

4. Considere os seguintes termos, extraídos do anúncio.

I. acha
II. é
III. deixe
IV. estragar
V. diga
VI. namorarem

Identifique, em seu caderno, qual (quais) se refere(m), no contexto do anúncio, a:

a. uma ação ou atividade realizada no presente;
b. uma afirmação com teor de verdade absoluta;
c. um pedido ou uma ordem;
d. uma ação ou atividade possível.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Atividade a partir de uma tirinha do cartunista Coala


Leia a tirinha do cartunista Coala:

# Exercícios:
1. O texto é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) charge
d) ilustração

2. Por que o personagem Sapo insistia para que o Camaleão "mudasse de cor"?
a) porque o Camaleão tem essa característica natural de poder trocar de cor 
b) pois o Camelão fica vermelho em situação de timidez
c) porque o Sapo é um animal que "pega no pé" de outros seres vivos.
d) pois o Sapo e o Camaleão possuem essa característica de mudar a pigmentação

3. A propósito, após ser chamado de "seu gostoso", o que levou o Camaleão a mudar de cor no texto em quadrinhos acima?
a) o medo
b) a timidez
c) o estresse
d) a luz do sol

4. A expressão "seu gostoso", é um exemplo de
a) aposto
b) complemento nominal
c) vocativo
d) predicativo do sujeito

5. No trecho "Muda de cor aí", no primeiro quadrinho, a palavra "cor" pode ser substituída por qual alternativa abaixo, sem alteração de sentido?
a) intensidade
b) pigmentação
c) brilho
d) expressividade

domingo, 2 de janeiro de 2022

Atividade de intertextualidade a partir de uma tirinha de Duke (desenho "Caverna do Dragão")


Leia a tirinha do cartunista Duke:

# Exercícios:
1. O texto é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) charge
d) ilustração

2. O humor do texto é construído a partir de uma cena que envolve um famoso personagem do desenho animado "Caverna do Dragão". Qual o nome desse personagem?
a) Vingador
b) Mestre dos Magos
c) Demônio das Sombras
d) Tiamat

3. O fato desse texto dialogar com um outro texto - o desenho "Caverna do Dragão" - evidencia o uso de  qual recurso de sentido?
a) polissemia
b) ironia
c) intertextualidade
d) ambiguidade

4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto de Duke, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

5. A que classe de palavras pertence a expressão "Aaaaahhhh!!!?
a) preposição
b) conjunção
c) interjeição
d) advérbio