segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Atividades sobre "Artigo" (6º ano) I


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "artigo".

1. Reconheça os artigos deste texto sobre Batman, herói dos quadrinhos e do cinema. Em seguida, classifique-os em definidos ou indefinidos.
Duas-Caras, uma vez mais, consegue escapar. De volta ao Centro de Controle em Claw Island, o Charada é tomado por uma alegria triunfante ao analisar a sondagem mental de Bruce Wayne obtida durante a festa. A imagem esquemática de um morcego revela que Bruce  Wayne e o Batman são a mesma pessoa! O Charada partilha essa informação com Duas-Caras e, juntos, os dois criminosos arquitetam um plano para derrubar seu inimigo comum de uma vez por todas.
(Batman Forever. Osasco: Abril Panini, s. d. p. 25.) 

2. Nesta frase de Millôr Fernandes, há artigos que estão contraídos, isto é, unidos a outras palavras. Identifique as quatro situações em que isso ocorre.
“De repente a raposa [...] saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral” 

3.  Leia a piadinha a seguir e tente descobrir a resposta à pergunta:
As frutas saíram de férias e foram para o campo. Só uma fruta resolveu ir para a praia. Que fruta é essa?

4. Reconheça e classifique os artigos empregados na piadinha.

5. Que diferença de sentido existe entre as frutas e uma fruta?

6. Antes de nomes próprios, não é necessário empregar o artigo definido, principalmente se a pessoa for muito conhecida, como Cristo, Napoleão, Tiradentes, etc. Apesar disso, em algumas regiões do Brasil, é comum o emprego do artigo antes de nomes quando se deseja indicar certa familiaridade com a pessoa. Veja:
Será que Marcelo vem à minha festa? (maior formalidade e distanciamento)
Será que o Marcelo vem à minha festa? (maior familiaridade ou afetividade)

a) Em sua região, você normalmente usa artigos definidos antes de nomes próprios ou não?
b) Crie uma frase empregando o nome de um amigo ou de uma amiga da sala com ou sem o artigo definido, conforme o uso da sua região.

Fonte: Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO)Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de janeiro de 2014

Aula de português: atividade sobre adjetivo (6º ano) II


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "adjetivo".

Leia a tira de Ziraldo e responda às questões de 1 a 3.

1. Julieta diz ao Menino Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.
a) Que adjetivo a mãe emprega para caracterizar a filha? E o pai?
b) O que as visitas pensam de Julieta?

2. Por que você acha que as pessoas têm opiniões tão diferentes sobre Julieta?

3. E você? Como você acha que é? Empregue três ou mais adjetivos para caracterizar-se.

4. Escreva o adjetivo que expressa a principal característica que devem ter os substantivos abaixo. Veja o exemplo:
tesoura => cortante
bola => redonda

a)  água que se bebe  
b)  uma balança  
c)  um amigo  
d)  um juiz  
e)  o ar

5. Em seu caderno, associe as colunas, relacionando os substantivos com os adjetivos mais adequados:
a) canto I. corajoso
b) mentira II. harmonioso
c) fogo III. vergonhosa
d) soldado IV. transparente
e) vidro V. ardente

6. Classifique os adjetivos destacados nos textos que seguem. Atenção: um único adjetivo pode ter mais de uma classificação.
a) “Vimos que os jovens,
Principalmente as moças,
Lindas, elegantes e educadas,
Fazem muito mal em escutar
Qualquer tipo de gente.”
b) Vários laços culturais unem os povos latino-americanos, entre eles a proximidade linguística e a afinidade musical.
c) Será impossível a paz entre os povos árabe e judeu?

Fonte: Português: Linguagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
# RESPOSTAS (GABARITO)

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

sábado, 18 de janeiro de 2014

Atividade sobre adjetivo (6º ano) I


1. Leia esta tira de Bill Watterson, prestando atenção aos adjetivos:

a) Destaque do primeiro quadrinho dois adjetivos.
b) Destaque da tira duas locuções adjetivas.
c) Que adjetivos caracterizam o substantivo dias,  no último quadrinho?

2. Classifique os adjetivos destacados nos textos abaixo. Atenção: um único adjetivo pode ter mais de uma classificação.
a) “Minha avó, como você, tem dentes grandes!”
b) “Antártida: nenhum outro lugar do planeta é tão deserto, tão puro, tão selvagem nem tão frio.” (Revista Terra)
c) Vários laços culturais unem os povos latino-americanos, entre eles a proximidade linguística e a afinidade musical.
d) A paz entre os povos árabe e judeu parece estar próxima.  

3. Qualquer adjetivo pode transformar-se em substantivo; para isso, basta colocar a palavra o na frente dele. Veja:
 
É um rapaz      bonitão e simpático.
   substantivo    adjetivo

Você conhece o bonitão que chegou?
                              substantivo
4. Faça o mesmo com o adjetivo vazio. E escreva uma frase em que essa palavra tenha o papel de substantivo.

5. Qual o efeito de humor produzido pela tira em quadrinhos de Bill Watterson?

Fonte: Português: Linguagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Aula com exercícios sobre pressupostos e subentendidos


Pressupostos e subentendidos
Aula 11:
Música "Apenas mais uma de amor" (Lulu Santos)

“Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar
Subentendido
Como uma ideia que existe na cabeça
E não tem a menor obrigação de acontecer

Pode até parecer fraqueza
Pois que seja fraqueza então,
A alegria que me dá
Isso vai sem eu dizer.” (Lulu Santos)

1. Pressupostos – são ideias expressas de maneira explícita (clara), que surgem a partir do sentido de certa palavra.
Ex.: “O aluno ganhou o seu terceiro notebook na prova do SAERJ”.
# O que a palavra “terceiro” pressupõe?
Resposta: Que o aluno já ganhara outros 2 antes.

2. Subentendidos – são insinuações, não marcadas no texto, em que o sentido só é observado no contexto, isto é, “nas entrelinhas”.
Ex.: “O aluno ganhou notebook na prova do SAERJ de novo!”
# O que está subentendido nesta fala dita em tom de indignação?
Resposta: Que a pessoa sente uma certa inveja com a conquista do outro.

# Obs.: o subentendido serve para o falante proteger-se, para não se comprometer.

Exercícios:
1. Identifique as informações pressupostas nas frases abaixo:
a) “Capital da Líbia volta a ser bombardeada”
b) “Estado do Rio registra primeiro caso de dengue tipo 4”
c) “Para Ronaldinho Gaúcho, proposta do Flamengo foi a melhor”
d) “Botafogo ainda não definiu treinador”
e) “Abel Braga volta a treinar o Fluminense”
f) “Vasco busca título inédito da Copa do Brasil”

2. Identifique as informações subentendidas nas frases abaixo:
a) “Você gostaria de ir ao cinema comigo qualquer dia?” (rapaz abordando uma moça numa festa)
b) “E você é simpático” (mulher respondendo a um elogio feito por um admirador)
c) “A bolsa da senhora está pesada?” (um rapaz)
d) “Você tem horas?” (um homem apressado)
e) “Filho, leve o guarda-chuva” (mãe)

3. Elabore uma cena em quadrinhos ilustrando uma situação contendo uma informação subentendida:

# RESPOSTAS (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia mais:

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Exercícios de análise da música "Brasil", de Cazuza


Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios de análise e interpretação da música "Brasil", de Cazuza.

Leia a música "Brasil", de Cazuza:

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"(...)

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
(...)

# Exercícios:
1. As letras de música aproximam-se de poemas. Cada estrofe do poema lido corresponde a uma parte, em que o tom do eu-lírico se modifica. Em qual delas se faz uma invocação?

2. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências das quais foi excluído.
a) Qual o primeiro desses acontecimentos?
b) Os agentes desse acontecimento aparecem através de um substantivo que os torna vagos, indeterminados. Qual?
c) Que objetivo tinham esses agentes?

3. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter ficado "fora de festa"?

4. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao país, fazendo um pedido, duas perguntas e uma súplica. Identifique essas três manifestações do eu-lírico.

5. A última estrofe, na sua quase totalidade, retoma o mesmo tom da primeira.
a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-lírico enumera outras coisas das quais foi excluído. Cite-as.
b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?

6. O tom dos três últimos versos dessa estrofe aproxima-se do tom da segunda estrofe: o eu-lírico faz uma invocação e uma proposta. Que proposta é essa?

7. O poeta empresta sua voz para se expressar como um eu-lírico pertencente a uma classe social. Qual?

8. Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu-lírico?

9. No terceiro verso do poema, a palavra "homens" esconde a identidade:
a) de todas as pessoas     b) da classe dirigente
c) dos pobres     d) dos guardadores de carros

10. "Brasil, mostra a tua cara". A palavra em destaque metaforiza:
a) rosto     b) verdadeira identidade

# RESPOSTAS (GABARITO)

  # Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...