quinta-feira, 7 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre flexão de grau dos substantivos a partir de uma tirinha de Fernando Gonsales



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Designa a moda de uma época e, consequentemente, as roupas consideradas de bom gosto nessa época.

b. 
Resposta: Refere-se às "roupas" usadas pelas joaninhas, isto é, à aparência do desenho que elas têm na carapaça.

2. 
a. 
Resposta: bolinhas (bola + inhas), bolonas (bola + onas), além de joaninha (Joana + inha).

b. 
Resposta: bolinhas maiores, bola imensa

3. 
a. 
Resposta: Porque a palavra bolinhas está no diminutivo e a palavra maiores indica algo grande.

b. 
Resposta: Há comparação entre bolinhas maiores e as bolinhas mostradas no 1º quadrinho. Considerando-se essa comparação, a expressão não é contraditória.

4. 
a.
Resposta: O aumento de surpresa e espanto, em reação a cada novo "modelo".

b. 
Resposta: Gradação.

Gabarito: Atividade sobre flexão de grau dos substantivos a partir de um anúncio da Petrobrás



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Porque o anúncio procura destacar dificuldades que estão presentes na vida de qualquer profissional.

b. 
Resposta: Porque a prática do surfe é normalmente associada a praia, mar, lazer e prazer. No anúncio, entretanto, o surfe é tratado como atividade esportiva e profissional.

c. 
Resposta: Na maioria, são abstratos. Rotina, pressão e estresse não têm existência independente, isto é, dependem de outro ser para existir.

2. 
a. 
Resposta: Levando em conta o contexto esportivo, a palavra desafio tem o sentido de competição. Contudo, no contexto profissional, tem um sentido de ir além das possibilidades.

b. 
Resposta: A palavra tem o sentido de "força, vigor, entusiasmo" e, ao mesmo tempo, de energia derivada do petróleo.

c. 
Resposta: Petrobras. Patrocinadora do surfe brasileiro desde 2002.

3. 
a. 
Resposta: Porque, no dia a dia, as pessoas têm, geralmente, diferentes horários a cumprir: para entrar no trabalho, para ir almoçar, para sair do trabalho, para fazer um curso, etc. Já os demais substantivos - rotina, pressão e estresse - expressam algo por completo e, por isso, não há necessidade de serem empregados no plural.

b. 
Resposta: Horários, rotinas, pressões, estresses.

c. 
Resposta: Os horários, as rotinas, as pressões, os estresses.

4. 
a. 
Resposta: horário, rotina, estresse: acréscimo de -s; pressão: substituição de -ão por -ões

b. 
Resposta: Não; gênero é um princípio linguístico puramente convencional, como demonstra o emprego dos artigos masculino e feminino antes dos substantivos horário, rotina, pressão, estresse.

5. 
a. 
Resposta: Surfe e vôlei são desafios iguais a quaisquer profissões.

b. 
Resposta: O plural ocorre no interior da palavra, ou seja, pela flexão, no plural, da sílaba qual.

Gabarito: Atividade sobre flexão de grau dos substantivos a partir de uma tirinha do Hagar



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: cachorros-quentes / Flexionam-se os dois elementos porque o primeiro é substantivo e o segundo é adjetivo.

b. 
Resposta: Hagar não resiste a comidas em geral.

2. 
a) casarão, casinha, casa grande
b) carrão, carrinho, carro pequeno
c) namorico, namorinho, pequeno namoro
d) livrinho, livrão, livro grande

quarta-feira, 6 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre flexão dos substantivos - "número"



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: ases, cicatrizes, repórteres

b. 
Resposta: Pelo acréscimo de -es.

2. 
a. 
Resposta: mísseis, móveis, têxteis

b. 
Resposta: fuzis, funis, canis, canais, anzóis

c. 
Resposta: O plural dos substantivos paroxítonos terminados em l se forma pela troca de -il ou -el por -eis; o dos substantivos oxítonos terminados em l, pela troca de l por -is.

3. 
a. 
Resposta: cristãos, mãos, cidadãos, grãos, vãos, chãos

b.
Resposta: pães, escrivães, alemães, capitães

4. 
a. 
Resposta pessoal.

b. 
Resposta: anão: anãos, anães; verão: verãos, verões; corrimão: corrimãos, corrimões; vilão: vilãos, vilões, vilães; refrão: refrãos, refrães; vulcão: vulcãos, vulcões

5. 
Resposta: Pluraliza-se o artigo que precede o substantivo: o/os lápis; o/os pires; o/os (ou a/as) xerox (ou xérox).

6.
Respostas corretas: tijolo; fogo; reforço; forno; miolo; ovo; caroço; corvos; porco.

7. 
a. 
Resposta: sempre-vivas, beija-flores, guarda-roupas, guardas-civis, salários-mínimos, saca-rolhas, abaixo-assinados, sextas-feiras

b. 
Resposta: Para pluralizar os substantivos compostos, flexionam-se os elementos que são substantivos e adjetivos; os elementos pertencentes às demais classes de palavras (verbos e advérbios) ficam invariáveis.

8. 
a. 
Resposta: grupo I: bem-te-vis, reco-recos, tique-taques; grupo II: pés-de-meia, águas-de-colônia, cores-de-rosa.

b. 
Resposta: Todos são onomatopeias.
Conclua: Qual é a regra que orienta a flexão desses substantivos?
Resposta: Substantivos compostos que formam onomatopeia flexionam apenas o último elemento.

c. 
Resposta: Todos são ligados por preposição.
Conclua: Qual é a regra que orienta a flexão desses substantivos?
Resposta: Substantivos compostos ligados por preposição flexionam apenas o primeiro elemento.

Gabarito: Atividade sobre flexão dos substantivos - "gênero"



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: São uniformes: o/a estudante, o/a habitante, o/a cliente, o/a hóspede, o/a doente, o/a ouvinte, o/a docente, o/a amante.

b. 
Resposta: governanta, parenta, infanta, alfaiata

c. 
Resposta: Indica-se o gênero dos substantivos uniformes por meio do artigo o(s) ou a(s). O feminino dos substantivos biformes terminados em -e se forma trocando-se a terminação -e por -a.

2. 
a. 
Resposta: Substitui-se a terminação -eu por -eia.

b.
Resposta: judia

3. 
imperador
Resposta: imperatriz
poeta
Resposta: poetisa
conde
Resposta: condessa
profeta
Resposta: profetisa
maestro
Resposta: maestrina
príncipe
Resposta: princesa
cônego
Resposta: canonisa
embaixador
Resposta: embaixadora/embaixatriz
jogral
Resposta: jogralesa
czar
Resposta: czarina

4.
órfão
Resposta: órfã
cidadão
Resposta: cidadã
pavão
Resposta: pavoa
capitão
Resposta: capitã
ermitão
Resposta: ermitã/ermitoa
aldeão
Resposta: aldeã
ladrão
Resposta: ladra
peão
Resposta: peã
sultão
Resposta: sultana

b. 
Resposta: Substituindo-se -ão por -ã.

5. 
cavaleiro
Resposta: amazona
confrade
Resposta: confreira
padrasto
Resposta: madrasta
cavalheiro
Resposta: dama
padre
Resposta: madre
bode
Resposta: cabra
frei
Resposta: sóror
patriarca
Resposta: matriarca
burro
Resposta: besta

6.
Resposta: jovem / O feminino se forma pela anteposição do artigo a (o jovem, a jovem).

7. 
Resposta: masculinos: champanha, grama (unidade de peso), telefonema, dó, guaraná / femininos: alface, cal, cólera, libido / masculinos ou femininos, indiferentemente: sabiá, personagem, sósia, avestruz, diabete(s), laringe

8. 
Resposta: quinhentos gramas de queijo (unidade de peso) - É preciso cortar a grama. (capim) / Vamos levantar o moral da equipe. (ânimo) - Vivem agredindo a moral da sociedade. (ética) / Dirija-se ao caixa. (funcionário/a) - Pegue a caixa que está sobre a mesa. (recipiente)