Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões 1 e 2.
(Níquel Náusea — Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. P. 12.)
1) No 1º quadrinho da tira, na fala do beija-flor, há uma oração subordinada substantiva. Identifique-a e classifique-a.
2) O humor da tira é construído a partir da quebra de expectativa provocada pela resposta negativa do ratinho.
a) Qual era a expectativa do beija-flor ao fazer a pergunta ao ratinho?
b) Por que o beija-flor é quem sai surpreendido nessa conversa?
Leia ou cante os versos da canção a seguir, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e responda às questões de 3 a 6.
Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
3) Observe o primeiro verso de cada uma das estrofes:
Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou chorar
Eu sei que vou sofrer
Cada um desses versos é formado por duas orações, ligadas pela conjunção que. Esses períodos são compostos por coordenação ou por subordinação?
4) O verbo saber é transitivo direto e, portanto, exige complemento.
a) Qual é o objeto direto desse verbo em cada um desses períodos?
b) O que a repetição dessa estrutura sintática sugere quanto aos sentimentos do eu lírico?
5) O eu lírico dessa canção é correspondido no amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
6) Explique o valor semântico das expressões adverbiais por toda a minha vida e desesperadamente,considerando o sentimento amoroso do eu lírico.
7) Classifique sintaticamente as orações destacadas, interprete os provérbios populares e identifique em qual situação são utilizados:
a) Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
b) A árvore, quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.
c) Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Leia mais:
Atividade sobre Orações Subordinadas Substantivas (I)
Atividade sobre Orações Subordinadas Substantivas (II)
Atividades sobre Orações Subordinadas Adverbiais
Atividades sobre Orações Subordinadas Adjetivas
Atividades sobre Orações Coordenativas
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