domingo, 13 de novembro de 2016

Atividade sobre intencionalidade discursiva - Campanha comunitária




Leia este texto de campanha comunitária

1. Levando em conta os elementos da situação de produção do texto, responda:
a) Qual é a intencionalidade desse texto de campanha comunitária?
b) Quem é o locutor do texto, ou seja, o responsável pela divulgação da campanha?
c) Levante hipóteses: A quem o texto se destina?

2. A parte visual do texto foi criada pelo artista plástico Gustavo Rosa. Observe a figura do homem de uniforme.
a) Qual é a atividade profissional desse homem?
b) A que correspondem as cores do uniforme?
c) Repare nas feições do homem, no número 10 que se vê no calção e levante hipóteses: Quem ele representa?

3. Abaixo da expressão “Doe sangue”, lemos, em letras menores: “e passe a bola para um amigo”. No contexto, esse enunciado apresenta ambiguidade, isto é, tem mais de um sentido.
a) Na língua coloquial, o que normalmente significa a expressão passar a bola a alguém?
b) No contexto da campanha, o que significa doar sangue e passar a bola para um amigo?
c) O que a expressão passar a bola sugere: individualismo, solidariedade, amizade ou indiferença?

4. Observe que, no texto, o jogador está prestes a chutar a bola, que é vermelha.
a) Que relação existe entre a ação do jogador e o enunciado verbal do texto?
b) Compare a cor da bola à cor da palavra sangue e à do logotipo da Fundação Pró-Sangue. Levante hipóteses: Por que esses três elementos estão em vermelho?

5. Levando em conta que o futebol é o esporte preferido dos brasileiros em geral, levante hipóteses: Por que o texto relaciona doação de sangue a futebol?

6. Considerando a intencionalidade desse texto, dê sua opinião: Ele utiliza meios eficientes para alcançar seu objetivo?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...