sábado, 9 de fevereiro de 2019

Atividade sobre "duplo sentido" com o texto "Mãe, só tem uma"


“MÃE, SÓ TEM UMA!”

A professora passou uma lição de casa: fazer uma redação sobre o tema “Mãe, só tem uma". 

No dia seguinte, cada aluno leu sua redação. Todos dizendo mais ou menos as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda de nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma....

Aí chegou a vez de o Juquinha ler sua redação:

— Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficavam na sala. Elas foram ficando com sede e minha mãe pediu para mim ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e vi que só tinha uma coca-cola. Então gritei para minha mãe: "MÃE, SÓ TEM UMA!"

# Exercícios:
1. Sobre o tema da redação proposto pela professora:
a) A professora foi precisa na proposta? Explique.
b) A maioria dos alunos compreendeu o que ela pretendia? Por quê?

2. Sobre a resposta do Juquinha:
a) Ele compreendeu exatamente o que a professora propôs? Justifique.
b) O que demonstrou entender na redação que ele escreveu?

3. Na situação do texto em questão, percebe a intenção de possibilitar duas possibilidades de sentido na frase “Mãe, só tem uma”. De acordo com o texto, quais são esses dois sentidos?

4. Pode-se afirmar que há uma intenção do autor do texto em usar essa dupla possibilidade de sentido como uma forma de gerar um efeito de sentido de humor? Justifique sua resposta.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário