quarta-feira, 31 de julho de 2013

Atividades sobre Complemento Nominal (II) - 8º ano

Leia o anúncio abaixo, do bombom Serenata de Amor, para responder às questões de 1 a 4.

1. Na ocasião em que o anúncio foi publicado, o país vivia um grave racionamento de energia elétrica, e a maior parte da população estava insatisfeita, pois se via obrigada a mudar certos hábitos. De que modo o anunciante tirou proveito dessa situação?

2. Compare estas expressões do texto:
racionamento de energia
à luz de velas
sonho de valsa

a) Dos termos destacados nas expressões, apenas um exerce a função de complemento nominal.  Qual é ele? Justifique sua resposta. O termo de energia, pois ele representa o alvo do racionamento.

b) Como se classificam sintaticamente os outros termos destacados? Eles são adjuntos adnominais.

3. Os anúncios publicitários geralmente estimulam o interlocutor a consumir determinado produto  — nesse caso, um bombom. Embora não sugira explicitamente ao leitor que adquira o bombom,  o anunciante faz menção à situação em que ele pode ser consumido.
a) Qual é essa situação? Como se deve poupar energia elétrica, o interlocutor pode acender velas, deixar o ambiente romântico e oferecer bombons à pessoa amada. 
b) A que tipo de leitor esse anúncio se dirige? Justifique sua resposta com base na linguagem  empregada no anúncio. A casais enamorados, como sugere o emprego das palavras romântico e amor, a expressão à luz de velas e também o nome do bombom. 

4. Observe a parte não verbal do anúncio. Que elementos dela se relacionam com a parte verbal do anúncio? O fundo preto do anúncio, que faz referência à falta de energia; a cor branca das letras, que sugere a luz de velas; o bombom, em cujo papel se veem casais abraçados,  dançando. Esse conjunto de elementos remete ao clima romântico propício a, segundo o anunciante, consumir o bombom anunciado. 

Leia mais: 
Atividades sobre Complemento Nominal (I) 
Atividades sobre Orações Subordinadas Substantivas Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...