terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aula sobre Relatório (exercícios)



Relatório é a narração ou a exposição, escrita ou oral, sobre um dos vários fatos, em que se discriminam seus aspectos e elementos. É dirigido a um superior (chefe ou professor) e nele consta exposição circunstanciada sobre atividades em função do cargo ou do estudo que exerce.

Constam no relatório:

* Título – Esse costuma ser objetivo, claro e sintético;

* Remetente – Refere-se à autoria do documento;

* Destinatário – Refere-se à pessoa para a qual é destinado;

* Texto – É a exposição do assunto;

* Conclusão – Trata-se do fechamento das ideias apresentadas, ou seja, o que pôde ser obtido com o procedimento realizado como um todo.

Leia o exemplo de relatório que segue:

Título: Relatório do passeio ao zoológico

De: João Carlos
Para: Professora Vânia Fernandes

            Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora professora Luciane, de três professores (Elza e Vânia) tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil.
            A excursão aconteceu no dia 05 de outubro com saída em dois ônibus, com saída da escola às 7h 30 min. 
           A viagem foi tranquila. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos.
           Foi uma atividade prazerosa e interessante, pois o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies.
         Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para as câmeras fotográficas), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos outros.
         Nossa turma permaneceu no parque até às 16 h, seguindo para os ônibus que iniciaram a viagem de volta, fazendo uma pequena parada no Rancho da Pamonha, em Santa Isabel e chegando na escola às 20h 45m, onde a diretora, pais, mães e irmãos nos esperavam.
        Por fim, o objetivo do nosso trabalho foi alcançado, pois os alunos perceberam o quanto a natureza é bela e que devemos preservá-la e acabar com os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros: a caça, o desmatamento, a poluição e as queimadas que tanto têm prejudicado a fauna e a flora do nosso país.

Exercícios:
Responde às questões:
1. Qual é o objetivo deste relatório?

2. Identifique, do ponto de vista da estrutura, as diferentes partes que compõem o relatório.

3. Assinala os marcadores discursivos que organizam as ideias de forma sequencial.

4. Indica o marcador discursivo que introduz a conclusão do relatório.

5. Elabore um relatório sobre um passeio que você fez pela escola em anos anteriores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: