sábado, 17 de março de 2012

Aula: Tira em Quadrinhos e Formação de Palavras




1. Leia a tirinha de Mafalda e responda:
a) Levante hipótese: Por que Mafalda sabia que o palavrão era "política"?
b) Qual a intenção da tira ao relacionar a palavra política com palavrão?

2) Destaque o radical das palavras abaixo:
palavrão
política
entardecer
enforcar
amanhecer

3) Escreva palavras que o radical comece com "P".

4) Qual é a função sintática da expressão: "aquele palavrão", no segundo quadrinho?

5) O que provoca o humor no último quadrinho?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: http://desmontandotexto.blogspot.com.br/

Leia mais:
Atividade sobre Estrutura e formação de palavras - Poesia Concreta
Exercícios sobre processo de formação de palavras (atividades, aula)
Aula sobre Estrutura e Formação de Palavras Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Períodos Simples e Compostos


Leia a tira da Mônica, de Maurício de Souza:

1 Leia a tirinha e responda:
a)Quantos períodos tem no segundo quadrinho?

b) Podemos dizer que os períodos são simples ou compostos? Justifique sua resposta.

c)Pode-se classificar a fala de Cebolinha no 3 quadrinho como período composto? Justifique sua resposta.

d) Qual o tipo textual predominante na tirinha?

e) Faça a correção ortográfica da fala do Cebolinha, depois classifique as orações em coordenadas ou subordinadas.

2. Identifique o humor gerado no último quadrinho da tira.

Exercícios sobre Substantivos - Flexão dos Substantivos


Leia o poema "Meu tio não é bandido", de Ricardo Azevedo:

1. Reescreva o poema em seu caderno, substituindo o substantivo "tio" por "tia" e fazendo as adaptações necessárias. Quando terminar, releia o texto e veja como ficou.

2. Dê o sentido dos substantivos destacados nas frases a seguir, observando o gênero de cada um deles.
a) O garotinho deu todo o dinheiro para o caixa, uma linda moça que, ao recebê-lo, colocou-o na caixa e deu-lhe o troco.
b) A guarda ficava de plantão na entrada do quartel, enquanto o guarda fazia ronda pelos edifícios.

3. A palavra grama, no feminino, significa gramínea de jardim; no masculino, significa unidade de peso. Suponha que você vá à padaria comprar 300 gramas de presunto. Ao fazer seu pedido ao vendedor, o que você diria?

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens - 6º ano.
# RESPOSTAS (GABARITO)

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1) Exercícios sobre Substantivos (2) Exercícios sobre substantivos (3)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Substantivos - Coletivos


Leia esta tira, de Adão Iturrusgarai:

1. Responda:
a) Para construir o sentido da tira, o cartunista empregou em cada quadrinho um substantivo e seu coletivo. Assim, que coletivos ele empregou no 2º, no 3º, no 4º e no 5º quadrinhos?
b) Qual é o coletivo de abelha?
c) A tira é engraçada porque quebra nossa expectativa quanto ao uso do coletivo no último quadrinho. Explique esse procedimento do cartunista.

2. Descubra qual dos coletivos a seguir corresponde à expressão destacada em cada uma das frases abaixo (se necessário, consulte o dicionário). Depois reescreva as frases, substituindo as expressões destacadas pelos coletivos correspondentes a elas.

acervo - biblioteca - fauna - arquipélago - caravana - flora - esquadrilha - elenco - exército

a) Um conjunto de viajantes atravessava o deserto.
b) O conjunto de ilhas das Filipinas é composto de 7 mil ilhas.
c) O Brasil, como quase todos os países, possui um conjunto de soldados responsável pela segurança nas fronteiras.
d) Os dois filmes foram interpretados pelo mesmo conjunto de atores.
e) O Museu de Artes de São Paulo tem um belíssimo conjunto de quadros.
f) Minha escola dispõe de um excelente conjunto de livros.
g) Nas comemorações festivas, é comum um conjunto de aviões se apresentar, fazendo acrobacias.
h) É maravilhoso conhecer o conjunto de flores e plantas do Pantanal Mato-Grossense.

# RESPOSTAS (GABARITO)

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens - 6º ano.

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1) Exercícios sobre Substantivos (2) Exercícios sobre substantivos (3)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Substantivos (3)


Leia esta tira "As Cobras", de Luis Fernando Veríssimo, para responder às questões 1 a 3:

1. No 2º quadrinho, na fala da cobrinha, há um substantivo composto.
a) Essa palavra está grafada de acordo com as normas ortográficas da língua? Justifique sua resposta.
b) Considerando as regras de flexão de número dos substantivos compostos, qual é o plural dessa palavra? Justifique sua resposta.

2. Observe a situação retratada na tira e responda:
a) Qual é a provável relação existente entre as personagens?
b) Considerando o locutor do 2º quadrinho, por que, na sua opinião, o cartunista colocou entre aspas o substantivo composto?

3. Observe o 3º e 4º quadrinhos e responda:
a) O adulto responde à pergunta das crianças?
b) Por que, na sua opinião, isso acontece?

4. Muitos substantivos assumem significados de acordo com o contexto em que estão inseridos. Considerando o contexto, dê o significado do substantivo destacado nos conjuntos de frases a seguir.
a) "Nosso céu tem mais estrelas"
b) Não desanime, meu filho, confie em sua estrela.
c) Cientista mundialmente reconhecido, Pedro é uma estrela entre seus pares.
d) Fernanda Montenegro é uma estrela do cinema e do teatro nacionais.
e) Nos filmes Uma Linda Mulher e O Casamento de Meu Melhor Amigo, a estrela é Julia Roberts.

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens 2

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1) Exercícios sobre Substantivos (2) Exercícios sobre Substantivos - Coletivos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...