quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Atividade com a fábula "O Leão e o Rato"
Observe o texto abaixo:
O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para engoli-lo.
– Perdoa-me! – gritou o ratinho. – Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
LA FOUNTAINE, Jean de. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/ODEwNDAw/>. Acesso em: 04 set. 2013.
# Exercícios:
1) O Leão se enfurece com o ratinho porque foi acordado de sua sesta. Qual foi a reação do Leão?
2) Em determinado momento do texto, o Leão se diverte com a ideia que o rato lhe apresenta para tentar não ser devorado. Com base nisso, responda:
a) Qual é a ideia apresentada pelo rato?
b) Por que o Leão a considerou divertida?
3) Qual é a moral dessa história?
# RESPOSTAS (GABARITO)
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Atividade sobre onomatopeias e tirinhas
Leia a tirinha a seguir e responda às questões 1 e 2:
1) No primeiro quadrinho, o personagem Cebolinha usou duas onomatopeias para tentar reproduzir sons comuns em carros. Que sons ele tentou reproduzir?
2) Considerando a situação da tira, explique:
a) Por que as letras do nome Cebolinha, no segundo quadrinho, estão maiores e em negrito (mais escuras)?
b) Por que Cebolinha não deveria brincar de carrinho perto do amigo de seu pai?
3) Elabore uma ilustração para cada uma das onomatopeias abaixo:
a) Buaáá
b) Nhac
c) Auau
d) Bang!
Atividade sobre quadrinhos e interjeições
Observe a tirinha abaixo e responda às questões 1 e 2:
1) De acordo com a tirinha, Chico Bento parece ter entendido a finalidade das histórias para dormir? Por quê?
2) Você deve ter observado que os personagens da tira usam uma linguagem muito característica, diferente daquela que normalmente vemos nas novelas e jornais da televisão, por exemplo.
a) Explique por que a fala deles é tão diferente.
b) Agora, retire da tirinha três palavras e as reescreva da forma como elas seriam ditas se a situação se passasse na cidade.
3) As interjeições são palavras que expressam alguns de nossos sentimentos: susto, medo, raiva, alegria, tristeza. Complete os espaços abaixo com a interjeição correta entre as especificadas no quadro abaixo, de acordo com a emoção determinada entre parênteses. Confira o exemplo:
______ (Alegria)! A mamãe vai fazer bife com batatas fritas para o almoço!
Oba! A mamãe vai fazer bife com batatas fritas para o almoço!
a) Telefone para mim? ...............! (Irritação). Não aguento mais falar com ninguém.
b) ...............! (Animação)! Nosso time ganhou o campeonato de futebol do bairro!
Avaliação
c) ...............! (Tristeza). Não sabia que você tinha esse compromisso hoje.
d) ...............! (Surpresa) Precisa falar desse jeito comigo?
e) ...............! (Raiva)! Eu me esqueci de fazer o trabalho de Português
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
Atividade sobre grau dos substantivos e dos adjetivos
Observe a tirinha abaixo e responda às questões 1 e 2:
1) Costuma-se falar a respeito de “histórias de pescador”, que geralmente são consideradas falsas. Na tirinha lida, um dos pescadores utiliza diversos substantivos no grau aumentativo. Que substantivos são esses?
2) O que indica que o outro pescador considera o comentário de seu “compadre” como mentira?
3) Nas frases a seguir, indique o efeito do uso do aumentativo e diminutivo, correlacionando as colunas.
( ) A Juliana Paes é linda. Um verdadeiro mulherão!
( ) Fala, Pedrinho! Há quanto tempo, hein! Acho que não te vejo desde a faculdade... Como você está?
( ) Que carrão, hein! Velho, pneu careca e faltando pedaço.
( ) Por favor, troca de canal. Esse filminho está muito sem graça.
( ) Que casarão! São cinco salas, uns dez quartos e oito banheiros.
(1) Pejorativo
(2) Carinho
(3) Tamanho
(4) Ironia
(5) Elogio
Atividade sobre o balões nos quadrinhos
1) Observe a tira a seguir e responda às questões propostas:
a) O que os personagens Cebolinha, Mônica e Magali estão fazendo?
b) Que tipo de balão é usado nos quadrinhos e o que ele representa?
c) Diferente da Cebolinha e Mônica, Magali tem um jeito muito próprio de “contar
carneirinhos”. O que ela faz no sonho?
2) Observe a tirinha abaixo e responda às questões propostas:
a) Os pedidos de Calvin no primeiro e no segundo quadrinhos se direcionavam, provavelmente, a quem?
b) O que sugerem as formas dos balões no primeiro e no segundo quadrinhos?
3) Crie para cada quadrinho da tira a seguir, ao menos, um balão. No total, portanto, você deverá criar, pelo menos, três balões: um de pensamento, um de grito e outro de fala normal.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Assinar:
Postagens (Atom)