quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Atividade sobre fonema e letra (som e letra)


Leia este anúncio, do museu MASP:

1. Todo texto é produzido por alguém e para alguém; além disso, cumpre uma finalidade comunicativa.
a) Quem é o anunciante, no anúncio lido?
b) O que o anúncio promove ou divulga?
c) Levante hipóteses: Qual é o público-alvo desse anúncio?

2. Na frase “Faça de conta que o Masp está em Paris”, o anunciante revela ter uma opinião sobre o turista brasileiro. Qual é ela?

3. No enunciado “Faça uma viagem. Visite o Masp”, há ambiguidade, ou seja, há mais de um sentido
possível. Quais são esses sentidos?

4. Pronuncie estas palavras do anúncio: "conta" e  "que" 
a) Quantas letras cada uma delas apresenta?
b) Quantos sons cada uma delas tem?

5. Compare o som da letra s nas palavras Masp e visite. A letra s representa o mesmo som nas duas palavras? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre língua, linguagem e código


Leia a tira a seguir, de Nik, e responda às questões 1 e 2:

1. A tira cria humor a partir do uso de alguns sinais de trânsito. Nos quatro primeiros quadrinhos, o
que Gaturro quer ensinar a Gaturrinho?

2. No 5º quadrinho, Gaturro espirra e, no 6º quadrinho, Gaturrinho aponta-lhe uma placa de trânsito.
a) O que essa placa significa normalmente?
b) Levante hipóteses: Como Gaturinho deve ter compreendido essa placa? Por que, provavelmente, ele teve essa compreensão?

Leia o anúncio abaixo e responda às questões de 3 a 5:

3. Observe o anúncio. Ele é formado por linguagem visual e linguagem verbal.
a) O que compõe a parte visual do anúncio?
b) E a parte escrita?
c) O que sugere a imagem do poste com várias placas?

4. Na parte inferior do anúncio se lê: “A vida é uma selva”. Qual é a relação dessa frase com as imagens?

5. Os anúncios publicitários têm a finalidade de promover um produto, uma marca ou uma ideia.
a) Levante hipóteses: Considerando que o anúncio lido foi produzido para vender um produto, de que tipo  seria esse produto?
b) Você acha que os recursos visuais e linguísticos utilizados no anúncio estimulam a compra de um produto? Por quê?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre "Código Linguístico" (linguagem)


Leia o anúncio a seguir, da marca de motos Honda, e responda às questões propostas:

1. O anúncio promove um tipo e uma marca de motocicleta.
a) Observe as imagens do anúncio. A motocicleta é comum ou especial?
b) Levante hipóteses: Qual é o perfil do consumidor que o anúncio pretende atingir?

2. As palavras "air" e "bag" são originárias do inglês. O que elas significam?

3. As palavras "air" e "bag", quando utilizadas juntas, formam a expressão "air bag", que, no Brasil, designa um equipamento que compõe alguns carros. Que equipamento é esse e qual é a sua função?

4. Segundo o texto, andando na motocicleta, tem-se "air" na frente e "bag" nas costas.
a) No contexto do anúncio, a que situação esses termos fazem referência?
b) Entre as palavras a seguir, quais traduzem melhor a sensação que a situação mostrada no anúncio proporciona (moderação, liberdade, segurança, aventura)?

5. Ao explorar os sentidos das palavras "air" e "bag", o anúncio acaba contrapondo dois perfis de motorista: os motoristas de carro e os motoristas da moto anunciada. Explique corno se dá essa oposição.
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre Linguagem a partir de anúncio propaganda


Leia o anúncio da marca Nissan:

1. Releia o enunciado principal do anúncio:
"Não dá para discutir design com um povo que desenha até na hora de escrever."

a) Qual é o povo a que o texto se refere?
b) Quais elementos do texto permitem chegar à resposta da pergunta anterior? Trata-se de elementos verbais ou não verbais?

2. A respeito da escrita do povo referido no anúncio, responda:
a) Qual é a particularidade dessa escrita, segundo o anúncio?
b) De que forma essa particularidade contribui para a caracterização do produto anunciado?

3. Interprete: Qual é o sentido da expressão "não dá pra discutir", no contexto?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre Linguagem - ação e interação


Você conhece Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino? Ela é uma menina inteligente, que adora questionar tudo o que vê. Leia esta tira com a personagem:


1. A tira retrata uma situação cotidiana.
a) Quem são as personagens?
b) Onde elas estão?

2. Observe o 2º e 3º quadrinhos da tira.
a) Na sua opinião, por que Mafalda estica os olhos, puxando-os com os dedos?
b) A que língua pertencem as palavras que ela diz à mulher?
c) Converse com os colegas e tente descobrir o que significa cada uma das palavras faladas por Mafalda.
d) Essas palavras formam frases com sentido?

3. No 4º quadrinho da tira, a mulher foge.
a) Você acha que a mulher entendeu o que Mafalda disse?
b) Deduza: O que pode ter pensado a respeito de Mafalda?

4. O humor da tira concentra-se no último quadrinho, quando Mafalda diz: "E depois ficam falando de maior compreensão entre Oriente e Ocidente!".
a) Quem você acha que é o enunciador de uma fala como essa?
b) Que tipo de compreensão é essa que Mafalda se refere?
c) Na imaginação de Mafalda, qual das duas personagens representa o Ocidente? E o Oriente?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...