sábado, 16 de maio de 2015

Atividade com tirinhas (Novo Acordo Ortográfico)



1. Esse texto pertence ao gênero textual
a) história em quadrinhos   b) charge   c) tirinha   d) cartum

2. No último quadrinho desse texto, a forma como foi escrito o trecho "Passa aki em ksaaaaa..." indica
a) aproximação entre fala e escrita
b) códigos a serem decifrados
c) desconhecimento das regras de escrita
d) erros de digitação no computador

3. Em "Falaaa Tiunnnn! Blz?!", nota-se o emprego da linguagem
a) culta   b) técnica   c) informal   d) jornalística

4. Uma palavra do texto que sofreu alteração após a adoção do acordo ortográfico é?
a) sobrinho   b) vícios   c) ideia   d) moleza

5. O trecho "Tec Tec Tec...", no segundo quadrinho, é um exemplo de qual figura de linguagem?
a) onomatopeias   b) metáfora   c) metonímia   d) eufemismo

6. Em "... vou pedir ajuda ao meu sobrinho para entender o tal acordo", o elemento de coesão destacado indica
a) causa   b) oposição   c) finalidade   d) consequência

7. Sobre a palavra "ideia'
a) Por que motivo não possui acento?
b) Que outras palavras você conhece que não são mais acentuadas pelo mesmo motivo?

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sexta-feira, 1 de maio de 2015

Atividade de charge (cartum) sobre o tema "violência dos policiais contra professores grevistas"


 Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais, após o "confronto" entre policiais militares e grevistas professores do estado do Paraná:
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema "polêmico" abordado pela charge?

2. Qual é a crítica explorada pelo autor do texto por meio das imagens ilustradas na charge?

3. A “Charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Quais outras reflexões sobre a educação podem ser feitas após a leitura desta charge?

5. Você concorda ou discorda com a crítica feita nessa charge? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "maioridade penal" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão
b) Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs). Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de abril de 2015

Atividade com o gênero anúncio publicitário de internet


# Leia com atenção o anúncio publicitário acima para responder às questões que seguem:

1. O anúncio acima é constituído por linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista (quando mistura as duas linguagens). Explique sua resposta.

2. Toda propaganda é publicada em um suporte textual (jornal, revista, outdoor, blog, etc). No caso acima, o anúncio publicitário é veiculado em que suporte textual?

3. Sobre o anúncio em questão:
a) Qual é a finalidade do anúncio?
b) A quem você acha que o anúncio se dirige? Por quê?
c) Qual o efeito que o anunciante pretende provocar nos leitores? Justifique sua resposta.

4. Analisando melhor o anúncio publicitário acima, você o avalia como eficiente para conquistar o público pretendido? Explique sua resposta.

5. A partir das questões analisadas acima, quais são as características de um anúncio publicitário?

sábado, 25 de abril de 2015

Atividade de charge (cartum) sobre o tema "maioridade penal"



ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema "polêmico" abordado pela charge?

2. Qual é a crítica explorada pelo autor do texto por meio das imagens ilustradas na charge?

3. A “Charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. O que representa para o menino cada porta ilustrada na charge?
a) educação
b) saúde
c) cadeia

5. Você concorda ou discorda com a crítica feita nessa charge? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "maioridade penal" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão
b) Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs).

# RESPOSTAS (GABARITO)   

domingo, 12 de abril de 2015

Atividades sobre crônica (Saerjinho 2012)



Leia o texto abaixo.
Grande Edgar
Já deve ter acontecido com você.
– Não está se lembrando de mim?
Você não está se lembrando dele. Procura, freneticamente, em todas as fichas armazenadas na memória o rosto dele e o nome correspondente, e não encontra. [...]
Neste ponto, você tem uma escolha. Há três caminhos a seguir.
Um, curto, grosso e sincero.
– Não. [...]
O “Não” seco pode até insinuar uma reprimenda à pergunta. Não se faz uma pergunta assim, potencialmente embaraçosa, a ninguém, meu caro. [...] Você deveria ter vergonha. [...] Outro caminho, menos honesto, mas igualmente razoável, é o da dissimulação.
– Não me diga. Você é o... o...
“Não me diga”, no caso, quer dizer “Me diga, me diga”. [...]. Ou você pode dizer algo como:
– Desculpe, deve ser a velhice, mas...
Este também é um apelo à piedade. Significa “não tortura um pobre desmemoriado, diga logo quem você é!”. [...]
E há um terceiro caminho. O menos racional e recomendável. O que leva à tragédia e à ruína. E o que, naturalmente, você escolhe.
– Claro que estou me lembrando de você!
Você não quer magoá-lo, é isso! Há provas estatísticas de que o desejo de não magoar os outros está na origem da maioria dos desastres sociais, mas você não quer que ele pense que passou pela sua vida sem deixar um vestígio sequer. [...] Você ainda arremata:
– Há quanto tempo! [...]
Quem será esse cara meu Deus? Enquanto resgata caixotes com fichas antigas no meio da poeira e das teias de aranha do fundo do cérebro, [...].
Uma tentativa. É um lance arriscado, mas nesses momentos deve-se ser audacioso.
– Cê tem visto alguém da velha turma?
– Só o Pontes.
– Velho Pontes! ([...] Pelo menos agora tem um nome com o qual trabalhar. Uma segunda ficha para localizar no sótão. Pontes, Pontes...) [...]
– Sabe que a Ritinha casou? [...]
– Com quem?
– Acho que você não conheceu. O Bituca. (Você abandonou todos os escrúpulos. [...] Como que não conhece o Bituca?)
– Claro que conheci! Velho Bituca...
– Pois casaram.
É a sua chance. É a saída. Você passou ao ataque.
– E não avisou nada? [...]
– Desculpe, Edgar. É que...
– Não desculpo não. [...] (Edgar. Ele chamou você de Edgar. Você não se chama Edgar.
Ele confundiu você com outro. Ele também não tem a mínima ideia de quem você é. O melhor é acabar logo com isso. Aproveitar que ele está na defensiva. Olhar o relógio e fazer cara de “Já?!”.)
– Tenho que ir. Olha, foi bom ver você, viu?
– Certo, Edgar. E desculpe, hein? [...]
Ao se afastar, você ainda ouve, satisfeito, ele dizer “Grande Edgar”. Mas jura que é a última vez que fará isso. Na próxima vez que alguém lhe perguntar “Você está me reconhecendo?” não dirá nem não. Sairá correndo.

1. Esse texto é um fragmento de
A) crônica.
B) entrevista.
C) notícia.
D) resumo.
E) romance.
RESPOSTA

2. De acordo com esse texto, o narrador diz que conhece o interlocutor, porque
A) deseja saber notícias dos amigos.
B) está atrasado para um compromisso.
C) não quer magoá-lo.
D) não quer prolongar a conversa.
E) sente-se esquecido.
RESPOSTA
 
3. O trecho “Você deveria ter vergonha” (ℓ. 9) está relacionado ao fato de o interlocutor da conversa
A) chamar o narrador de Edgar.
B) dar detalhes sobre o casamento de Ritinha.
C) perguntar se o narrador lembrava-se dele.
D) envolver-se em um lance arriscado.
E) escolher o terceiro caminho.
RESPOSTA
 
4. No trecho “Você é o... o...” (ℓ. 11), o uso das reticências expressa
A) decepção.
B) dúvida.
C) ironia.
D) preocupação.
E) suspense.
RESPOSTA

5. Sobre o fato de o narrador afirmar ao interlocutor que lembrava-se dele, há uma opinião em:
A) “Um, curto, grosso e sincero”. (ℓ. 6)
B) “Outro caminho, menos honesto, mas igualmente razoável”. (ℓ. 10)
C) “É um lance arriscado, mas nesses momentos deve-se ser audacioso”. (ℓ. 25)
D) “não tortura um pobre desmemoriado, diga logo quem você é!”. (ℓ. 14-15)
E) “Você não quer magoá-lo, é isso!”. (ℓ. 19)