terça-feira, 4 de setembro de 2018

Atividade de argumentação no discurso político | candidato Collor de Melo em 1989



Leia a transcrição da propaganda eleitoral de 1989 do candidato à presidência Fernando Collor de Melo, vencedor naquela eleição.

"Minha voz hoje não é somente minha. É também a voz do povo. Começamos sozinhos: o povo e eu. Sozinhos, enfrentamos os marajás, denunciamos a corrupção, lutamos contra tudo isso que aí está. Minha gente, temos a melhor proposta para o país porque temos capacidade para governar, porque temos um programa de governo claro e definido, voltado para a diminuição da desigualdade, para as ações sociais que acabem com a miséria e a fome. Queremos um país mais justo para todo o povo e não apenas para uma pequena parcela da população. Eu preciso de vocês. Vamos juntos, minha gente! Vamos construir o país novo! Agora chegou a nossa vez!"

# Questões:
# Questões:
1. Qual a tipologia desse texto? Narrativo, argumentativo ou descritivo? Explique.

2. Levante hipóteses: por que o candidato se diz sozinho e, ao mesmo tempo, com o povo?

3. O que o candidato quis dizer em "lutamos contra tudo isso que aí está"?

4. Ele detalha como pretende cumprir sua "proposta para o país"? Quais argumentos o candidato enumera para defender sua proposta?

5. Comente o modo como o candidato encerra seu discurso.

6. A partir do texto, transcreva:
a) uma oração explicativa

b) uma oração aditiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário