domingo, 22 de setembro de 2019

Atividade sobre variedade linguística - português do Brasil / português de Portugal


A notícia a seguir foi publicada no site da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), em 2/10/2013. Leia-a.

Marquinhos admite possibilidade de representar seleção portuguesa

Lisboa, 02 out (Lusa) - O futebolista brasileiro Marquinhos, autor de um dos golos da vitória por 3-0 do Paris Saint-Germain frente ao Benfica, na segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões, colocou a hipótese de representar a seleção portuguesa.

"Tenho nacionalidade portuguesa, tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa. Tudo tem de ser estudado, de ser analisado com o meu empresário e com a família. Se o convite [para seleção portuguesa] vier, porque não? Vou ficar muito honrado e feliz", respondeu à SportTV quando questionado sobre a possibilidade de vir a naturalizar-se.

Marquinhos confessou ainda que teve vergonha de pedir a camisola a um dos seus ídolos, o benfiquista Luisão, e destacou a dificuldade da vitória do PSG sobre o Benfica.

"A vitória pareceu ser fácil, mas não foi. Dentro de campo tivemos de nos impor, de lutar. Só nós sabemos o que lutámos dentro de campo", garantiu.

O Benfica foi hoje derrotado por 3-0 pelo PSG, no Parque dos Príncipes, em Paris, em jogo da segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. (Fonte: http://www.rtp.pt/)

1. Sobre a notícia, responda:
a) Em que idioma ela está escrita?
b) Você teve alguma dificuldade na leitura ou na compreensão do texto? Se sim, qual?

2. Releia este trecho da notícia:
“Marquinhos confessou ainda que teve vergonha de pedir a camisola a um dos seus idolos, o benfiquista Luisão e destacou a dificuldade da vitória do PSG sobre o Benfica". 

a) Há no trecho uma palavra que causa estranheza ao leitor brasileiro. Qual é essa palavra?
b) Qual é o significado dessa palavra no Brasil?
c) Levante hipóteses: qual é o significado dessa palavra em Portugal? Na leitura do texto, o que permite chegar a esse significado?

3. Recentemente, os países falantes do português assinaram um acordo que unifica a ortografia da língua.
a) Esse acordo resolve problemas quanto à diferença de significado de palavras?
b) Indique duas outras palavras empregadas na notícia, além da apontada na questão anterior, que permanecem diferentes nas variedades lusitana e brasileira do português.

4. Converse com seus pais e com seus avós e informe-se sobre quais gírias eram utilizadas no tempo em que eles eram crianças e adolescentes. Anote-as em seu caderno, leia-as para a classe e ouça as
anotações de seus colegas.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário