terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Atividade sobre Preposição (II)



1. Leia esta anedota:

Esta fundiu a cuca do garçom: 
O freguês entrou e pediu um chop. 
Ele trouxe o chop e o freguês pediu para trocar o chop por uma laranjada. 
Ele trocou e o freguês bebeu e saiu sem pagar. 
— Ei! — disse o garçom. — O senhor não pagou a laranjada. 
— Claro. Troquei pelo chop. 
— É... mas o senhor não pagou o chop. 
— Claro. Eu não bebi! 
(Ziraldo. Novas anedotinhas do Bichinho da Maçã. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1988. p. 20-1.) 

Em seu caderno, forme dois grupos de palavras: um com as preposições puras e outro com as contrações e combinações empregadas no texto.

2. Em seu caderno, complete as frases seguintes com preposições e locuções prepositivas ou com contrações e combinações, de acordo com o sentido indicado entre parênteses:
a) Nunca fui suspenso ___ indisciplina. (causa)
 b) Eu preciso estudar muito ___ essa prova. (finalidade)
 c) Por favor, não fale comigo ___  berros. (modo)
 d) Fique ___ três metros de mim, pois não quero passar minha gripe para você. (distância)
 e) Fui ___ Juliano ___ clube. (companhia e direção)
 f) Ele se dirigiu ___ o sentido inverso. (destino)
 g) Veio ___ Salvador ___ ônibus. (origem, meio)
 h) Irei ___ a classe ___ litoral ___ fazermos uma pesquisa de biologia marinha. (companhia, destino, finalidade)
i) Eles alcançaram seu objetivo ___ nenhum esforço. (falta)
 j) Está indo ___ pé ___ escola. (meio, destino)

3. Compare os pares de frases abaixo. Observe que a mesma preposição pode, em uma situação, transmitir ideia de tempo e, em outra, transmitir ideia de espaço. Indique qual o sentido que cada uma destas preposições transmite:
a) Iremos a Brasília amanhã.
  A dois dias do casamento, preparava tudo com gosto.
 b) Fui até Roma, mas não cheguei a Milão.
 Então até amanhã.
 c) De sol a sol, trabalhávamos duramente.
 Descia de seu sobrado todo imponente, como se fosse a uma festa.
 d) Todos se postaram em fila, um após o outro.
 Encontraram-se finalmente, após tantos anos de distância.
 e) Tudo está poluído neste rio, desde a nascente até aqui.
 Nunca mais fui o mesmo desde aquele acidente.
 f) Em minutos, já não se via mais ninguém no local do crime.
 Não ficou ninguém no local do crime.

Fonte: Português: Linguagens, Cereja e Magalhães Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário