terça-feira, 30 de junho de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "Desmatamento e proteção aos indígenas"



Leia o cartum abaixo, do cartunista Genildo:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema de parte dos governastes do país não estarem dando a importância devida às questões relacionadas ao desmatamento e à proteção aos indígenas?

5. Qual o nível de linguagem utilizado no cartum lido?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

6. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
7) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "desmatamento" na sua escola? Produza um cartum (ou charge) que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Atividades sobre poesias do Pós-modernismo




Leia as duas poesias abaixo:

Texto 1 - História natural

Meu filho agora
ainda não completou três anos.
O rosto dele é bonito e os seus olhos repõem
Muita coisa da mãe dele e um pouco
                               de minha mãe.

Sem alfabeto o sangue relata
as formas de relatar: a carne desdobra a carne
                               mas penso:
                               que memória me pensará?

Vejo meu filho respirando e absurdamente
imagino
como será a América Latina no futuro.
(Cacaso)

Texto 2 - Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
(Mário Quintana)

# Questões:
1. Nesses textos, o eu lírico demonstra preocupação com
A) a beleza do filho.
B) a destruição da natureza.
C) a passagem do tempo.
D) a perda da memória.

2. No texto 1, de Cacaso, nota-se uma determinada estruturação dos versos. Como podemos classificar esses versos?
A) versos livres
B) versos padrões

3. No Texto 2, o trecho “Sempre é outro rio a passar.”
A) angústia.
B) circularidade.
C) expectativa.
D) insatisfação.

4. No Texto 2, o eu lírico mostra-se
A) angustiado.
B) cansado.
C) distraído.
D) esperançoso.

5. Nos versos do texto 2, "Viver tão só de momentos / Como estas nuvens no céu...", a conjunção "como" expressa
A) Causa
B) Consequência
C) Condição
D) Comparação

# RESPOSTAS (GABARITO)

terça-feira, 23 de junho de 2020

Atividade sobre o gênero textual "Editorial" 2




Leia o texto a seguir:

Economizar água já deveria fazer parte de nossa cultura
Uma das mais ricas experiências de convivência com a seca é de Israel

A divulgação pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) do mais recente prognóstico para os próximos três meses em relação à possibilidade de chuvas no Ceará, apesar de indicar pequena melhora na comparação com os dados anteriores, não chega a causar otimismo no povo sertanejo que ainda aguarda um inverno bom para este ano. De acordo com a Funceme a probabilidade de o Estado ter chuvas abaixo da média histórica em março, abril e maio continua sendo de 40%. As pequenas alterações se deram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%).

Na verdade, segundo a avaliação dos técnicos, caso se confirme o novo prognóstico, o efeito mais imediato seria a dificuldade de alimentação para o gado. Já quanto à viabilidade do armazenamento de água para consumo humano o reflexo por conta desse quadro não seria tão grande. O fato é que estamos realmente diante de situação na qual é preciso que se pense imediatamente em alternativas de convivência, e não mais que fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas. Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso que a sociedade se conscientize da importância de poupar água.

A economia de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta. Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a cultura de um povo. Por que não fazemos o mesmo agora e já passamos a adotar a economia de água como estratégia para os próximos anos?

Uma das mais ricas experiências de convivência com a seca é de Israel. Lá, nos últimos 30 anos, sem acrescentar uma gota de água, ou um centímetro a mais de terra cultivada, a produção foi aumentada em 17 vezes. Isso por meio da tecnologia, do conhecimento, do uso de forma mais inteligente. Uma das formas de se alcançar isso foi justamente poupando. Hoje, aquele país depende muito menos da chuva. Vê-se, portanto, que é possível combinar meios e métodos com a mudança de cultura.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/02/26/noticiasjornalopiniao,3212365/economizar-agua-ja-deveria-fazer-parte-de-nossa-cultura.shtml

01. Sobre o gênero textual editorial é correto afirmar:
a) O editorial pode ser escrito por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre algum assunto.
b) O editorial expõe fatos e informações recentes com o objetivo de deixar os leitores informados sobre os últimos acontecimentos.
c) O editorial representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento.
d) O editorial informa a população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão afetando a sociedade.
e) O editorial expõe a opinião coletiva de determinados grupos da sociedade sobre problemas políticos e sociais.

02. A tese defendida no texto pode ser encontrada em qual trecho a seguir?
a) “...é preciso que se pense imediatamente em alternativas de convivência, e não mais que fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas”.
b) “...apesar de indicar pequena melhora na comparação com os dados anteriores, não chega a causar otimismo no povo sertanejo...”
c) “As pequenas alterações se deram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%)”.
d) “A economia de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta”.
e) “Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a cultura de um povo”.

03. Para defender uma tese, é necessário que se busque argumentos que levem o seu interlocutor a concordar com o seu pensamento e, para dar sustentação a esses argumentos, algumas estratégias são importantes. No texto II, o autor utilizou quais estratégias argumentativas?

I. Faz referência a fatos históricos para exemplificar como lidamos com os períodos de seca.
II. Cita o prognóstico de um instituto de meteorologia.
III. Compara a situação das poucas no Ceará com a de outros estados do Nordeste.
IV. Cita dados estatísticos que comprovam a escassez de água.
V. Cita opiniões de especialistas sobre diversas tecnologias que poderiam ajudar na economia de água.
VI. Faz comparação entre as formas de lidar com a carência de chuva no Ceará e Israel.

a) Estão corretos os itens I, II e VI.
b) Estão corretos os itens II, IV e VI.
c) Estão corretos os itens I, III e V.
d) Estão corretos os itens II, IV, e V.
e) Estão corretos os itens II, V e VI.

04. Em “Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso que a sociedade se conscientize da importância de poupar água", a conjunção "mesmo que" foi utilizada para estabelecer qual ideia entre as orações do período?
a) Finalidade
b) Consequência
c) Condição
d) Concessão
e) Proporção

05. No período “Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento...”, o termo em destaque poderia ser substituído por qual outro que mantivesse o mesmo sentido?
a) Aprovado
b) Sugerido
c) Defendido
d) Discutido
e) Considerado


Fonte: decifrandotextosecontextos.blogspot.com/

Atividade sobre o gênero textual "Editorial" 1




Leia o texto a seguir:

O Brasil no ranking mundial da corrupção
O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior

Não é surpresa que o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior desempenho no mundo. A lista é produzida pela respeitada Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário do Banco Mundial, que empunha a bandeira do combate à corrupção.

A Transparência Internacional assevera que não investiga nem relata casos isolados de corrupção. Seu objetivo é desenvolver ferramentas para combater a corrupção. Para isso, age em parceria com outras organizações afins, empresas e governos. A cada ano, a Transparência Internacional produz um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.

O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior. A Transparência Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países, uma queda de sete posições em comparação ao relatório anterior. O ranking é montado a partir de sondagens colhidas por diferentes entidades.

Segundo o levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e África do Sul. Dos 100 pontos possíveis, o Brasil conseguiu 38. Portanto, abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas.
Ressalte-se que o índice (ou o ranking) é estruturado com base na coleta de percepções. É evidente que o estouro do escândalo da Petrobras e toda a sujeira levantada pela Operação Lava Jato são os responsáveis pela queda do Brasil no ranking internacional.

A questão para refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”. Um dos estímulos principais à corrupção permanece intacto. No caso, o fatiamento político do setor público como forma de manter o poder. É um problema que se estende também a estados e municípios.

Em contrapartida, é importante ressaltar que a maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal. A imprensa livre é outro fator determinante. Porém, o avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/01/29/noticiasjornalopiniao,3568366/o-brasil-no-ranking-mundial-da-corrupcao.shtml

01. Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
a) Jurídicos
b) Religiosos
c) Publicitários
d) Jornalísticos
e) Científicos

02. A tipologia textual predominante no gênero textual Editorial corresponde à
a) Narrativa.
b) Descritiva.
c) Injuntiva.
d) Expositiva.
e) Argumentativa.

03. A TESE (principal opinião defendida no texto) defendida no editorial é a de que
a) O Brasil está abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas com relação à corrupção.
b) O escândalo da Petrobras e da Operação Lava Jato contribuíram para a queda do Brasil no ranking internacional.
 c) O Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência, os escândalos não se repitam mais.
d) A maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.
e) O avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.

04. No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as estratégias argumentativas encontradas no texto.

I. Menciona os resultados de uma pesquisa relevante.
II. Cita pensamentos filosóficos.
III. Compara a situação da corrupção no Brasil com a de outros países.
IV. Cita livros que tratam do problema da corrupção.
V. Cita acontecimentos recentes para explicar a posição rebaixada do Brasil no ranking mencionado.
VI. Faz referência a fatos históricos para mostrar que a corrupção é antiga.

a) Estão corretos os itens I, III e VI.
b) Estão corretos os itens II, IV e V.
c) Estão corretos os itens II, III, e V.
d) Estão corretos os itens I, III e V.
e) Estão corretos os itens I, II e VI.

05. Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem, predominantemente, à informação (I) ou à opinião (O), em seguida, assinale a opção correta.

I. “A lista é produzida pela Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário do Banco Mundial...” - (     )
II. “Não é surpresa que o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior desempenho no mundo”. – (      )
III. “A Transparência Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países,...” – (      )
IV. “A questão para refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”.” – (      )
V. “Porém, o avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões”. – (      )
VI. “Segundo o levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e África do Sul”. – (      )

a) I – (I); II – (O); III – (I); IV – (O); V – (O); VI – (I).
b) I – (I); II – (O); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (I).
c) I – (O); II – (I); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (O).
d) I – (I); II – (I); III – (I); IV – (O); V – (I); VI – (O).
e) I – (O); II – (O); III – (I); IV – (I); V – (O); VI – (I).

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: decifrandotextosecontextos.blogspot.com/

terça-feira, 9 de junho de 2020

Atividade sobre preposições - Tirinha da Dona Anésia



Leia a tirinha da Dona Anésia:

# Questões:
1) O homem entrega uma declaração de amor à mulher e no 5º e no 6º quadrinhos se mostra feliz por receber um bilhete dela, mas no 7º quadrinho aparece decepcionado e no último quadrinho descobrimos o porquê. Por que ele ficou triste?

2) Por que você acha que a mulher teve essa atitude?

3) Você concorda com a atitude da mulher? Por quê?

4) Releia o bilhete do 2º quadrinho: “Gravei seu nome no meu marca-passo. Você ficará pra sempre em meu coração.”

a) Há 3 preposições nesse bilhete. Transcreva-as.

b) A preposição usada na primeira frase indica:
(  ) modo                   (  ) meio                    (  ) lugar

c) A última preposição do bilhete indica:
(  ) modo                   (  ) meio                    (  ) lugar

5) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das conjunções destacadas:

(1) Causa                   (  ) Fiz a torta com biscoito maisena.
(2) Companhia        (  ) O Flamengo jogou com o Fluminense e perdeu.
(3) Instrumento      (  ) Chegou com a prima na festa.
(4) Matéria               (  ) Dirija com cuidado.
(5) Modo                   (  ) Assustou-se com o trovão.
(6) Oposição             (  ) Cortou-se com a faca.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: sugestoesdeatividades.blogspot.com

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Atividade de português sobre termos acessórios




1. Nas orações abaixo, alguns termos estão destacados. Marque (1) para adjunto adnominal, (2) para adjunto adverbial e (3) para aposto.
a) Pelé, o rei do futebol, é muito querido no mundo inteiro.
b) Falou calmamente com o filho.
c) A casa antiga foi alugada.
d) A mãe esperava o filho ansiosamente.
e) A garota da escola é bonita.
f) A escola, lugar fundamental na sociedade, tem que ser valorizada.

2. Vimos que o adjunto adverbial tem a função de indicar situações, modo e outras noções. Preencha as lacunas com palavras que indiquem as circunstâncias. Faça como no modelo abaixo.

Modelo: Andei tranquilamente pelo bairro.
Consegui fazer todo o trabalho perfeitamente.

a) Tratamos o menino adequadamente/carinhosamente/amorosamente.
b) A professora falou energicamente/ carinhosamente com todos os alunos.
c) O rapaz agiu delicadamente/atenciosamente com a namorada.
d) A criança falou demoradamente/amigavelmente.
e) O adolescente dançou animadamente.

3. Vimos que o adjunto adnominal tem a função de acrescentar informações sobre os nomes aos quais se refere. Preencha as lacunas com palavras que indiquem ideias acessórias. Faça como no modelo:

Modelo: A casa nova é muito bonita.
O espetáculo de dança foi cancelado.

a) O professor aposentado/de biologia/de química foi homenageado.
b) A criança levada/doente não foi embora.
c) Outros vizinhos indignados/revoltados participaram da reunião/do debate.
d) Pegaram as coisas erradas.

Leia agora outro trecho da peça “Confissões de Diego”, de Betho Ragusa para responder às questões 4 e 5.

― Sabe, não sei vocês, mas eu amo viver. “Que coisa mais banal” pensam alguns. Outros resolvem aproveitar a vida usando drogas, fumando, bebendo, sendo que eu em perfeita sanidade posso aproveitar a vida muito bem. Sou feliz no meu jeito careta de ser, certas coisas que a vida oferece são essenciais, para a busca da felicidade, não que eu saiba onde a felicidade esteja, mas aproveitando a vida com responsabilidade te deixa bem próximo a ela. Nada acontece duas vezes da mesma maneira, então se apreciarem com verdade, olharão pra trás e se sentirão realizados. É como quando a minha mãe faz geladinho e coloca no freezer, quando eu abro aquele cheiro me lembra infância, que me lembra brincadeira, muito longe da época que está chegando agora, a responsabilidade chegando, a espinha que se nega a sumir do rosto. Mas agora já era...

4. No trecho, “Sou feliz no meu jeito careta de ser”, a palavra destacada na fala da personagem não prejudicaria o sentido se fosse retirada, mas sua presença acrescenta uma característica. Reescreva a fala, substituído essa característica por outra.

5. Nas peças teatrais, as rubricas têm o papel de dar aos atores indicações sobre suas posturas, suas falas e, ainda, de indicar ao público como as coisas acontecerão na cena. Considerando a situação exposta na peça, reescreva o trecho final do fragmento “Mas agora já era”, acrescentando uma rubrica adequada.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividade sobre frase, oração e período




1. Marque (1) para frase e (2) para oração.
a) Comemos dois brigadeiros.
b) Silêncio!
c) Precisamos de paz.
d Fogo!
e) Perceberemos o momento atual?
f) O jogador fez dois gols.
g)Alerta vermelho!
h) Quietos!

2. Preencha as lacunas com as informações “frase” ou “oração”, conforme o caso.
a) Que calor!
b) Falei com você ontem.
c) Participamos da aula.
d) ― E agora?
e) ―Visitei meus avós.
f) Comprei duas bolsas e paguei à vista.

Leia agora o trecho da peça “Confissões de Diego”, de Betho Ragusa, para responder às questões 3 a 5.

― Como assim não tenho idade? Está cada vez mais claro que casamentos se desfazem por causa de falta de diálogo. Nem todo mundo pensa e fala o que você gostaria. Hoje em dia adultos estão com mais dúvidas do que adolescentes. Eu sei disso porque enfrento isso em casa. Tenho dois irmãos, mais velhos. E quanto mais velhos eles ficam mais estranhos se tornam. Minha irmã é maluca, quando briga com o namorado fica três dias trancada no quarto, até ele ligar e pedir perdão, será que ele está errado todas às vezes? Meu irmão toma banho demais, acho que ele tem medo de ir a algum encontro e saírem falando dele depois, e juro... (sussurrando, para o irmão não ouvir) Ele toma banho de perfume.

3. Observe que, no trecho “Nem todo mundo pensa e fala o que você gostaria”, há dois verbos. Reescreva o trecho, substituindo um dos verbos por outro de sentido parecido.

4. “Tenho dois irmãos, mais velhos.”
O trecho acima é uma oração. Que elemento confirma isso?

5. Observe o trecho “Como assim não tenho idade?” e faça o que se pede:
a) Considerando a situação apresentada no texto, que emoção a oração destacada expressa?

b) Em que situações este enunciado pode aparecer?

# RESPOSTAS (GABARITO)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Atividade de português sobre Variedades Linguísticas




1. Nas frases abaixo, marque (1) para variação histórica, (2) para variação regional (3) para variação sociocultural e (4) para variação situacional.
a) Mano, tu não sabe o que aconteceu!
b) Muié, vem cá.
c) Eu gosto de jabá com jerimum.
d) Em um congresso, um médico diz: ― Vamos apresentar estudos sobre os movimentos peristálticos.
e) O avô disse: ― Minha neta está completando dezesseis primaveras.

2. Leia o trecho do texto ANTIGAMENTE

Antigamente, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios; outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas. E alguns ouviam cantar o galo, mas não sabiam onde.
(Carlos Drummond de Andrade)

a) Este trecho se encaixaria em que tipo de variação linguística?

b) Escolha uma das curiosas expressões populares usadas no texto e informe seu significado.

3. Leia o poema a seguir e faça o que se pede.

Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
(Oswald de Andrade)

a) “Mió, pió, teia (...)”. De onde seriam as pessoas que falariam desse modo?

b) Tais palavras seriam incluídas em que tipo de variação linguística?

4. Muitas vezes, a fala dos adolescentes pode ser encaixada na variação sociocultural. Marque a alternativa que apresenta exemplos dessa variação:
a) ―Fala sério, gente! e ―Estou morrendo de fome!
b) ―Fiquei bolado! e ―Fiquei chateado!
c) ―A festa foi milgrau! e ―Deu ruim na escola!
d) ―Trolei os moleque! e ― Jogo muito!

5. Marque a única opção que contém um exemplo de variação geográfica.
a) Partiu academia.
b) A vida não é um mar de rosas.
c) Deu ruim no jogo de futebol.
d) Vem aqui, thcê.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividade sobre "discurso direto" e "discurso indireto"




1. Marque (1) para discurso direto e (2) para discurso indireto.
a) ― Não é ninguém, é o padeiro.
b) O diretor confirmou que todos sairão.
c) A mulher disse que não estava bem.
d) ― Qual é o problema do ser humano atualmente? ― perguntou o rapaz.

2. Observe o diálogo da peça “Higienizar as mãos”:

Médica 1 ― Você sabia que o simples gesto de lavar as mãos pode evitar contrair doenças? É imprescindível que as mãos sejam lavadas o maior número de vezes ao dia, e não só quando você acha que está suja, bactérias, fungos e vírus são invisíveis a olho nu, mas bastou pegar uma conjuntivite pra sentir a ação deles.
Paciente 1 ―Mas Doutora, não dá tempo, a correria do dia a dia impede-nos de lembrar que é necessário lavar as mãos sempre.

a) Há, obviamente, a presença do discurso direto. Cite um elemento que comprove isso.

b) A primeira parte da fala da médica está destacada. Passe-a para o discurso indireto.

3. Encontra-se abaixo um pequeno diálogo. Observe o contexto e complete-o com discursos diretos ou indiretos.

― Do que o ser humano precisa para viver?
― O ser humano precisa de muita inteligência e fé.
― Mas isso não fará sentido, se não tivermos força de vontade.

4. Os discursos abaixo são indiretos. Transforme-os em diretos. Siga o exemplo.
Ex.: O estudante falou que a prova está bem fácil.
― A prova estava bem fácil. ― Falou o estudante.

a) A mulher declarou que não ia conseguir subir as escadas.

b) O jovem garantiu que voltaria cedo.

c) O médico solicitou que o paciente ficasse quieto.

d) O gerente garantiu que devolveria o dinheiro.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividade sobre artigos a partir de um poema de Cecília Meireles




Leia o poema abaixo, de Cecília Meireles, e responda às questões abaixo:

Canção

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

# Questões:
1. Circule todos os artigos do texto e, depois, reescreva-os abaixo:

2. Observe o uso dos artigos em “meu sonho, dentro de um navio” e “o navio em cima do mar”.
a) Qual a diferença entre os dois casos?

b) Agora, explique o efeito gerado por essa diferença no poema.

3. No verso "para fazer com que o mar cresça", o conectivo "para" indica ideia de
a) tempo
b) consequência
c) finalidade
d) causa

4. No verso "meus olhos secos como pedras", a conjunção "como" indica ideia de
a) causa
b) conformidade
c) comparação
d) condição

# RESPOSTAS (GABARITO)

"Professores estão entre os profissionais mais vulneráveis à Covid-19", diz médico




Grande parte dos docentes tem inúmeras doenças ocasionadas pelo exercício da sala de aula, que por si só já é um espaço propício à propagação do coronavírus.

Segundo o médico Adalton N B Silva, consultado pelo Dever de Classe, os docentes estão entre os profissionais mais vulneráveis ao coronavírus. O especialista diz que muitos fatores pesam contra os educadores nessa guerra contra a pandemia, dentre os quais doenças adquiridas no exercício da sala de aula e esse próprio espaço de aglomeração em si, algo propício à disseminação da doença. Ele pondera que não aconselha volta às aulas agora e dá mais esclarecimentos.

Dr, por que os professores estão entre os mais vulneráveis ao coronavírus?
Contra os mestres pesam basicamente dois fatores, aliás, três, no caso de alguns. O primeiro é que muitos adquirem várias doenças no exercício da profissão, como problemas na garganta, doenças respiratórias, dores nas costas, esgotamento físico e mental, depressão etc. Isto baixa a imunidade dos mesmos e os torna, naturalmente, muito mais frágeis nessa guerra contra a pandemia.

E o segundo e terceiro fatores?
A escolas são espaços naturais de aglomeração, e as salas de aula mais ainda. Já imaginou uma professora ou professor numa sala com 20, 30, 40 ou mais alunos? Um perigo! Se não estiverem todos muito bem protegidos, o risco de contaminação é enorme.
Um terceiro fator também importantíssimo é que muitos professores têm mais de 50 anos e já estão debilitados por causa de outras doenças. Idade e doenças preexistentes compõem um coquetel que pode ser mortal para eles, caso se contaminem com coronavírus.

O senhor acha correto retornar às aulas agora, como prega por exemplo o presidente Bolsonaro?
Acho muito arriscado. Eu não aconselharia, sobretudo porque se sabe que ainda não há vacina ou qualquer medicamento eficaz no combate à doença. Por outro lado, nossas autoridades não têm condições ou não querem adaptar as escolas para esse retorno de forma segura. É melhor todo mundo continuar em casa por enquanto.

Fonte: Site Dever de Classe