sexta-feira, 26 de junho de 2020
Atividades sobre poesias do Pós-modernismo
Leia as duas poesias abaixo:
Texto 1 - História natural
Meu filho agora
ainda não completou três anos.
O rosto dele é bonito e os seus olhos repõem
Muita coisa da mãe dele e um pouco
de minha mãe.
Sem alfabeto o sangue relata
as formas de relatar: a carne desdobra a carne
mas penso:
que memória me pensará?
Vejo meu filho respirando e absurdamente
imagino
como será a América Latina no futuro.
(Cacaso)
Texto 2 - Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
(Mário Quintana)
# Questões:
1. Nesses textos, o eu lírico demonstra preocupação com
A) a beleza do filho.
B) a destruição da natureza.
C) a passagem do tempo.
D) a perda da memória.
2. No texto 1, de Cacaso, nota-se uma determinada estruturação dos versos. Como podemos classificar esses versos?
A) versos livres
B) versos padrões
3. No Texto 2, o trecho “Sempre é outro rio a passar.”
A) angústia.
B) circularidade.
C) expectativa.
D) insatisfação.
4. No Texto 2, o eu lírico mostra-se
A) angustiado.
B) cansado.
C) distraído.
D) esperançoso.
5. Nos versos do texto 2, "Viver tão só de momentos / Como estas nuvens no céu...", a conjunção "como" expressa
A) Causa
B) Consequência
C) Condição
D) Comparação
# RESPOSTAS (GABARITO)
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