terça-feira, 23 de junho de 2020
Atividade sobre o gênero textual "Editorial" 1
Leia o texto a seguir:
O Brasil no ranking mundial da corrupção
O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior
Não é surpresa que o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior desempenho no mundo. A lista é produzida pela respeitada Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário do Banco Mundial, que empunha a bandeira do combate à corrupção.
A Transparência Internacional assevera que não investiga nem relata casos isolados de corrupção. Seu objetivo é desenvolver ferramentas para combater a corrupção. Para isso, age em parceria com outras organizações afins, empresas e governos. A cada ano, a Transparência Internacional produz um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.
O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior. A Transparência Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países, uma queda de sete posições em comparação ao relatório anterior. O ranking é montado a partir de sondagens colhidas por diferentes entidades.
Segundo o levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e África do Sul. Dos 100 pontos possíveis, o Brasil conseguiu 38. Portanto, abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas.
Ressalte-se que o índice (ou o ranking) é estruturado com base na coleta de percepções. É evidente que o estouro do escândalo da Petrobras e toda a sujeira levantada pela Operação Lava Jato são os responsáveis pela queda do Brasil no ranking internacional.
A questão para refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”. Um dos estímulos principais à corrupção permanece intacto. No caso, o fatiamento político do setor público como forma de manter o poder. É um problema que se estende também a estados e municípios.
Em contrapartida, é importante ressaltar que a maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal. A imprensa livre é outro fator determinante. Porém, o avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/01/29/noticiasjornalopiniao,3568366/o-brasil-no-ranking-mundial-da-corrupcao.shtml
01. Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
a) Jurídicos
b) Religiosos
c) Publicitários
d) Jornalísticos
e) Científicos
02. A tipologia textual predominante no gênero textual Editorial corresponde à
a) Narrativa.
b) Descritiva.
c) Injuntiva.
d) Expositiva.
e) Argumentativa.
03. A TESE (principal opinião defendida no texto) defendida no editorial é a de que
a) O Brasil está abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas com relação à corrupção.
b) O escândalo da Petrobras e da Operação Lava Jato contribuíram para a queda do Brasil no ranking internacional.
c) O Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência, os escândalos não se repitam mais.
d) A maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.
e) O avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.
04. No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as estratégias argumentativas encontradas no texto.
I. Menciona os resultados de uma pesquisa relevante.
II. Cita pensamentos filosóficos.
III. Compara a situação da corrupção no Brasil com a de outros países.
IV. Cita livros que tratam do problema da corrupção.
V. Cita acontecimentos recentes para explicar a posição rebaixada do Brasil no ranking mencionado.
VI. Faz referência a fatos históricos para mostrar que a corrupção é antiga.
a) Estão corretos os itens I, III e VI.
b) Estão corretos os itens II, IV e V.
c) Estão corretos os itens II, III, e V.
d) Estão corretos os itens I, III e V.
e) Estão corretos os itens I, II e VI.
05. Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem, predominantemente, à informação (I) ou à opinião (O), em seguida, assinale a opção correta.
I. “A lista é produzida pela Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário do Banco Mundial...” - ( )
II. “Não é surpresa que o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior desempenho no mundo”. – ( )
III. “A Transparência Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países,...” – ( )
IV. “A questão para refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”.” – ( )
V. “Porém, o avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões”. – ( )
VI. “Segundo o levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e África do Sul”. – ( )
a) I – (I); II – (O); III – (I); IV – (O); V – (O); VI – (I).
b) I – (I); II – (O); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (I).
c) I – (O); II – (I); III – (O); IV – (I); V – (O); VI – (O).
d) I – (I); II – (I); III – (I); IV – (O); V – (I); VI – (O).
e) I – (O); II – (O); III – (I); IV – (I); V – (O); VI – (I).
# RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: decifrandotextosecontextos.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário