quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atividade sobre "gírias" a partir de uma tirinha do Níquel Náusea, de Fernando Gonsales


Leia a tira em quadrinhos do "Níquel Náusea", criado pelo cartunista Fernando Gonsales:

# Exercícios de interpretação de texto:
1. Se dividirmos as personagens da tira em dois grupos, conforme suas características linguísticas, como ficaria? Justifique sua resposta.
Resposta: Os três primeiros da esquerda são adeptos às gírias, enquanto que o personagem baixinho e da direita prefere uma linguagem mais formal.

2. Por que a personagem de menor tamanho usa óculos? O que isso acrescenta ao sentido da tira?
Resposta: Ele usa óculos como um tipo de esterótipo de uma pessoa inteligente.

3. A propósito: Onde está a graça do texto?
Resposta: A graça do texto está na quebra de expectativa causada pela fala formal do personagem mais baixo e de óculos.

4. Sobre a expressão “Fala sério!’' empregado no primeiro e no último quadrinho:
a) Elas possuem o mesmo sentido?
Resposta: Não.

b) Qual o sentido de "fala sério" empregado no primeiro quadrinho?
Resposta: No primeiro, a expressão "fala sério" tem um sentido figurado de "não acredito" ou "mentira". 

c) E qual o sentido de "fala sério" empregado no último quadrinho?
No último quadro tem sentido real, como se dizendo "fale a verdade" ou "fale o certo".

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atividade de português a partir de uma tirinha do Chico Bento, de Maurício de Sousa


Leia a tira em quadrinhos do personagem Chico Bento, criado pelo cartunista Maurício de Sousa:

# Exercícios de interpretação de texto:
1. No primeiro quadro, o Chico Bento pergunta "Eu posso repiti?":
a) Ele deixa a entender que usou o verbo "repetir" com que sentido?
Resposta: No sentido de "repetir o prato de comida", ou seja, comer mais de uma vez.

b) A mãe do Chico Bento compreendeu dessa forma?
Resposta: Sim.

2. No entanto, no último quadro se revela uma informação que quebra a expectativa:
a) Qual é essa nova informação?
Resposta: De que Chico havia tirado notas baixas na escola e que, por isso, não sabia se passaria de ano.

b) Portanto, qual foi a real sentido do Chico ao usar a palavra "repetir"?
Resposta: No sentido de "Repetir de ano", ou seja, ser reprovado na escola.

3. Compare a reação da mãe em cada quadrinho. Como ela lida com as falas do Chico Bento?
Resposta: Nos dois primeiros quadrinhos, a mãe demonstra satisfação em perceber o filho com vontade de repetir o prato de comida. Mas, no último quadro, ela reage com espanto ao saber que o filho poderia "repetir de ano".

4. Na tirinha de Chico Bento, há várias palavras empregadas em desacordo com a norma padrão da língua. Transcreva todas as falas palavras passando para a variedade padrão.
Resposta: 
CHICO - Ei, mãe! Eu posso repetir?  
MÃE - Claro, filho! Que pergunta!
CHICO - "Ai, que bom! Porque com as notas que eu tirei, acho que não consigo passar de ano!


Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atividade de interpretação a partir da tirinha do "Menino Maluquinho", de Ziraldo


Leia a tira em quadrinhos do cartunista Ziraldo:
# Questões:
1. No primeiro quadro, o Menino Maluquinho diz ao pai "Me ensina a pescar, pai?":
a) Qual foi o sentido pretendido pelo menino ao empregar a palavra "pescar"?

b) O pai interpretou da mesma forma pretendida pelo filho?

2. No segundo quadro, o Menino Maluquinho diz "Eu tentei". Para quem ele dirigiu essas palavras e com que intenção?

3. No último quadro, o Menino Maluquinho diz "Então, me dá o peixe":
a) Qual o sentido da palavra "peixe" nessa frase?

b) Pela fisionomia e gestos do pai, ele percebeu esse sentido da palavra "peixe"?

4. Esse sentido figurado da palavra "peixe" é originário de um provérbio chinês. 
a) Qual é esse provérbio?

b) Qual o sentido desse provérbio?


Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental

domingo, 26 de junho de 2022

Atividade de cartum sobre o tema "o excesso de TV na vida das pessoas"


Leia o cartum do cartunista Hector, publicada no perfil do instagram "hector_cartunista":

# Atividade de leitura:
1. Qual é o tema abordado pelo cartum?

2. Qual é o objetivo deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema do impacto negativo do excesso à televisão para a vida das pessoas?

5. Qual o nível de linguagem utilizado nesta charge?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "impacto da TV na vida das pessoas" na sua escola? Produzam um cartum que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão

domingo, 19 de junho de 2022

Atividade sobre o gênero textual debate regrado a partir de um texto sobre "namoro entre jovens" da revista "Pais&Teens"



Como você sabe, os adolescentes dos anos 1990 encontraram uma nova forma de se relacionar e de vivenciar as primeiras experiências afetivas com outros jovens. É o "ficar", um relacionamento sem compromisso que, na opinião de alguns, é uma conquista social, na de outros, uma atitude de recusa de assumir responsabilidades. A convite da revista "Pais&Teens", alguns jovens debateram o tema. O texto que segue é parte desse debate. Leia-o e responda às questões propostas.

PAIS&TEENS O que é ficar? Que tal cada um de vocês dar uma definição, dizer o que acha?
Veruska - Eu acho que existem dois jeitos de ficar. Muita gente fica por ficar, e muita gente fica com o sentimento. No meu ponto de vista, o ficar tem que ter um sentimento, nem que for de atração. Ou sentimento mais forte, quando você gosta: ou de amor ou de paixão. Não necessariamente, mas só pelo fato de você estar atraído, já é um sentimento, e então aí você pode começar a gostar da pessoa através do ficar.

Débora - Eu concordo com a Veruska, eu acho que ninguém deve ficar por ficar. Porque às vezes, por exemplo, se eu gosto de alguém e essa pessoa fica comigo por ficar, eu posso ficar chateada, posso me decepcionar. Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração, algum sentimento para que, quem sabe, possa rolar alguma coisa.

Max - Eu discordo, porque pra mim ficar é só para dar uns beijos e, se você quer um negócio mais sério, você tem que namorar a 6 pessoa ou ficar de rolo com ela. Fernando Esse negócio de ficar, pra mim não tem essa: você tem que sentir alguma coisa pela pessoa. Eu discordo do Max, eu acho que essa é uma atitude meio impensada dele. Tanto é que eu namoro há nove meses (palmas e risos) e gosto muito da minha namorada, e acho que não tem nada a ver esse negócio da moda, o ficar.

Melissa - Eu acho que é ficando que você começa a namorar, que você conhece a pessoa, conhece o jeito dela ser e, se você vai se apaixonar por ela, vai ter alguma coisa mais séria. Acho que é bom ficar com as pessoas, mas tem que ter vontade, tem que estar a fim da pessoa para você não ficar por ficar à toa, só para dizer "fiquei com ele", só porque é o cara mais bonito da rodinha, só para ter nome com as amigas. Acho que isso não tem nada a ver, acho que tem que ter, sim, um sentimento para você ficar com a pessoa.

Thiago - Pra mim ficar é simplesmente suprir a necessidade momentânea de conforto emocional (risadas). Essa é a minha opinião. 

Luciana - Eu concordo com o Max, eu acho que hoje quem sai para sair não tá saindo atrás do príncipe, tá saindo pra ficar, ficar por ficar, dar uns beijos... Ninguém tá indo atrás de sentimento, que é diferente de você já conhecer a pessoa e naquela hora pintar um clima e ficar. Talvez poderá vir um sentimento, porque você não sabe se vai se encontrar de novo com aquela pessoa, depende, às vezes até pede o telefone, quando gostou, pode até ter um relacionamento. Mas, geralmente, quando sai, nem vê mais a pessoa, entendeu, isso que eu acho errado.

Denise - O que ela tá querendo dizer é que ninguém sai assim: "Hoje eu vou encontrar o homem da minha vida". Você sai pra zoar com os seus amigos, tanto é que a maioria dos homens que namoram, os amigos ligam: "E aí, vamos sair?" - "Vou dar um jeito de dispensar minha namorada". Você quer o quê? Você quer zoar, entendeu. Muitos caras querem dispensar a namorada, eu tou mentindo?

PAIS&TEENS Ficar é um encontro inocente, ou pode rolar sexo também? 
Luciana - Uma amiga minha ficou grávida de um cara que ela conheceu uma noite e nunca mais viu. Chega e transa. Depende muito da menina, da liberdade que ela dá pra ele. É claro que, se a menina fica por ficar, ele vai tentar, e rola transa sim, depende da menina. Não é sempre, depende do lugar também.

Bruno - Eu queria colocar uma coisa, que esse negócio de ficar hoje em dia é perigoso, porque, muitas vezes, vai acabar em transa e, muitas vezes, você não conhece a pessoa... Tem um amigo meu, ele mora numa cidade do interior, e ele foi na discoteca, conheceu uma menina, e essa menina foi pro carro dele, e dentro do carro mesmo eles fizeram. Só que ele não conhecia a menina, não conhecia ela direito, só tinha o nome e o telefone. A meni na tinha AIDS, e ele engravidou a menina, então ele pegou AIDS e o filho dele vai nascer com AIDS. Ele tem 13 anos, tá com AIDS.
(Fonte: Pais&Teens, fev/mar/abr. 1997)

# Questões:
1. Respondendo à 1ª pergunta feita pela revista, Veruska inicia o debate, introduzindo o ponto de divergência que vai alimentar toda a discussão. Segundo a adolescente, existem duas formas de ficar.
a) Quais são elas? 

b Em que elas se diferenciam?

2. Como Veruska, Débora também acha que o "ficar" deve envolver sentimentos. E apresenta um motivo, uma razão pela qual ela pensa assim. Qual é essa razão? 

3. Em sua exposição, Melissa aponta algumas das razões que levam certos adolescentes a "ficarem", mesmo sem sentimentos. Quais são elas? 

4. Entre as opiniões que circulam nos meios de comunicação, é mais ou menos consensual o ponto de vista de que, num relacionamento afetivo, as garotas são mais sentimentais do que os rapazes, e estes, mais frios, racionais e práticos. Considerando as duas formas de "ficar" apontadas  por Veruska, "ficar por ficar" e "ficar com sentimento", responda: 
a) Qual delas é preferida pelos rapazes que respondem à 12 pergunta ficar com sentimento" é preferido 

b) Qual delas é preferida pelas meninas que respondem à pergunta? 

c) Conclua: nesse grupo os resultados coincidem ou não com a opinião consensual? Por quê?

5. A continuidade ou andamento do debate depende de retomadas que os participantes fazem de aspectos da fala dos demais. Veja um exemplo na fala de Débora: "Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração". Identifique retomadas nas falas de Fernando, Luciana e Denise. 

6. O texto lido é a transcrição de um debate regrado público. Como é próprio desse tipo de situação, nele as pessoas expressam oralmente suas opiniões acerca de um assunto. Por essa razão, a linguagem frequentemente apresenta marcas de oralidade, como "né?, pra, tá, o uso constante do pronome você, etc., além de expressões que introduzem a opinião pessoal, como eu acho, na minha opinião, no meu modo de ver, etc". Identifique no texto:
a) marcas da linguagem oral; 

b) marcas que introduzem a opinião pessoal.

7. Apesar de, nos últimos anos, com o apoio das escolas e dos meios de comunicação, o governo ter intensificado a campanha de conscientização entre os jovens sobre os riscos de contaminação com AIDS ou da ocorrência de uma gravidez indesejada, o Sistema Único de Saúde (SUS) informa que 54% das adolescentes sem escolaridade já engravidaram e, entre 1990 e 1996, os casos de AIDS em adolescentes brasileiros causados por relações sexuais aumentaram em 200%.
a) Na sua opinião, você e seus colegas têm informações suficientes sobre como evitar AIDS e gravidez? 

b) Você conhece ou já ouviu falar de alguma garota que, embora tivesse o mesmo grau de escolaridade e o mesmo nível social que você, tenha engravidado? 

c) Com base nas respostas de Luciana e Bruno, por que você acha que os jovens a que se referem os dados apresentados pelo SUS engravidaram ou contraíram AIDS? O que poderia ter impedido essas consequências? 

Fonte: Português: Linguagens

Atividade de português a partir de uma receita de arroz-doce - Especial Festa Junina



Leia o texto abaixo: 

Arroz-doce
Receita fácil de arroz-doce para você servir quente, morno ou frio em qualquer época do ano. Confira a delícia agora mesmo!
Por Ana Maria Braga 

# Preparo
- 45 minutos
- Serve até 12 porções
- Nível Fácil

# Ingredientes
    1 e 1/3 de xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
    5 a 6 xícaras (chá) de água
    1 pitada de sal
    1 litro de leite
    Cerca de 1 xícara (chá) de açúcar
    1 lata de leite condensado
    2 pedaços de casca de limão
    Canela em pó para polvilhar

# Modo de preparo
    - Em panela grande, cozinhe o arroz com a água e a pitada de sal até ficar com consistência de canja, tomando cuidado para não secar completamente.
    - Junte o leite e mantenha em fogo baixo, mexendo com uma colher de pau, até engrossar um pouco.
    - Acrescente o açúcar, o leite condensado e a casca de limão e cozinhe em fogo brando, mexendo com frequência, até ficar bem cremoso.
    - Transfira para uma compoteira grande ou tigelas individuais.
    - Sirva polvilhado com canela em pó.

# Estimativa de custo
- Baixo
- Preparação de até R$ 40,00. Para saber se o prato é econômico, divida o valor da receita pelo número de porções.
(Fonte: https://anamariabraga.globo.com)

# Questões:
1. A receita é um gênero instrucional, isto é, instrui e orienta o leitor na realização de uma ação. Você acabou de ler um texto instrucional.
a) A que área do conhecimento esse texto pertence?

b) Qual a finalidade desse texto?

2. Agora reflita: onde são encontradas as receitas culinárias?

3. Qual público se interessa por esse tipo de texto?

4. A receita culinária tem uma estrutura definida, vindo sempre com um título. Que partes compõem a receita lida?

5. Na parte dos ingredientes, é mencionada a quantidade necessária de produtos para fazer o arraoz-doce. Que medidas para as quantidades estão indicadas?

6. No início da receita, abaixo do título, temos algumas informações adicionais. Sobre o que elas tratam?

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Atividade de português sobre a semana de combate à violência contra a pessoa idosa


Leia o texto abaixo:
 
"Junho Violeta": Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
Publicado: 10/06/2020 11h13

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), lançou nesta segunda-feira (03), a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.

A Campanha tem o objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos; pois, mais do que tratar os idosos com dignidade e respeito, é preciso denunciar casos de violência às autoridades, já que amor, culpa e vergonha muitas vezes impedem que os idosos denunciem os responsáveis por abusos, na sua maioria parentes ou pessoas próximas.

De acordo com os dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano (MMFDH), foram registrados pelo Disque 100, nos primeiros cinco meses de 2020, 3.286 casos de violência contra idosos no Brasil. Entre os diversos tipos de violência, incluem: violência física, violência psicológica, violência sexual, abandono, violência financeira, auto-negligência, violência medicamentosa.

Diante dessa grave realidade, neste junho violeta, experiências e boas práticas serão compartilhadas, com contribuições para uma proposta de protocolo de atenção. A ação também aborda, alerta e divulga os tipos de violência cometidos contra a pessoa idosa, além de alguns crimes e direitos previstos no Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741/03, no intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade e o Poder Público dos estados, municípios e o Distrito Federal para, em conjunto, propor a adoção de medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.

Como exemplos positivos de estratégias de enfrentamento para o respeito aos direitos da pessoa idosa, apresentamos a Cartilha do Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável e a Cartilha Curatela e Tomada de Decisão Apoiada.

Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o Disque 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24 h, inclusive em finais de semana e feriados.
Fonte: https://www.ufpb.br/

# Questões:
1. Qual o assunto desse texto?

2. Qual o objetivo da campanha mencionada no texto?

3. Qual argumento no segundo parágrafo foi usado para reforçar a importância dessa campanha? 

4. Quais dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano foram mencionados no texto jornalístico?

5. Que tipos de violências foram registrados nesses dados?

6. Que exemplos positivos de estratégias para combater a violência à pessoa idosa foram citados no texto?

7. Como o texto é encerrado?


Atividade de português 9º ano do ensino fundamental.
atividade língua portuguesa, atividade de texto - atividades de ensino médio

domingo, 12 de junho de 2022

Atividade de português a partir de reportagem sobre "Fim de namoro por causa de erros de português"


Leia a matéria jornalística abaixo:

Fim de namoro por causa de erros de português ao se comunicar

Mulheres desistem de começar ou manter uma relação por causa dos erros de Português que homens cometem nas redes sociais. Ele parece ser lindo na foto do perfil no Facebook, puxou papo e, na primeira frase, já escreve: “Comcertesa” ou “agente veremos”. Se para algumas pessoas o erro é comum, para outras é o fim de um futuro relacionamento. 

No Facebook há muitos compartilhamentos de uma imagem de uma jovem dizendo: “Era lindo, mas escreveu ‘com migo’”. A frase, em tom de brincadeira, reforça a tese de que várias mulheres desistem de namoros por causa desses erros cometidos na Internet.

A universitária Thais Cristina, 20 anos, é um exemplo disso. A jovem começou a conversar com um rapaz na internet, ia engatar o namoro, mas desistiu porque ele escrevia tudo errado. “Na hora perde o encanto”, explica. A advogada Chayane Daltio, 26 anos, diz que não consegue se relacionar com homem que fala ou escreve errado e acredita que, se antes a primeira impressão era a forma como a pessoa se vestia ou falava, hoje isso acontece através da escrita. 

Para o capixaba Adriano Jardim, mestre e doutor em psicologia do desenvolvimento da personalidade, os homens não se importam muito com erros gramaticais na internet porque só se preocupam com as características físicas. Já a mulher faz avaliações mais criteriosas e, como é menos visual, observa essas características.
(Fonte: Jennifer Trindade)

# Questões:
1. Qual o assunto do texto lido?

2. Segundo as duas mulheres entrevistadas pela matéria jornalística, quais outros motivos foram considerados para justificar o fim do namoro?

3. O psicólogo entrevistado explicou sobre a relação de ambos os sexos em relação aos "erros de português".
a) O que ele explicou sobre o comportamento dos homens em relação a isso?
b) E quanto às mulheres?

4. A reportagem mencionou três exemplos de "desvios" da norma padrão da língua.
a) Identifique-as.
b) Como esses três 'desvios" deveriam ser transcritos considerando a variedade padrão da língua?

5. Na sua opinião, "erros de português" são motivos para término de namoro? Justifique sua resposta.


Atividade de português 9º ano do ensino fundamental.
atividade língua portuguesa - atividades de ensino médio

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Atividade sobre classe de palavras - 10 de junho - Dia da Língua Portuguesa


O Dia da Língua Portuguesa é comemorado no dia 10 de junho, dia em que a morte de Luiz Vaz de Camões é lembrada. Autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas”, Luis de Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana.

Leia o trecho do texto abaixo sobre a "Língua Portuguesa", retirado do Wikipédia:

"A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul na sequência da Reconquista, deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas." (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa)

# Questões:
Identifique no texto acima palavras que pertencem às seguintes classes gramaticais:
a) três substantivos

b) três adjetivos

c) dois artigos

d) dois pronome

e) três verbos

f) dois advérbios

g) duas preposições

h) duas conjunções


Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Atividade de português sobre "preposições" a partir de um texto sobre "Meio Ambiente"


Leia o texto abaixo:

Meio ambiente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O meio ambiente refere-se ___ conjunto ___ fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado ___ eles. Pode ser entendido também como o conjunto ___ condições que permitem abrigar e reger a vida ___ todas as suas formas - os ecossistemas que existem ___ Terra. 

Conceito
O conceito ___ meio ambiente pode ser identificado ___ seus componentes:
    - Completo conjunto ___ unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural;
    - Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados ___ atividades humanas.

# Questões:
A partir do texto acima sobre o "Meio Ambiente", preencha as lacunas com as preposições indicadas:

de - por - na - de - por - ao - de - em - de - por

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Atividade de gêneros textuais - temática do "Festa Junina"



Leia o painel de seis textos a seguir.

TEXTO 1
"Mais sabor para o seu arraiá" - produtos Elma Chips

TEXTO 2
Festa junina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Festas juninas, festas dos santos populares ou celebração do meio do verão (em inglês: Midsummer) são o período centrado no solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul) e, mais especificamente, nas celebrações do Norte da Europa que ocorrem entre 19 de junho e 25 de junho. As datas exatas variam entre as diferentes culturas. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina)

TEXTO 3
RECEITA DE CANJICA COM LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES
500 g de canjica branca
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
50 g de coco ralado úmido e adoçado
1 litro de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
canela em pó a gosto

MODO DE PREPARO
-Lavar a canjica em água corrente.
-Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar.
-Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.
-Coloque em outra panela se necessário maior, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado.
-Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
-Desligue o fogo quando estiver bem cremosa.
-Polvilhe a canela em pó.
(Fonte: https://www.tudogostoso.com.br/)

TEXTO 4

TEXTO 5
Pula a Fogueira - Francisco Alves
 
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor

Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
(...)

TEXTO 6
Feira de São Cristóvão tem festa junina até agosto
Repórter Rio
No AR em 03/06/2022 - 12:00

Junho chegou e, com ele, as festas juninas. Hoje (3), já tem comemoração na Feira de São Cristóvão. Depois de dois anos de pandemia a festividade volta com quadrilha e comida típica e programação que vai até meados de agosto. (...) (Fonte: https://tvbrasil.ebc.com.br)

# Questões:
1. Tendo em vista o conhecimento que você tem sobre textos, associe, em seu caderno, os textos lidos às seguintes classificações, levando em conta a função social de cada um. 
a. música

b. reportagem

c. convite

d. anúncio publicitário

e. verbete de enciclopédia

f. receita

2. Escolha três textos que você tenha classificado corretamente e aponte características desses textos que, na sua opinião, contribuíram para facilitar essa identificação.


Atividade de português 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental e ensino médio

sábado, 4 de junho de 2022

Atividade de gêneros textuais - temática do "Dia dos namorados"



Leia o painel de seis textos a seguir.

TEXTO 1
"O Boticário - Dia dos Namorados"

TEXTO 2

Dia dos Namorados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro". (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados)


TEXTO 3

TEXTO 4
Mania de você (Rita Lee)

Meu bem, você me dá água na boca
Vestindo fantasias, tirando a roupa
Molhada de suor de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar (imaginar) loucuras

A gente faz o amor por telepatia
No chão, no mar, na lua, na melodia
Mania de você, de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar, imaginar loucuras
(...)

TEXTO 5
Onda de frio pode afetar venda de flores no Dia dos Namorados? 
Por Fernando Evans, g1 Campinas e Região - 18/05/2022 

A onda de frio que chegou ao Brasil e até já provocou neve na região Sul deixa produtores de flores em alerta. Isso porque segundo o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), localizado m Holambra (SP), mesmo com 80% da produção protegida em estufas, a queda brusca das temperaturas pode atrasar algumas colheitas e impactar na oferta de alguns produtos típicos para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.

TEXTO 6
(...)
JULIETA - Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu? Renega o pai, despoja-te do nome; ou então, se
não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo.
ROMEU (à parte) - Continuo ouvindo-a mais um pouco, ou lhe respondo?
JULIETA - Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não fosses. (...) (Fonte: "Romeu e Julieta", de Willian Shakespeare)

# Questões:
1. Tendo em vista o conhecimento que você tem sobre textos, associe, em seu caderno, os textos lidos às seguintes classificações, levando em conta a função social de cada um. 
a. música

b. notícia 

c. teatro

d. anúncio publicitário

e. verbete de enciclopédia

f. bilhete

2. Escolha três textos que você tenha classificado corretamente e aponte características desses textos que, na sua opinião, contribuíram para facilitar essa identificação.


Atividade de português 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental e ensino médio