terça-feira, 27 de outubro de 2020

Atividade com textos dissertativos sobre "participação da mulher na sociedade"


Leia os textos abaixo:

TEXTO 1 - "A posição social da mulher de hoje"

Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. 

Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços. 

Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial. 

Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.

TEXTO 2 - A mulher no Brasil de hoje

A mulher, até recentemente, possuía pouca participação de destaque no cenário nacional. Normalmente envolvida nas atividades do lar e na criação dos filhos, a presença feminina, na maioria das profissões, era rara ou de valor secundário, inclusive na questão do ganho salarial. No século passado, os nomes mais famosos do universo feminino estavam concentrados na área artística e cultural, tais como a música, o teatro ou a escrita. (...) 

O cenário da participação feminina no cotidiano brasileiro atual é bem diferente. Não existem mais diferenças entre as capacidades e possibilidades de ambos os sexos. Muito pelo contrário, e fruto [como consequência] da iniciativa da mulher brasileira de buscar a própria qualificação profissional aliada às [e das] políticas governamentais exclusivas sobre o tema, observa-se hoje que não existem mais barreiras para o seu progresso individual. (...)

Da mesma forma, no cenário internacional, constata-se a presença da mulher brasileira com projeção e importância. A designação feminina para ocupar as representações nacionais no exterior, tais como embaixadas, consulados e a destacada vaga de representante do País na Organização das Nações Unidas (ONU) atestam a importância desse fato no crédito ao desenvolvimento atingido pelo Brasil nos últimos anos.

Portanto, observa-se, no despertar de mais uma nova década, que a situação social da mulher na sociedade brasileira atual é consideravelmente relevante e imprescindível. Mais ativa em áreas específicas, tais como a política, economia, educação superior e na diplomacia, a mulher brasileira se firma na atualidade como clara demonstração do amadurecimento da democracia brasileira, fundamentada na igualdade de oportunidades e na plena possibilidade de ascensão social.

# Questões:
1. Sobre a ascensão da mulher no cenário nacional, esses dois textos apresentam opiniões
a) complementares
b) conservadoras
c) contraditórias
d) inconsistentes

2. Qual a informação principal do Texto 1?
a) A necessidade de equiparação entre os seres humanos
b) O crescimento da participação feminina na sociedade
c) As diferenças intelectuais entre homens e mulheres
d) Os preconceitos contra a mulher no mercado de trabalho

3. No Texto 1, há uma opinião expressa pelo autor do texto no trecho:
a) "Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo"
b) "Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes." 
c) "No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos"
d) "... é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos"

4. Nos dois textos predominam o emprego da linguagem
a) coloquial
b) literária
c) culta
d) informal

5. O texto 2 é um exemplo de
a) artigo científico
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) resenha

6. Qual é o assunto do Texto 2?
a) A atuação da mulher no mercado de trabalho 
b) A igualdade da mulher na relação ao homem
c) A liderança feminina na ONU
d) A participação da mulher no contexto nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário