terça-feira, 25 de maio de 2010
Gabarito: Atividade a partir de uma poesia de Cruz e Sousa (Simbolismo)
# Respostas:
1. Alma presa, alma soluçando, calabouço, tudo se veste de igual grandeza, alma sonha, alma rasga imortalidades, almas presas, mudas e fechadas, silêncio solitário, portas do Mistério.
2. A classe gramatical é a Interjeição e o recurso de pontuação é a exclamação.
3. Presa/natureza; funéreo/mistério; graves/chaves
4. Soneto; está adequado ao tema, pois é um tipo de poema de forma fixa e, portanto, está de acordo com o clima de prisão, de limitação que marca o poema.
5. Versos decassílabos.
6. Que chaveiro do Céu possui as chaves
Para abrir-vos as portas do Mistério?!
Na ordem direta seria: Que chaveiro possui as chaves do Céu
7. Todas as almas encontram-se presas, isto é, em situação de angústia e desalento. Elas sonham com a plenitude da natureza, com liberdades e imortalidades. Contemplam-se a si mesmas e se perguntam quem possui as chaves para libertá-las da condição limitadora em que se encontram. O poema possui uma concepção mística da vida, pois transmite a ideia de que nenhuma alma está satisfeita com a vida que leva pelo fato de a matéria se tornar uma prisão para elas. No entanto, isso não é dito explicitamente, é sugerido através de metáforas e símbolos, num processo de associação de ideias. O poema mergulha na emoção, intuição e fantasia, pautando-se por um tom altamente poético e o resultado é uma poesia que não admite uma interpretação lógica, uma vez que se fundamenta no aspecto não conceitual da linguagem.
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