sábado, 16 de maio de 2020

Atividade sobre o gênero textual "Manifesto" (Saerjinho)




Leia o texto abaixo.

Manifesto da Antropofagia Periférica

    A Periferia nos une pelo amor [...]. Dos becos e vielas há de vir a voz que grita contra o silêncio que nos pune. Eis que surge das ladeiras um povo lindo e inteligente galopando contra o passado. A favor de um futuro limpo, para todos os brasileiros.
    A favor de um subúrbio que clama por arte e cultura, e universidade para a diversidade. Agogôs e tamborins acompanhados de violinos, só depois da aula. [...]
    A favor do batuque da cozinha que nasce na cozinha e sinhá não quer. Da poesia periférica que brota [...].
    Do teatro que não vem do “ter ou não ter...”. Do cinema real que transmite ilusão.
    Das Artes Plásticas, que, de concreto, querem substituir os barracos de madeira.
    Da Dança que desafoga no lago dos cisnes.
    Da Música que não embala os adormecidos.
    Da Literatura das ruas despertando nas calçadas.
    A Periferia unida, no centro de todas as coisas. [...]
    É preciso sugar da arte um novo tipo de artista: o artista-cidadão. [...] Um artista a serviço da comunidade, do país. Que, armado da verdade, por si só exercita a revolução. [...]
    Por uma Periferia que nos une pelo amor [...].
    É TUDO NOSSO!
VAZ, Sérgio. Disponível em: <http://www.jornalirismo.com.br/jornalismo/14/210>. Acesso em: 9 jan. 2013. Fragmento. (P120559RJ_SUP)

# Questões:
1. A ideia defendida nesse texto é a de que
A) a dança é um grito originado nos becos e nas vielas.
B) a literatura promove um futuro justo para os brasileiros.
C) o acesso às artes pode promover mudanças sociais.
D) o cinema despreza os elementos da realidade cotidiana.
E) o concreto deve ser usado para substituir os barracos.

2. De acordo com esse texto, um artista precisa
A) assistir às aulas.
B) batucar na cozinha.
C) ingressar na universidade.
D) servir à comunidade.
E) transmitir ilusão.

3. Nesse texto, no trecho “Da Dança que desafoga no lago dos cisnes.” (ℓ. 10), se o termo em destaque for substituído por “Agogôs”, mantendo-se a relação de concordância, a forma verbal será
A) desafogarão.
B) desafogaram.
C) desafogavam.
D) desafogariam.
E) desafogam.

4. No trecho “Agogôs e tamborins acompanhados de violinos, só depois da aula.” (ℓ. 5), a expressão em destaque exprime a ideia de
A) tempo.
B) modo.
C) lugar.
D) intensidade.
E) causa.

5. Nesse texto, em “... um povo lindo e inteligente galopando contra o passado.” (ℓ. 2-3), a palavra destacada tem o sentido de
A) correr.
B) debochar.
C) discutir.
D) esquecer.
E) lutar.

6. Um trecho desse texto que apresenta um fato é:
A) “... há de vir a voz que grita contra o silêncio que nos pune.”. (ℓ. 1-2)
B) “Eis que surge das ladeiras um povo lindo e inteligente...”. (ℓ. 2)
C) “Agogôs e tamborins acompanhados de violinos, só depois da aula.”. (ℓ. 5)
D) “A favor do batuque da cozinha que nasce na cozinha e sinhá não quer.”. (ℓ. 6)
E) “... que brota [...] Da Literatura das ruas despertando nas calçadas.”. (ℓ. 6-12)

# RESPOSTAS (GABARITO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário