domingo, 3 de março de 2019
Atividade sobre texto e discurso - Anúncio do Greenpeace
Leia o anúncio do Greenpeace:
# Exercícios:
1. O anúncio tem um claro propósito comunicativo. Em relação a ele, responda:
a) Quem são os interlocutores?
b) Qual é sua finalidade principal?
c) De que tipos de linguagem ele é constituído?
d) Levante hipótese: Em que veículos ele pode ter circulado?
2. A linguagem não verbal do anúncio é constituída por um desenho que faz referência ao quadro Guernica, de Pablo Picasso (abaixo)., mundialmente conhecido por retratar os horrores da Guerra Civil Espanhola, ocorrida na década de 1930. Abaixo do desenho, lê-se: "Mudam os personagens, não muda a tragédia. Junte-se".
a) Observe novamente o desenho e compare-o ao quadro de Picasso. Que mudança principal pode ser observada em relação às personagens?
b) Levante hipóteses: Por que, segundo o anúncio, a tragédia "não muda"?
3. Para que um anúncio seja bem-sucedido, é necessário que ele chame a atenção do público e conquiste sua simpatia para aderir à ideia veiculada.
a) Que estratégias de persuasão o anúncio lido utiliza?
b) Na sua opinião, tais estratégias são eficientes? Por quê?
# RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: Português: Linguagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário