sexta-feira, 29 de março de 2019

Atividade de reforço para aprimoramento da língua




# Atividade de reforço para aprimoramento da língua:
1. Reescreva as frases abaixo adequadamente conforme a língua padrão:
a) João e Maria é inteligente.
b) As moto estão sujo.
c) A secretaria me pediu para comparecer à secretaria.
d) O time jogou mau, mais venceu o jogo.
e) O aluno fez boa prova, por que estudou.
f) João irá buscar ele.
g) O dever é para mim fazer.
h) A muito tempo que não chove.
i) Minha mãe e especial.
j) Agente vamos para a escola.
k) Ela tem menas chance de vencer.
l) Ele está a fim da amiga.
m) Isso não tem nada haver comigo.
n) Derepente, o celular pifou.
o) Não estudei, porisso fui mal na prova.
p) Não fasso nada que eu não queira.
q) Senão estudar, será reprovado.
r) Aonde está meu celular
s) Não há nada entre eu e você.
t) Eles tem dois filhos.
u) Ela deu o número do celular aquele rapaz.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Peça teatral: "Bullying na Escola? Estou Fora! (Parte 2)




BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA! (PARTE 2)

Cenário: sala de aula

Personagens:
Luiz Philip (dedicado aos estudos)
Luiza (aluna apaziguadora)
Sophia (pratica bullying)
Stephany (pratica bullying)
Gabriel (pratica bullying)
João Pedro (JP) (pratica bullying)
Professora
Alunos: figurantes

(mesa do professor, cadeiras enfileiradas, formando uma sala de aula) (Entra a turma fazendo baderna, guerra de bolinhas e aviõezinhos de papel)

Professora - Olá, Turma!
Todos - Olá, professora!
(Chega o aluno Luiz Philip atrasado)
Luiz Philip - Bom dia, professora! Posso entrar na sala?
Professora - Pode sim, Luiz Philip!
Sophia - Veja só, Stephany! O nerd chegando atrasado? (risos)
Stephany - Pois é, Sophia... Quem diria... heim? (risos)
Gabriel - O Sabidão pode chegar atrasado... ham?
JP - Se fosse comigo era ocorrência certa... né?
Luiza - Parem de criancice! A primeira vez que ele chega atrasado... ora!
Sophia - Olha só, a Luiza ficou boladinha! (risos)
Stephany - Não ri não, amiga! Ela vai chorar (elas debocham "buááá")
Luiza - A única que vai chorar aqui será você, Sophia! Se não fechar essa boca...
(As duas se levantam pra uma briga, mas professora interrompe)
Professora - Parem já as duas! Luiza e Sophia, voltem para as suas carteiras! Vamos começar nossa aula!
Luiza - Desculpas, professora!
Sophia - Menina chata! (fazendo careta)
Professora - Bem, hoje a aula é sobre verbo! Copiem o dever do quadro!
Luiz Philip - Professora, podemos pesquisar sobre os verbos irregulares também... certo?
Professora - Claro, Luiz!
Sophia - Muito puxa-saco!
Stephany - Irritante!
Gabriel - Muito boca-aberta!
JP - Nem falo nada!
Luiza - Pelo menos ele é dedicado aos estudos, né?
Stephany - Cala a boca, garota! Ninguém  está falando com você!
(Luiza ameaça se levantar pra ir pra cima de Stephany, mas é contida por Luiz)
Luiz Philip - Calma, Luiza! Não se rebaixe ao nível dela...
(Elas dão risadas)
Gabriel (tramando) - Luiz, chegue aqui para eu te falar um negócio...
Luiz - Se for pra me zombar, já vou avisando que...
Gabriel - Calma, cara! É algo que você vai gostar de ouvir... Fala pra ele, JP!
JP - É o seguinte: você já notou que a Luiza sempre olha pra você de um jeito diferente?
Luiz - A Luiza? Como assim?
Gabriel - Se toca, cara! Ela está afinzona de você!
JP - Isso aí! está na cara!
Luiz - Será? Não pode ser...
JP - Tô te falando! Você não acha ela bonitinha?
Luiz - Eu? É... Sim.. Cla-cla-ro! Mas...
Gabriel - Não tem "mas"... Vamos fazer o seguinte, Luiz! Se você chegar nela e pedir um beijo, prometemos que nunca mais vamos zombar de você!
Luiz - Sério?
JP - Luiza, querida!
Luiz - Não... espere!
JP - O Luiz Philip tem algo muito importante pra te perguntar...
Luiza - Pare de perturbar o Luiz, JP! Já vou avisando...
Gabriel - Luizinha, pare de ser agressiva! O negócio é sério!
Luiza - É verdade, Luiz? O que você tem pra me dizer?
Luiz: É que... eu... não... é.. quer dizer... eu... você sabe!
Luiza: Como assim?
Luiz: Eu quero que você... e eu... digo.... você... me ajude a fazer o dever. Você me ajuda?
Luiza: Claro!
Sophia: Gente, escutem essa! O Luiz Philip e a Luiza ainda são BVs!
Todos: (gritam) BV! BV! BV! BV!
Professora: Silêncio, turma!
(a turma se silencia)
Professora: Sophia! Já terminou de copiar o dever do quadro?
Sophia: Estou terminando, professora!
(Luiz e Luiza retornam aos deveres, cada um na sua carteira)
(O sinal toca, todos saem para o intervalo. Luiz e Luiza preferem permanecer na sala com vergonha de encarar os colegas de sala)
Luiza: Você não vai para o intervalo?
Luiz: Ah.. não sei.. acho melhor ficar aqui, quieto na minha! E você?
Luiza: Sério? Mas por quê?
Luiz: Ah, você sabe! Eles... os alunos... não gostam de mim... sempre me chamam de Nerd, CDF, BV e outros apelidos...
Luiza: Mas isso não pode continuar assim... Não podemos aceitar que pessoas como a Sophia, a Sthephany, o Gabriel e o JP façam com a gente o que quiser... Tratando a gente mal... humilhando a gente na frente de todos.
Luiz: Eu sei... mas o que podemos fazer?
Luiza: Podemos contar para a professora... para diretora... chamar os nossos pais!
Luiz: Isso é pior... vão acabar chamando a gente de puxa-saco... criancinha... filhinho-da-mamãe...
Luiza: Ah... mas essa situação não pode continuar assim...
(toca o sinal) (Chegam Sophia, Stephany, Gabriel e JP)
Sophia: Vejam, galera! Os pombinhos estão se entendendo.
Stephahy: “O amor é lindo”... Hahaha!
Gabriel: Huuum... será que vai rolar um beijinho hoje... heim?
Todos: Beija... beija.. beija!
Luiza: Parem! Eu não vou mais aceitar essas brincadeiras bobas!
Sophia: Hum! A pombinha ficou brava!
Sthephany: O que você vai fazer, sua chata?
Luiza: Farei o que for preciso para acabar com essa humilhação que eu e o Luiz estamos sofrendo!
Sophia: É mesmo? É o que veremos!
(Sophia tenta agarrar o cabelo de Luiza que, se desvia, e empurra Sophia no chão) (Luiz sai de cena)
Sophia: Segurem a Luiza! Hoje ela vai aprender a não se meter comigo!
Todos: Po-rra-da! Po-rra-da! Po-rra-da!
(A Sthephany segura a Luiza que vira alvo de Sophia)
Professora: O que que está acontecendo aqui?! Sophia e Sthephany, o que estavam tramando contra a Luiza! Posso saber?
Sophia: Nada não professora! (as garotas se silenciam)
Professora: Nem precisa dizer mais nada! O Luiz me chamou para ver tudo o que estavam tramando! Vocês serão suspensas e os seus pais serão chamados para virem ao colégio! Desrespeito ao colega é coisa muito séria!
(As meninas saem)
Professora: Voltem todos para os seus lugares! Vamos retornar à aula!
Luiza: Luiz, você foi super legal comigo!
Luiz: Que nada, Luiza! Você é que foi legal comigo, pois me fez criar coragem para tomar essa atitude de chamar a professora para deter Sophia!
Luiza: Nem sei como te agradecer!
Luiz: Não precisa! Basta sermos amigos, certo?
(Luiza faz sinal que sim e o agradece com um beijo no rosto. Após o beijo, os dois retornam aos seus lugares envergonhados e felizes)
FIM

(Redação final: Diogo de Oliveira Paula)

# Leia também:
BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA! (PARTE 1)

segunda-feira, 4 de março de 2019

Atividade sobre ambiguidade - tira do Laerte



1. Leia a tira do Laerte:

O humor da tira é construído em torno do duplo sentido que uma palavra adquire no contexto.
a) Qual é essa palavra?
b) Como o dono da casa compreendia essa palavra?
c) Como o afinador de piano compreendia essa mesma palavra?

2. Quando alguém pergunta se uma determinada piscina é rasa ou funda, está querendo saber da fundura da piscina (e não da rasura). O que se quer saber em cada uma das perguntas a seguir?
a) Este carro é barato ou caro?
b) Sua casa fica longe ou perto daqui?
c) Este prato culinário é doce ou salgado?
d) O tecido escolhido é liso ou áspero?
e) Esse documento é legítimo ou falso?
f) Esse muro é branco ou colorido?
g) Esse filme é para menores de 18 anos?
h) Seu namorado é fiel ou infiel?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre coesão e coerência



Leia o anúncio da rede de postos de combustível Esso e responda às questões 1 a 3:

"Toma conselhos com vinho mas
toma decisões com água"
Benjamin Franklin.

# Exercícios:
1- Identifique a intertextualidade que há no anúncio. Depois responda: De que modo ela é indicada no anúncio?

2- Observe a frase que há no anúncio?
a) Quais os sentidos do verbo tomar nessa frase?
b) Que tipo de sabedoria a frase pretende transmitir?
c) O consumo de bebidas alcoólicas é proibido para quem dirige. Considerando-se esse dado, que outro sentido a frase apresenta?

3- Para promover a imagem do produto anunciado, o anunciante utiliza como argumento um valor.
a) Qual é esse valor?
b) Por que a imagem do produto anunciado supostamente melhora quado agregada a esse valor?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagem

Atividade sobre intertextualidade (música de Chico Buarque e charge de Ziraldo)



Leia, a seguir, os versos de uma canção de Chico Buarque e uma charge de Ziraldo, e responda às questões.

Quando o carnaval chegar 

Quem me vê sempre parado, distante 
Garante que eu não sei sambar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando 
E não posso falar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Há quanto tempo desejo seu beijo 
Molhado de maracujá 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
[...] 




# Exercícios: 
1. Em ambos os textos o tema é o carnaval. Contudo: 
a) Que sentido tem o carnaval para o eu lírico da canção? 
b) E para a personagem da charge? 

2. Sabendo que a canção de Chico Buarque foi produzida e divulgada antes da charge de Ziraldo, responda: 
a) Que texto estabelece uma relação intertextual com o outro? 
b) Essa relação pode ser considerada também interdiscursiva? Por quê? 

3. Muitos tipos de intertextualidade implícita ocorrem por meio da substituição de um fonema ou uma palavra, por meio de acréscimo, supressão ou transposição. Leia os enunciados abaixo e descubra as frases originais com as quais eles mantêm relação intertextual.
A- "Penso, logo hesito." 
B- "Quem vê cara não vê falsificação."
C- "Até que a bebida os separe."
D- "Quem espera nunca alcança."
E- "O Instituto de Cardiologia não vê cara, só vê coração."
F- "Para bom entendedor, meia palavra bas."
G- Diga-me com quem andas e eu prometo que não digo a mais ninguém.
Fonte: Português: Linguagens

domingo, 3 de março de 2019

Atividade sobre coesão e coerência textual




Leia o texto:

Era meia-noite. O Sol brilhava. Pássaros cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado na mesa de roupão, esperava que lhe servissem o desjejum. Enquanto espera, passava a mão na faca sobre a mesa como se acariciasse tendo ideias, enquanto olhava fixamente a esposa sentada à sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus pensamentos. De repente começou a chorar, pois o telegrama lhe trazia a notícia de que o irmão se enforcara num pé de alface. O cego, pelado com a mão no bolso, buscava consolá-la e calado dizia: a Terra é uma bola quadrada que gira em torno do Sol. Ela se queixa de que ele ficou impassível, porque não é o irmão dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdém, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece, num gesto de amor.
(Este texto reproduz aproximadamente versão ouvida junto a crianças de Araguari-MG)

#Exercícios:
1. Observe se no texto há emprego adequado de sinais de pontuação, vocabulário culto e construção de acordo com a norma padrão. Depois conclua: O autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita? Justifique sua resposta com elementos do texto.

2. Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) dois exemplos de coesão, nos quais uma palavra (substantivo, pronome, numeral, etc.) retome um termo já expresso;
b) dois exemplos de marcadores temporais que dão ideia de sequência dos fatos;
c) um conector que estabeleça uma relação de explicação.

3. Apesar de aparentemente bem-redigido, o texto apresenta sério problemas de coerência.
a) A narração ocorre à meia-noite. No entanto, certas informações contradizem isso. Quais são essas informações?
b) Cite uma contradição relacionada ao cego e uma contradição relacionada à esposa.
c) Sabe-se que a Terra gira em torno do Sol. Que elementos do texto contrariam essa informação?

4. O texto em estudo foi produzido em uma brincadeira de crianças que incluía o relato de uma história absurda. Considerando que o objetivo do texto era produzir humor, conclua: O texto é incoerente ou coerente?

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre texto e discurso / coerência



Leia este cartaz:

1. O cartaz pode ser considerado um discurso? Por quê?

2. Que tipos de linguagens estão presentes no cartaz?

3. Considerando que todo discurso envolve interlocutores e tem uma intencionalidade, isto é, um propósito comunicativo, responda:
a) Quem produziu o cartaz?
b) No lado direito do cartaz, na parte de baixo, há este enunciado verbal: "Exija dos governantes ações concretas contra a destruição do meio ambiente''. Conclua: a quem o cartaz se destina?
c) Qual é a finalidade do cartaz?

4. O enunciado verbal "Vai lavar as mãos para o abandono" remete a um episódio bíblico, no qual Pilatos, prefeito da Judeia, literalmente lava as mãos diante da multidão e deixa que o povo decida o destino de Jesus. Qual sentido é criado no enunciado verbal com a expressão "lavar as mãos"?

5. A parte não verbal do cartaz é constituída principalmente por um cano, uma torneira e uma figura que lembra uma gota d'água. Sobre o cano aparecem árvores secas e da torneira não sai água. O que sugerem os elementos visuais situados no lugar de onde deveria sair água ?

6. Uma das estratégias de persuasão utilizadas no anúncio lido é a ambiguidade, ou seja, o duplo sentido.
a) qual é a ambiguidade explorada no cartaz?
b) que efeito de sentido essa ambiguidade produz?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagem

Atividade sobre texto e discurso - Anúncio do Greenpeace



Leia o anúncio do Greenpeace:
# Exercícios:
1. O anúncio tem um claro propósito comunicativo. Em relação a ele, responda:
a) Quem são os interlocutores?
b) Qual é sua finalidade principal?
c) De que tipos de linguagem ele é constituído?
d) Levante hipótese: Em que veículos ele pode ter circulado?

2. A linguagem não verbal do anúncio é constituída por um desenho que faz referência ao quadro Guernica, de Pablo Picasso (abaixo)., mundialmente conhecido por retratar os horrores da Guerra Civil Espanhola, ocorrida na década de 1930. Abaixo do desenho, lê-se: "Mudam os personagens, não muda a tragédia. Junte-se".

a) Observe novamente o desenho e compare-o ao quadro de Picasso. Que mudança principal pode ser observada em relação às personagens?
b) Levante hipóteses: Por que, segundo o anúncio, a tragédia "não muda"?

3. Para que um anúncio seja bem-sucedido, é necessário que ele chame a atenção do público e conquiste sua simpatia para aderir à ideia veiculada.
a) Que estratégias de persuasão o anúncio lido utiliza?
b) Na sua opinião, tais estratégias são eficientes? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre variedades linguística - propaganda antiga



Leia o anúncio:
# Exercícios: 
1- O anúncio divulga um evento que aconteceu no ano de 2010. Entretanto, há no texto elementos que misturam a época atual com outras épocas, mais antigas.
a) Quais são os elementos não verbais que nos remetem a essa época mais antiga?
b) Quais são os elementos do texto verbal que nos remetem a essa época antiga?

2- Em relação aos termos listados por você no item b da questão anterior, responda:
a) Alguns ainda são utilizados hoje em dia? Quais?
b) Em que situações e por quem eles são utilizados?

3- Apesar de o texto da parte esquerda do anúncio ter a caracterização de uma época antiga, sobre que produto ele fala? Trata-se de um produto antigo?

4- No texto à direita do anuncio, lê-se o enunciado: "No mundo de hoje tudo envelhece muito rápido".
a) Quem é o anunciante?
b) A que público o anúncio é dirigido?
c) Com base nesse enunciado e no estudo feito nas questões anteriores, justifique a opção do anúncio por caracterizar o produto anunciado como algo antigo.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre recursos poéticos



Leia a tira a seguir, de Laerte, e responda às questões 1 a 2:

# Exercícios: 
1- Reescreva as falas da personagem, dispondo-as em versos.
a) Quantos versos você obteve?
b) Que critérios você utilizou para fazer a disposição das falas em versos?

2- Observe o esquema de rimas e de ritmo do poema.
a) De que tipo são as rimas?
b) Em que sílabas poéticas, pela ordem, incidem as sílabas tônicas?
c) Que nome é dado ao tipo de verso utilizado?

3. Sobre gêneros literários:
a) Qual o gênero literário desse texto de Laerte?
b) E qual o gênero literário que é usado pelo personagem do texto?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre Linguagem e Comunicação



Leia a tira do Renato Machado:

# Exercícios:
1. Para que a comunicação aconteça, é importante que os interlocutores se compreendam mutuamente. No 1º quadrinho, o atendente faz uma pergunta ao cliente da padaria. Tendo em vista a situação de comunicação em que os interlocutores estão inseridos, o que se espera que o cliente responda?

2. No 2º quadrinho, percebe-se que o cliente ignora a situação de comunicação em que ele e seu interlocutor estão inseridos e responde considerando outras situações compatíveis com o verbo desejar. Com base nos diferentes sentidos que podem ser atribuídos a um mesmo termo, explique como se constrói o efeito de humor da tira.

3. Após ler toda a tira, levante hipóteses: O cliente teve dificuldade para entender a pergunta do garçom? Justifique sua resposta.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens